O que são vegetais legumes e verduras? Qual a sua utilidade para saúde?

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O que são vegetais legumes e verduras? Você ainda tem dúvida sobre esse assunto? Conheça agora o que são e as suas utilidades para saúde.

Hoje eu vou explicar tudo sobre os vegetais, legumes e verduras com as suas utilidades para saúde.

O que são vegetais legumes e verduras

Quаl a dіfеrеnçа еntrе еlеѕ?
– Vеrdurа vеm de vеrdе, оu ѕеjа, рlаntа, fоlhа;
– Lеgumе é um fruto ѕаlgаdо; dо gruро dаѕ lеgumіnоѕаѕ:
Feijão, еrvіlhа, vаgеm, fava, lentilhas.
– Fruta é um frutо doce (ou сítrісо).

Já a Vеrdurа é ѕó um termo gеnérісо uѕаdо para dеѕіgnаr hоrtаlіçаѕ ou plantas fоlhоѕаѕ соmо соеntrо, alface, repolho, соuvе, еntrе outras.

Assim, é bоm evitar сhаmаr dе verdura, роr exemplo, o pimentão, tоmаtе, реріnо e chuchu. Nа vеrdаdе isso tudo são frutоѕ; pimentão, tomate, pepino e chuchu.
Uѕаr o tеrmо legume соmо ѕе fоѕѕе ѕіnônіmо dе hоrtаlіçа é еrrаdо.

Qualquer fоlhа vеrdе, vеrdurа, lеgumе, erva, é do gruро das hоrtаlіçаѕ. іnсluѕіvе аѕ еrvаѕ são considerados аlіmеntоѕ do gruро dаѕ hortaliças.

Nos Lеgumеѕ as раrtеѕ соmеѕtívеіѕ ѕãо оѕ frutоѕ, sementes оu as раrtеѕ ԛuе ѕе dеѕеnvоlvеm nа terra
(еx: cenoura, beterraba, abobrinha, аbóbоrа, реріnо, сеbоlа).

As frutаѕ gеrаlmеntе ѕãо frutоѕ com gоѕtо аdосісаdоѕ, com аlgumаѕ exceções, como o limão, роr еxеmрlо, que é сítrісо e аzеdо. E, botânicamente fаlаndо, sua função é рrоtеgеr o ѕеu еmbrіãо: a semente.

Alimentos com fibras

Alimentos com fibras são as substâncias essenciais na alimentação saudável devido à variedade e tipos e funções de cada alimento. As fibras dos vegetais são consideradas carboidratos complexos que nosso organismo não consegue absorver e nem digerir, mas oferecem excelentes benefícios a saúde.

É recomendado o consumo diário de 30 gramas de fibras por dia com esta ingestão diária consegue se evitar doenças cardiovasculares, prisão de ventre entre outras doenças graves, mas no Brasil o consumo das fibras alimentares é baixa, e isto é comprovado pelos altos índices de câncer de cólon.

Os alimentos naturais como os derivados da carne, o leite, os peixes e os ovos não possuem fibras alimentares, sendo desta maneira é recomendado consumir mais alimentos como cereais integrais, legumes, grãos e farelos integrais, verduras e frutas.

Uma alimentação com alimentos gordurosos ou industrializados e que seja pobre em alimentos com fibras pode causar várias doenças.

A carência das fibras no organismo poderá causar o surgimento de vários problemas como o intestino preso, diabetes, criar bolhas na mucosa do intestino que poderão inchar, excessos de proteínas no sangue e o câncer.

Durante todo o processo que vai da mastigação a digestão as fibras alimentares controlam o correto funcionamento do nosso corpo, ao consumirmos diariamente as 30 gramas recomendadas estamos incentivando a formação de novas salivas e estimulando a mastigação por mais tempo com isto aumentando a saciedade e a secreção gástrica e beneficiando o trato gastrointestinal.

As fibras são essenciais também para controlar às vezes em que vamos ao banheiro evitando assim a prisão de ventre, favorecer uma correta digestão, evitar problemas com o sistema imunológico evitando que as defesas do nosso corpo sofram ataques, evitar excessos de açúcar e gorduras no organismo, retirar as toxinas, evitar a diabetes e baixar o colesterol ruim.

Existem duas categorias de fibras:

  • Mucilagens e pelas gomas: elas são essenciais para controlar a glicose do sangue e baixar o colesterol ruim (LDL).
  • Encontramos estas fibras nos alimentos farelo e farinha da aveia, nas leguminosas e no gergelim.
  • Hemicelulose: esta fibra ajuda a controlar o correto funcionamento do intestino e ajudar a aumentar a sensação de saciedade evitando assim a fome fora de hora. Encontramos esta fibra nos alimentos, verduras, pimentão, maçã, pera, beterraba, leguminosas, cereais, farelos e grãos integrais.
  • A pectina é uma fibra solúvel que em contato com a água no intestino se transforma em um gel viçoso que controla a absorção das gorduras e açucares ingeridos diminuindo a fome fora de hora, elimina as toxinas e metais pesados do nosso corpo. A pectina é essencial também para baixar o colesterol ruim. Encontramos estas fibras nos alimentos como maracujá, maçã, limão, cenoura, no bagaço da laranja, ou seja, na sua parte branca entre a casca e o suco, nas frutas cítricas, na banana, quiabo, repolho e ervilha.

As fibras insolúveis

  • Celuloses: esta fibra esta presente na maioria das cascas das frutas e verduras ela é essencial para se evitar as substâncias cancerígenas e a prisão de ventre. Encontramos estas fibras nos alimentos como beterraba, maçã, castanha do pará, pera, vagem, brócolis, ervilha, cenoura e grãos integrais.
  • A lignina é uma fibra excelente para as pessoas que sofrem de diabetes já que ela evita a criação dos cálculos biliares. Encontramos estas fibras nos alimentos como cenoura, morango, ervilha, vagem, batata, castanha do pará, tomate, grãos integrais e pêssego.

As pessoas que ainda não estão acostumadas com uma alimentação saudável corretamente equilibrada com fibras será necessário começar ingerindo aos poucos até que o organismo se acostume, não devemos ultrapassar 30 gramas diárias de fibras ao dia já que ao invés de nos beneficiarmos estaremos e causando problemas na absorção dos minerais essenciais que ficará prejudicada podendo surgir às distensões abdominais e diarreias.

Os alimentos integrais devem ser consumidos normalmente nas dietas saldáveis, mas os alimentos como os legumes e verduras crus devem ser consumidos variando os dias com as verduras ou legumes refogados ou cozidos e durante o cozimento estes alimentos podem perder as fibras essenciais na absorção.

Para que as fibras realizem seu trabalho corretamente e essencial que seja ingerido entre 1,5 a 2 litros de água diariamente, com uma alimentação rica em fibras alimentares a nossa saúde agradece e teremos uma vida muito mais saudável.

Os Vegetais e verduras

Vegetais e verduras são alimentos fundamentais para todas as idades, para as mulheres gravidas estes alimentos são excelentes por conterem o ácido fólico essencial para a correta formação da criança.

Os vegetais são fundamentais por conterem todas as vitaminas essenciais para o desenvolvimento, e para as pessoas idosas as verduras são excelentes por serem ricas em fibras alimentares e no mineral cálcio.

A melhor maneira de consumir estas verduras é acrescentada a outro alimento para diminuir o sabor forte de alguns vegetais como a mostarda e para isto procure variar a seu gosto, podemos acrescentar a couve manteiga com abacaxi, laranja ou cenoura, mamão com beterraba e espinafre.

Vamos conhecer os benefícios destes vegetais e porque elas não podem faltar na sua alimentação

  • O agrião é um alimento rico em vitaminas minerais como o cálcio, potássio e o ferro, as vitaminas A e C. O agrião é um excelente diurético e para tiroide devido ao iodo encontrado no seu talo e recomendado o consumo de 63 gramas desta verdura ao dia.
  • Acelgas são excelentes fontes de vitaminas C, A e K, fibras alimentares e niacina, acelgas são vegetais excelentes para eliminar a gastrite e a prisão de ventre, e recomendado o consumo de 50 gramas ao dia.
  • O almeirão é um alimento rico em vitaminas e minerais, ferro, fósforo e vitaminas A, B e C. O almeirão é excelente para vesícula e o fígado, também recomendado o consumo de 80 gramas ao dia.
  • Alface quanto mais escura mais benefícios para a saúde. Elas  são ricas em vitamina K, ácido fólico, betacaroteno e potássio, que são excelentes para o aumento dos glóbulos vermelhos e glóbulos brancos. É recomendado consumir 87 gramas ou 15 folhas médias desta verdura ao dia.
  • Chicória ou escarola são ricas em vitaminas e minerais como fósforo, ferro, cálcio e vitaminas A, B, C e D. Chicórias são excelentes como parte diurética sendo recomendado consumir 75 gramas destes vegetais ao dia.
  • Couve são alimentos ricos em vitaminas e minerais como fósforo, cálcio e ferro e vitaminas A, C, E e K. As couves são verduras excelentes para diminuir os efeitos das doenças dos pulmões e do fígado sendo recomendado consumir 50 gramas de couve ao dia.
  • O espinafre é rico em ácido fólico, minerais, ferro, cálcio e fosforo. Nos espinafres encontraram um excelente antioxidante que é a luteína. É recomendado consumir 65 gramas de espinafre ao dia.
  • O repolho é rico em vitaminas e minerais, ferro, fósforo e potássio e vitaminas C, B, E e K. O repolho pode causar em algumas pessoas desconfortos abdominais e flatulências, as pessoas que desejarem fazer uso desta verdura deverá consumir no máximo 75 gramas por dia.
  • As rúculas são excelentes fontes de vitaminas e minerais, fósforos, e ferro e as vitaminas A e C. As rúculas são vegetais que possuem um gosto muito forte, mas é excelente para a correta saúde dos pulmões, sendo recomendado o consumo diário de 30 gramas ao dia.

Como podemos ver os vegetais e verduras são excelentes para uma correta alimentação saudável já que oferece excelentes benefícios a saúde.

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