Como emagrecer com saúde? Segundo especialistas em exercício e esporte, o sedentarismo representa um risco para a saúde. Vários estudos epidemiológicos comprovaram a forte associação entre estilo de vida ativo, menor possibilidade de morte e melhor qualidade de vida e de acordo com os dados do I Consenso Nacional de Reabilitação Cardiovascular 1997, o treinamento físico associado a mudança no estilo de vida diminui a mortalidade cardíaca de 20 a 35% e reduz de 30 para 18% as complicações do infarto agudo do miocárdio.

Sedentarismo e padrão inadequado de consumo alimentar são as duas principais causas de obesidade e você precisa aprender como emagrecer com saúde. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que “a obesidade vem crescendo de forma alarmante no mundo inteiro, deixando de ser uma preocupação meramente estética para se transformar num problema grave de saúde pública, numa epidemia global”

Como emagrecer com saúde com as melhores dicas

Dica 1 – Planear as refeições

Planear as suas refeições é muito importante, já que estará a evitar decisões não saudáveis de última hora.

Dica 2 – Comer aveia pela manhã

Uma chávena de farinha de aveia pela manhã, vai fazer com que tenha menos apetite durante a tarde.

Dica 3 – Escolha gorduras saudáveis

Azeitonas, salmão e nozes, são alguns exemplos de gorduras saudáveis que o vão bdeixar saceado.

Dica 4 – Não salte refeições

Saltar refeições pode fazer com que o seu corpo entre num modo de armazenamento,fazendo com que seja mais difícil queimar calorias.

Dica 5 – Fique satisfeito com nozes

Uma pequena porção de nozes vai fazê-lo sentir-se cheio. Experimente deixá-las em água para conseguir uma textura diferente.

Dica 6 – Experimente a meditação

A meditação é muito benéfica para ajudar a lidar com o stress crónico, fazendo com que sinta mais vontade de escolher os melhores carboidratos.

Dica 7 – Cozinhar sem fritar

Prefira métodos mais saudáveis para cozinhar, tais como, assados, grelhados, cozidos,etc.

Dica 8 – Compras inteligentes

Faça as suas compras de supermercado sempre com uma lista e tempo limitado. Desta forma, estará a evitar a tentação de adquirir alimentos processados (refeições feitas,etc.)

Leia também:  Dieta Atkins alimentos permitidos - Qual eu posso comer?

Dica 9 – Não confunda sede com fome

Não confunda a sede com a fome. Sempre que sentir fome, beba um copo de água, de forma a saber se é realmente fome ou sede que está a sentir.

Dica 10 – Resista à tentação no restaurante

Para Perder peso, exercícios de alta intensidade realmente podem ajudar na hora de emagrecer?

  • Definição de Treinamento Intervalado
  • O que é o treinamento do intervalo?
  • Como funciona o treinamento intervalado
  • Os benefícios do treinamento de intervalado

Definição de Treinamento Intervalado

O TI surgiu na década de 20, nos treinos preparatórios para corrida de longa distância, como uma forma de intensificar os treinos, aumentando a intensidade dos exercícios separados por curtas pausas de repouso e vai ajudar na hora de saber como emagrecer com saúde.

Mas foi somente na década seguinte que o TI foi elaborado e estruturado de acordo com a distância escolhida, o ritmo e a duração dos intervalos de trabalho e recuperação, pelo treinador alemão W. Gerschler.

Nos últimos 40 anos, o treinamento intervalado passou a ser o principal método de treinamento dos esportes ligados à resistência, como, por exemplo, corrida de média e longa distância, natação e ciclismo. Atualmente, ele também é aplicado como aperfeiçoamento das qualidades principais do esportista fazendo-se a dosagem exata da relação trabalho-recuperação, intensidade e volume.

Várias pesquisas já comprovaram a associação entre estilo de vida ativo e a melhora da qualidade de vida, pois o excesso de peso contribui para o desenvolvimento de algumas disfunções metabólicas e doenças cardiovasculares.

Com o intuito de combater o sedentarismo e reduzir o excesso de peso corporal, pesquisadores elaboram diversos treinamentos, utilizando os métodos contínuos e intervalado a teve como objetivo analisar alguns aspectos do treinamento intervalado, chegando à suposição que sua eficácia na melhora da composição corporal reside no fato de utilizar cargas de trabalho de alta intensidade.

Além disso, esse tipo de treinamento parece proporcionar maior motivação à prática de exercícios físicos, na medida em que quebra a monotonia do treino, além de oferecer condições ao iniciante de realizar um volume de atividade que não seria possível de forma contínua, devido aos benefícios dos intervalos de recuperação sobre os mecanismos geradores de fadiga.

Leia também:  Famosos que engordaram efeito sanfona - Não cometa esses erros

Assim sendo, parece representar uma boa estratégia para programas de redução de peso e mudança de composição corporal.

Baseado em um artigo em inglês e traduzido para português trago uma informação muito importante sobre treinamento intervalado para quem não conhecer ter a noção do que

seja.Artigo original em inglês para que quiser ver encontra-se http://sportsmedicine.about.com/od/tipsandtricks/a/Intervals.htm

O que é o treinamento do intervalado?

O treinamento de intervalo é construído em cima alternando rajadas de intensidade curtas, altas de velocidade com mais lentas, fases de recuperação ao longo de um único treino.

O intervalo de exercícios pode ser a formação altamente sofisticada e estruturada que foram projetados para um atleta com base em seu esporte, evento e nível atual de condicionamento.

Um treino de intervalo pode até ser projetado com base nos resultados de testes de limiar anaeróbio (LA) , que inclui a medição do sangue-lactato de um atleta durante o exercício intenso.

Como funciona o treinamento Intervalo

Intervalo de formação funciona tanto o aeróbico e o sistema anaeróbico. Durante os esforços de alta intensidade, o sistema anaeróbio utiliza a energia armazenada nos músculos (glicogênio) para curtos períodos de atividade.

Metabolismo anaeróbico funciona sem oxigênio, mas o produto é ácido láctico. Como o ácido láctico acumula, o atleta entra débito de oxigênio, e é durante a fase de recuperação que o coração e os pulmões trabalham juntos para “pagar” essa dívida de oxigênio e quebrar o ácido láctico.

É nesta fase que o sistema aeróbio está usando oxigênio para converter carboidratos armazenados em energia.

Acredita-se que através da realização de intervalos de alta intensidade que produzem ácido lático durante a prática, o corpo se adapta e queima de ácido láctico de forma mais eficiente durante o exercício. Isso significa que os atletas podem exercer, em maior intensidade por um longo período de tempo antes de fadiga ou dor diminuí-los.

Os benefícios do treinamento de intervalo

Intervalo de formação adere ao princípio da adaptação. Intervalo de formação leva a muitas mudanças fisiológicas, incluindo um aumento na eficiência cardiovascular (a capacidade de fornecer oxigênio para os músculos de trabalho), bem como uma maior tolerância ao acúmulo de ácido láctico. Estas alterações resultam em um melhor desempenho, maior velocidade e resistência.

Leia também:  Alimentos Para Ganhar Massa Muscular De Forma Saudável

Intervalo de formação também ajuda a evitar lesões associadas com o uso excessivo repetitivo, comum em atletas de endurance. Intervalos também permitem que um atleta para aumentar a intensidade do treino sem overtraining ou burn-out. Adicionando intervalos de uma rotina de exercícios também é uma ótima maneira adicionar treinamento cruzado para uma rotina de exercícios.

Interessante, mas é a pergunta acima para perder peso, exercícios de alta intensidade realmente emagrecer… sim ou não?

Muita calma nesta hora, leia a continuação…

Devido à importância de indivíduos acima do peso aderirem a programas de exercícios, além de adquirirem hábitos alimentares saudáveis, vários profissionais da área da saúde procuram descobrir formas de incentivar que esses indivíduos se engajem e permaneçam em programas de exercícios físicos.

Segundo o I (Consenso Nacional de Reabilitação Cardiovascular 1997), o TI (treinamento intervalado) pode ser aplicado em indivíduos sedentários e cardiopatas, estabelecendo-se a duração total, a intensidade, o número de repetições e a duração de cada intervalo de trabalho de forma individualizada.

As vantagens do TI sobre o TC são: realização de maior trabalho total quando desenvolvido com duração igual ao trabalho contínuo; facilitação da adaptação muscular para suportar exercícios de maior intensidade, de forma gradativa e perfeitamente assimilável; quebra da monotonia do treino na medida em que exige atenção na mudança da intensidade do exercício.

Em pacientes altamente funcionais com doença coronariana, comprovaram que o TI de alta intensidade, proporciona um meio eficaz de melhorar o condicionamento cardiovascular e o estado de saúde desses pacientes, além de melhorar a capacidade anaeróbica em comparação com o TC, de forma segura.

Você compreendeu!

A resposta de uma forma bem simples é “SIM”.

Fazer um treinamento de alta intensidade ajudar na perda de peso ajudar emagrecer de uma forma rápida e duradoura.

Artigos recomendados

Deixe um comentário