Estresse – Causas, sintomas e tratamento

Bloqueador de anúncios detectado

O Blog Harmonia Natureza é sustentando com exibição de anúncios online para os nossos visitantes. Considere nos apoiar desativando o seu bloqueador de anúncios do navegador.

O estresse é a maneira emocional e física em que você responde às pressões. O estresse e ansiedade podem causar sintomas físicos e mentais e os efeitos do estresse é diferente para cada pessoa.

Descubra neste excelente post quais os sintomas, sinais e como diminuir o estresse com dicas bem simples e fáceis de seguir.estresse

Sintomas emocionais do estresse

  1. Dor de cabeça, agitação, febre
  2. Cansaço, tristeza
  3. Queda de cabelo
  4. Irritabilidade, mau humor
  5. Insônia, diarreia ou prisão de ventre
  6. Angústia, baixa produtividade no trabalho

Estresse sintomas físicos

  1. Problemas cardíacos e gastrointestinais
  2. Facilidade em ficar doente
  3. Alergias, asma, insônia
  4. Tensão muscular, mãos frias e suadas
  5. Dor de cabeça ou enxaqueca, problemas de pele
  6. Queda de cabelo anormal

É quase impossível viver sem algum estresse, mas se ele ficar fora de controle, pode prejudicar a sua saúde, seus relacionamentos e sua alegria de viver.

Podemos pensar em eventos estressantes como desagradáveis, como perder o emprego ou ter dificuldades em casa ou na escola, mas as mudanças para melhor, também pode causar estresse, como um novo bebê, um casamento ou uma casa nova.

Em um mundo ideal, talvez possamos ficar longe de situações estressantes ou mudá-las. Muitas vezes não podemos fazer isso, mas podemos aprender a controlar nossas respostas a essas situações e podemos desenvolver técnicas que reduzam os efeitos do estresse sobre a nossa saúde física e mental.

O que é estresse para você?

O que é estresse para você pode ser bem diferente para o seu melhor amigo, seu cônjuge, ou a pessoa ao lado.

Por exemplo

  1. Algumas pessoas gostam de falar em público, outros são aterrorizadas;
  2. Algumas pessoas são mais produtivas sob pressão, outros são tensas;
  3. Algumas pessoas adoram ajudar a família e amigos nos momentos difíceis, outros acham que é muito estressante;
  4. Algumas pessoas podem sentir que as mudanças no trabalho representam uma boa oportunidade, outros se preocupam se elas serão capazes de lidar.

Quais são seus sinais pessoais de estresse? 

As pessoas reagem ao estresse de diferentes maneiras. Depois de identificar os seus próprios sinais de estresse, eles podem servir como um sistema de alerta  pessoal.

Pense em você como um carro que é equipado com luzes e indicadores para avisá-lo se houver problemas. Se você manter os olhos sobre os medidores e pegar o problema cedo, o problema pode ser fácil de corrigir. Se você ignorar os sinais de alerta, você pode estar em um grande trabalho de reparo.

Você deve avaliar a si mesmo por quatro tipos de sinais de estresse

  1. Mudanças nas funções do corpo e da saúde física;
  2. Mudanças nas emoções e sentimentos;
  3. Mudanças no comportamento;
  4. Alterações na pensamentos.

Para entender como o estresse afeta o nosso corpo, imagine que você viveu dezenas de milhares de anos atrás, numa época em que os humanos eram ameaçados por animais famintos , como tigres e lobos. Os nossos ancestrais das cavernas tinham que ser capazes de reagir instantaneamente, seja para lutar ou fugir.

Assim, os seres humanos desenvolveram a capacidade de responder a uma situação estressante de imediato , preparando o corpo para “lutar ou fugir”.

Estresse a doença do século – Como diminuir

  1. Exercícios físicos regulares. Se você conhece pessoas que correm, nadam, ou andam de bicicleta regularmente, você pode perceber que eles têm menos stress do que outros. Quando o seu corpo está em condição de primeira lugar, a sua mente e as emoções também serão beneficiados. O exercício físico regular é uma excelente maneira de reduzir os efeitos negativos do estresse.
  2. Comer corretamente. Você será muito mais capaz de suportar o estresse  se você se alimentar adequadamente.
  3. Álcool e drogas. As pessoas podem ser tentadas a tomar uma bebida ou drogas para lidar com o estresse, isso não ajuda. O álcool pode parecer acalmar, mas apenas mascara os sintomas de estresse por um tempo. Ingestão excessiva de álcool e drogas só vai deixar você  mais estressados do que nunca quando o efeito acabar.
  4. Tabaco. As pessoas costumam dizer que fumar um cigarro “acalma os nervos”, mas o tabaco é realmente um estimulante. Se você tem medo de parar de fumar causar um maior estresse, converse com seu médico sobre a prescrição de um adesivo de nicotina ou goma para ajudar a aliviar na dificuldade de parar de fumar. Ao longo prazo, você vai se tornar uma pessoa mais calma, se você parar de fumar.
  5. Cafeína. As pessoas que consomem muita cafeína estão sujeitas a um aumento da tensão arterial e dos níveis de estresse, que se fazem sentir durante todo o dia.  Além disso, o consumo persistente de cafeína poderá aumentar o risco de doenças cardíacas.
Estresse – Causas, sintomas e tratamento
3 (60%) 3 votes
-->Aproveite e cadastre seu email abaixo para receber novas atualizações do site. Após colocar o seu email abaixo vai receber um email de confirmação de cadastro não esqueça de clicar.<--

Receba novidades no seu email:

Delivered by FeedBurner

2 Comentários

Deixe uma resposta

Digite abaixo a numeração *