5 dicas sobre como emagrecer sem precisar ficar gastando uma fortuna

Bloqueador de anúncios detectado

O Blog Harmonia Natureza é sustentando com exibição de anúncios online para os nossos visitantes. Considere nos apoiar desativando o seu bloqueador de anúncios do navegador.

5 dicas sobre como emagrecer simples para quem está acima do peso, quer saber como emagrecer e não tem ideia por onde começar (A última é mais importante).

5 dicas sobre como emagrecer

Sabe aquela promessa em 31 de dezembro de que iria perder aqueles quilos a mais e acabou chegando no final do próximo ano com o mesmo peso ou até mais?

Ou pior ainda, sem ter ideia de como emagrecer.

Eu sei bem o que é isso porque muitas vezes prometi que iria iniciar minha caminhada em busca do peso sonhado e  como não sabia por onde começar, acabava frustrado, abandonava tudo e seguia no caminho inverso ao do emagrecimento. Ao longo de 14 anos foram 50 kg a mais.

Mas isso tudo mudou. Depois de muita pesquisa e vários erros e tentativas, decidi compartilhar o que funciona. Portanto leia este artigo até o final e você aprenderá agora como iniciar a jornada rumo ao seu peso ideal.

O que começa errado só pode terminar errado

Geralmente eu iniciava na técnica do 8 ou 80 e era radical. De uma hora para a outra eu cortava tudo que é alimento que imaginava que podia engordar e seguia firme, até a hora em que não aguentava mais.

Também pudera, quem é que consegue seguir uma alimentação restritiva e sem sabor por muito tempo?

Além disso as dietas que tem como base uma alta restrição calórica acabam gerando um efeito contrário, pois induzem o organismo a diminuir o metabolismo e queimar o mínimo necessário de energia aumentando a sensação de fome.

Quando você não aguenta mais e sucumbe, seus estoques de gordura acabam voltando .
Mas então, por onde começar? Quais são os primeiros passos que devemos dar?

 1 – Defina seus Objetivos antes mesmo de aprender como emagrecer

Uma das primeiras falhas que  você pode cometer é não definir os objetivos que quer alcançar. O nosso  porquê é muito importante, pois só a partir desse momento é que iremos ter a motivação necessária para não desistirmos.

Lembre-se: Motivação = Motivo para a Ação.

Para muitas pessoas isso pode parecer besteira, afinal quem não quer emagrecer, não é mesmo?

Mas não é bem assim que nossa cabeça funciona. “Quando o  subconsciente tem que optar entre a lógica e as emoções profundamente enraizadas, as emoções quase sempre vencem”. (T. Harv Eker)

Defina objetivos claros e mensuráveis.  Se você quer aprender como emagrecer, tem que ter isso muito claro. Desta forma você vai poder saber se está atingindo seus resultados.

Mas não adianta somente pensar, tem que escrever. Cole em um lugar que  você possa ver todos os dias. Saiba que “quem falha ao planejar, planeja falhar”. (Dr Lair Ribeiro)

 2 – Faça um compromisso com você e com as pessoas que você ama

Quando você se compromete somente com sigo mesmo, acaba não tendo resultados muitos satisfatórios. Afinal de contas se desistirmos do compromisso ninguém vai ficar sabendo mesmo.

Comprometa-se com seu esposo(a), com seus filhos ou com seus amigos. Quando nos comprometemos com outras pessoas a nossa tendência é fazer de tudo para cumprir o combinado, afinal não iremos querer faltar com a nossa palavra com as pessoas que amamos.

3 – Dicas sobre como emagrecer com a regra dos 80/20

Como já mencionei anteriormente, eu seguia a regra do 8 ou 80, ou tudo ou nada. Quando aprendi a filosofia do 80/20 e comecei a aplicar em minha vida, tudo ficou mais fácil. Emagrecer se tornou algo natural.

Se você manter o seu propósito por 80% do tempo,  pode se permitir sair da linha nos outros 20%.

Para exemplificar mantenha a seguinte rotina:  Siga com seu propósito durante a semana e no domingo coma o que você gosta, afinal  ninguém é de ferro. Além do mais, você merece uma recompensa pelo seu esforço.

Mas o mais gratificante é ouvir as pessoas que você conhece falarem o quanto você emagreceu. Isso tem acontecido muito comigo ultimamente, afinal já foram 15kg e eu acredito sinceramente que se eu consegui você também consegue.

4 – Não acredite cegamente no que os outros dizem

Nós somos seres dotados de capacidade de discernimento. Acreditar cegamente no que os outros dizem não é uma atitude muito sábia.

Seja crítico, duvide das ideias apresentadas, pesquise, informe-se e compartilhe. Só faça aquilo que você tiver certeza que te fará bem. Tenha sede de saber.

Porém lembre-se que você será o único responsável pela atitudes que toma, seja pelo fracasso ou pelo sucesso que elas trarão

5 –  Aprenda como seus hormônios funcionam

Algumas dicas sobre como emagrecer são importantes, até porque é a partir dela que os resultados começarão a aparecer.

Aprenda como seus hormônios funcionam e como eles interferem no seu peso e na sua saúde.

Logo, os principais hormônios que você vai ter que controlar e que interferem diretamente no emagrecimento são a insulina e a leptina.

A insulina é o hormônio produzido pelo pâncreas que promove a entrada da glicose nas células.

Quando no alimentamos em excesso, principalmente de alimentos ricos em carboidratos, como pães, bolos, chocolates, que são mais rapidamente convertidos em glicose, temos o aumento desse hormônio no sangue.

Desta forma, a longo prazo  nossas células podem se tornar resistentes e provocar algumas doenças como o Diabetes tipo II.

Quando a glicose não é fornecida as células, ela precisa ser estocada em algum lugar e com a ajuda de algumas enzimas é estocada principalmente em forma de gordura abdominal.

Já a Leptina é o hormônio que faz o diálogo entre o tecido gorduroso e o cérebro.  Ela regula o armazenamento, o equilíbrio e o uso da energia pelo organismo.

Em pessoas obesas a quantidade de leptina pode ser proporcional a massa de tecido gorduroso o que pode acarretar um quadro de insensibilidade, fazendo com que o cérebro não reconheça o sinal de que as reservas de gordura estão altas.

Diante desse quadro sua fome vai nas nuvens e você acaba sucumbindo, afinal você é um ser humano.

 E não se esqueça

Aprender como emagrecer de maneira saudável e natural é muito prazeroso.

Agora é a melhor hora para você criar um comprometimento com seus resultados e mudar a sua história.

 Vamos rever as dicas deste artigo

Defina seus objetivos;

  • Faça um compromisso com você e com outras pessoas;
  • adote o estilo dos 80/20;
  • Não acredite cegamente no que os outros dizem;
  • aprenda como seus hormônios funcionam;
  • 5,5 seja feliz.

Referências:
Obesidade e controle a insulina – Departamento de Ginecologia e Obstetrícia, Faculdade de Medicina de Botucatu – Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Leptina: o Diálogo entre Adipócitos e Neurônios – Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia

Todas as dicas sobre como emagrecer são simples e fáceis de fazer, sem precisar ficar com aquela culpa.

Eu adoraria saber a sua opinião.

Deixe um comentário logo abaixo sobre alguma dica extra que você deseja compartilhar conosco, até mesmo alguma crítica sobre esse texto ou o que você mais gostou nesse artigo.

Você conhece alguém que gostaria de receber essas dicas?

Então compartilhe com ela esse artigo.

Você pode compartilhar no Facebook, Twitter, Google+ ou até mesmo enviar a URL desse artigo.

5 dicas sobre como emagrecer sem precisar ficar gastando uma fortuna
5 (100%) 3 votes
-->Aproveite e cadastre seu email abaixo para receber novas atualizações do site. Após colocar o seu email abaixo vai receber um email de confirmação de cadastro não esqueça de clicar.<--

Receba novidades no seu email:

Delivered by FeedBurner

Deixe uma resposta

Digite abaixo a numeração *