O marketing multinível, ou marketing de rede, é uma indústria que movimenta bilhões de dólares ao redor do mundo e tem milhões de afiliados distribuindo produtos e serviços de empresas nos mais variados segmentos. A verdade sobre marketing de rede.

Nesta década, especialmente no Brasil, esse mercado sofreu um boom incrível, mas recentemente está sendo posto à prova com bloqueios e investigações por parte do Ministério Público e Justiça. Muito disso se deve a algumas mentiras que são pregadas tanto por afiliados quanto por empresas e é justamente estas mentiras que serão elencadas neste artigo. Sugiro que o leia até o final.

Antes de tudo, gostaria de dizer que não sou contra o marketing de rede, porém a verdade sobre marketing de rede precisa ser falada aliás sou um dos seus adeptos da verdade e do marketing multinível. Contudo acho pertinente que fique claro que existem alguns exageros, em boa medida provocados pelos líderes e demais afiliados das empresas que no afã de recrutarem o maior número de pessoas dizem algumas coisas distantes da realidade.

Este artigo tem a função apenas de elucidar alguns pontos e a verdade sobre marketing de rede, principalmente para aqueles que ainda estão titubeantes em entrar em uma das milhares de empresas existentes em nosso mercado. Aqui, eu cito o termo “mentira”, mas você pode dar outra conotação a ele, como: “exagero”, “omissão”, “estratégia de marketing” ou até mesmo “verdade”.

Alguns ditos líderes se dizem preocupados com seus liderados

Existem muitas pessoas fazendo um excelente trabalho no marketing multinível no Brasil, orientando e informando sua rede a fazer um trabalho de excelência. Por outro lado grande parte dos líderes, talvez a maioria, está voltada estritamente para ganhar dinheiro rapidamente por intermédio dos seus liderados.

Claro que há um mérito desse tipo de liderança, pois eles formaram ao longo do tempo uma grande rede de pessoas por meio do carisma e persuasão e a cada temporada migram de uma empresa para outra após esgotar as possibilidades de ganhos altos.

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São os mesmos que aparecem em fotos e imagens na internet com carros importados, em iates, em hotéis 5 estrelas, em jogos de tênis, etc. É uma estratégia que dá certo e atrai milhares e milhares de pessoas que também vão se deparar sonhando em estar no mesmo patamar.

E de repente, quando os ganhos diminuem e são insuficientes para sustentar o luxo, é preciso uma mudança de ares. E eis que surge uma nova empresa bem melhor que, coincidentemente, sempre está no começo e com o líder vai toda a rede que irá pagar uma nova adesão e recomeçar o ciclo de enriquecimento de meia dúzia de pessoas.

Como disse, há muitos líderes honestos, preocupados com sua rede e que ganham muito dinheiro. Mas cuidado com aqueles que miram o seu bolso em vez de focar no seu aprendizado.

É um trabalho que pode ser feito em 1 ou 2 horas por dia

Confesso que eu mesmo já cheguei a acreditar nisso durante um tempo, afinal as pessoas adoram uma oportunidade em que não precisam gastar muitas horas de trabalho e quando há uma perspectiva de lucros maiores por um tempo reduzido fica muito mais atraente.

Quando estava conversando com um amigo sobre uma oportunidade no marketing multinível e falando estritamente sobre o tempo, ele me confidenciou que já havia participado de uma empresa há anos e foi uma experiência muito interessante, mas que exigia muitas horas por dia de trabalho.

A verdade sobre marketing de rede precisa ser dita que é dedicação, tempo e investimento, caso contrário os lucros serão poucos, se houver. Essa história de trabalhar apenas 1 ou 2 horas por dia pode ser algo muito bonito de se ouvir, mas sua efetividade não se comprova, principalmente no início de sua trajetória.

Você terá liberdade financeira e qualidade de vida

Algo que é comum em todas as empresas de MMN é o grande destaque a altos rendimentos e à qualidade de vida que estes altos rendimentos proporcionará. Afinal há duas coisas que 99% das pessoas buscam: ficar rico e não ser escravo do trabalho.

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A verdade sobre marketing de rede que ele explora com maestria esses dois desejos. Realmente, muitas pessoas já conseguiram fazer fortunas atuando em várias empresas ligadas ao multinível e hoje gozam de uma qualidade de vida que milhões de pessoas não têm. E isso é uma estratégia de marketing convincente, pois muitos vão vincular o sucesso gigantesco de um distribuidor a si próprios.

Contudo essa é uma realidade que atingirá poucos, dependendo da empresa são pouquíssimos. Na prática, isso acontece com empreendedores que tem uma grande rede e um bom poder de convencimento, o que é um mérito desses empreendedores.

Se você não tem esses atributos o máximo que poderá conseguir é ter uma renda extra a duras penas ou até mesmo prejuízo na compra mensal de produtos que na maioria das vezes não são úteis para sua vida cotidiana. Portanto, a liberdade financeira e qualidade de vida dependerão do seu desempenho, o marketing de rede não será o canal para isso se você não tiver aptidão para a formação de uma rede engajada.

O investimento é muito pouco

Para definir se um investimento é viável ou não é preciso analisá-lo isoladamente. Eu mesmo já fiz investimentos de R$ 50, R$ 100,00 que foram um desperdício de dinheiro, pois o produto era muito ruim, por outro lado já investi mais de R$ 1000 em serviços que valeriam 10 vezes mais do que isso tamanha sua qualidade.

Em relação ao marketing de rede criou-se a cultura de que o investimento é muito pouco para “começar um negócio próprio”. De fato não há uma inverdade pura neste argumento, mas isso vai depender da perspectiva, pois muitos que ouvem falar sobre uma proposta de multinível atentam para valores altos no investimento.

Imagine você entrar em uma empresa famosa no mercado que comercializa produto xxx e tem como uma das principais incentivadoras uma apresentadora de renome na televisão. Quanto você gastaria?

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Bem, inicialmente terá que adquirir um kit que custa R$ 3.996,00 e se manter ativo consumindo R$ 583,00 por mês. Façamos as contas no período de um ano: (R$ 583,00 x 12) + R$ 3.996,00 = R$ 10.992,00. São quase 11 mil reais por ano para consumir produtos e construir um negócio.

E se o seu intuito é trabalhar a longo prazo, 5 anos por exemplo, o valor gasto será de R$ 38.976,00. E aqui estamos falando do plano básico, ainda há outro com investimento inicial de R$ 7.623,00 mais R$ 890,00 de consumo mensal.

Em minha opinião, jamais investiria numa empresa assim, o valor é muito alto para um produto com um público alvo específico e diminuto, certamente esses 11 mil reais seriam muito melhores investidos na construção de seu próprio negócio ou em outra empresa com um marketing mais viável. Enfim, o custo-benefício do investimento no multinível é relativo.

A verdade sobre marketing de rede que pode sim ser um instrumento de aprendizado e de construção de relacionamento

Então, o marketing de rede ou marketing multinível é recomendável? Sim e não.

Se você adentrar este mercado com o intuito inicial de “somente” ganhar dinheiro, vislumbrado por ver o triplo diamante plus fulano de tal recebendo um cheque gordo em um evento, jogando blackjack em Las Vegas ou aproveitando a vida no Tahiti, a resposta é não.

Para chegar a este nível, ele tem uma rede de relacionamentos afinal é assim que ele ganha dinheiro, recrutando pessoas e comercializando os produtos. E é importante salientar que certamente ele levou um certo tempo para construir essa teia de pessoas.

Agora, se a sua intenção primordial for o aprendizado e a construção de algo a longo prazo, a resposta é sim. Pessoalmente, fiz muitos amigos por meio do marketing de rede e construí bons relacionamentos que provavelmente vão durar para a vida toda.

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