Eu tenho o sonho de conhecer as pirâmides do Egito, principalmente a de Quéops, a única maravilha do mundo antigo que ainda resiste. Mas, por enquanto, só conheço outro tipo de pirâmide que também resiste ao tempo, constituída de ações ilegais de geração de dinheiro e que denigre a imagem do prestigiado marketing multinível. Este artigo pretende demonstrar a diferença entre pirâmide e marketing multinível.

A pirâmide

Basicamente, um esquema de pirâmide baseia-se em recrutar pessoas para um negócio em troca de dinheiro e sem a oferta de nenhum produto ou serviço. Isto é, alguém lança um programa no qual se tem de pagar, por exemplo, R$ 25,00 e irá ganhar dinheiro convencendo outras pessoas a também pagarem os R$ 25,00, que irão convencer outras e outras e outras.  Pode ser estipulado que a cada indicado que pagar a quantia, recebe-se 15,00. Então, se houver 5 pessoas indicadas é possível pagar o “investimento” e ter um lucro de R$ 50,00. E aquele que está no topo da pirâmide recebe R$ 10,00 de todos sem fazer nenhum esforço e sem oferecer nenhum produto ou serviço.

O que aconteceu? Na verdade, não houve um “roubo” propriamente dito, porque a pessoa que indicar outras certamente obterá lucro. No entanto, há uma dependência nociva a quem está acima, ocasionando mais retorno financeiro sempre para aquele que indicar primeiro e como envolve apenas dinheiro o negócio não se sustentará a longo prazo, criando uma bolha que vai estourar em quem está na base da pirâmide, tendo em consideração que, até isso acontecer, aqueles que estão no topo já ganharam muito com todas as indicações.

A estratégia para atrair está na demonstração de dinheiro fácil baseado tão somente no fato de chamar mais e mais pessoas. Basta convidar 10 pessoas, estas 10 convidam mais 10 que convidam mais 10 numa progressão geométrica que em pouco tempo vai ultrapassar os limites da população do planeta, a não ser que os idealizadores do negócio encontrem consumidores em outras galáxias.

A pirâmide moderna

E a criatividade humana, tão ilimitada, tratou de reestruturar a pirâmide clássica dando-lhe nova roupagem e colocando de maneira sutil um produto ou serviço no afã de retirar de si o estigma piramidal, o que não passa de um disfarce mal feito.

Recebi, nestes dias, um spam oferecendo uma oportunidade “fantástica” de conquistar um tablet por apenas R$ 39,90. E quem não quer um por este preço módico. Pois bem, é muito “simples”, basta você indicar 3 pessoas e estas 3 fazerem o mesmo, quando sua rede totalizar 12 pessoas o tablet será entregue em sua casa e ainda há um bônus de R$ 50,00. Faça as contas:paga-se R$ 39,90 pelo tablet e recebe-se R$ 50,00, quer dizer você vai ganhar R$ 10,10 para ter um tablet!

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Nem vou entrar no mérito se realmente o tablet vai ser entregue e os R$ 50,00 também, vamos considerar que sim. Se a rede de 12+ 1 pagar os R$ 39,90 dá um total de R$ 518,70, certamente o indivíduo por trás do negócio deve comprar o tablet bem barato, no atacado, vou ser generoso e supor que o valor seja R$ 150,00. Calculadora: R$ 518,70 – R$ 150,00 – R$ 50,00 (bônus): 318,70 de faturamento. Agora, multiplique isso por 100 pessoas que fazem o pagamento para ter o tão sonhado tablet (e isso é bem possível), são 1300 pessoas pagando R$ 39,90.

E todos saem felizes: os 100 que vão ganhar R$ 10,10 para ter um tablet e o dono do negócio que vai ganhar R$ 31.870,00. É uma espécie de esquema em pirâmide na qual se tem diversas subpirâmides autônomas todas travestidas de ajuda coletiva. Pôxa, nem Steve Jobs foi tão genial!

Mas o que acontece quando não se atinge o número de 12? Ora, está bem evidente que é necessário pagar e ter o número suficiente, enquanto isso o dinheiro fica nas mãos do criador do empreendimento. Os indicados, ansiosos para terem o seu aparelho nas mãos, fazem uso de todo tipo de divulgação, incluindo o spam que recebi, para que um número maior de pessoas vejam, se interessem e façam o cadastro. E, via de regra, é mais publicidade gratuita para quem desenvolveu o projeto. Revire-se no túmulo, Steve!

Leia para entender a diferença entre pirâmide e marketing multinível. E por que o esquema de pirâmide ainda dá certo.

Infelizmente, o número de pessoas que buscam ganhar dinheiro fácil e rápido ainda é um contingente grande o que proporciona facilidade a quem estiver disposto a agir de má-fé. No exemplo acima, muitos ficam fascinados por poderem possuir um tablet, aparelho sofisticado, prático e que está na moda, sem precisar “gastar” nada, aliás, ganhando para isso.

Os sites PTC são um exemplo clássico de como a ilusão de se ganhar dinheiro sem esforço ainda atrai muitos adeptos, embora esteja claro que isso é uma profunda perda de tempo.

Observação: sites PTC não são pirâmides.

Como identificar possíveis pirâmides

  • Sites que abusam de progressões geométricas de tal forma que os números fogem da realidade
  • Ausência de produto ou serviço
  • Produto ou serviço bem abaixo do valor de mercado no intuito de disfarçar o caráter piramidal ou que não tem muita relevância em relação ao projeto
  • Oferta de ganho rápido, fácil e com pouco trabalho
  • Ênfase nos ganhos em detrimento da explicação do negócio em si
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Em caso de dúvida, pesquise, leia comentários positivos e negativos sobre o sistema apresentado e consulte em blogs/websites de credibilidade se não há nada que o desabone.

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Diferença entre pirâmide e marketing multinível

Diferentemente da pirâmide que trás uma carga de ilegalidade, o marketing multinível nada mais é que uma forma de movimentar produtos e serviços por meio de uma rede de afiliados, isto é, em vez de ser comercializado da maneira tradicional em que uma empresa vende diretamente ao consumidor, esta mesma empresa faz uma parceria com pessoas independentes para que divulguem a marca e em contrapartida oferecem-lhes uma bonificação de acordo com os resultados.

O termo multinível surge quando o mercado percebe o poder da indicação, ou seja, ele enxerga que as pessoas gostam de mostrar às outras experiências positivas com determinado produto e isso, consequentemente, gera vendas. Dessa forma, uma empresa formata um programa no qual remunera-se os afiliados em vários níveis de acordo com os resultados dos indicados, o que força todos a trabalharem em conjunto num sistema de rede, por isso que o MMN (marketing multinível) também é conhecido como marketing de rede. Veja abaixo um exemplo:

  • 1° nível: 1%
  • 2° nível: 2%
  • 3° nível: 3%
  • 4° nível: 3%
  • 5° nível: 4%

Ela significa que um afiliado recebe a percentagem do resultado de seus indicados de acordo com os níveis, no caso 1% no 1° nível (indicados diretos), 2% no 2° nível (indicados dos indicados), 3% no 3 nível (indicados dos indicados dos indicados) e assim por diante. Vê-se que é imprescindível que quem for da linha ascendente esteja trabalhando junto com seus downlines para que permaneçam motivados para que os produtos da empresa sejam vendidos e, dessa forma, o negócio se sustente, pois o dinheiro vem diretamente do consumo dos clientes.

E por que isso? Para recompensar os líderes que trabalham para empresa na divulgação do negócio e que conseguem ser eficientes nesse propósito. Isso mesmo, o marketing multinível passa muito por liderança, motivação, gestão e treinamento, com o detalhe que não há nenhuma relação hierárquica entre os níveis, tudo funciona de modo isonômico. Esta conseguindo entender a diferença entre pirâmide e marketing multinível?

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A essência da pirâmide é ter um no topo que sempre será beneficiado independentemente do que se faça. No marketing multinível essa lógica não existe, o desenvolvimento está ligado à produtividade que por sua vez está conectada com o trabalho que se faz, quanto melhor for o trabalho melhores serão os resultados, proporcionando um sistema justo de geração de renda, tanto que uma pessoa indicada pode ultrapassar, em termos de evolução no plano de carreira, aquele que o indicou.

O Marketing multinível na internet

O marketing multinível existe há muito tempo. Com o advento da internet, ele foi dinamizado e ganhou proporções bem maiores, já que o alcance de pessoas na rede mundial é imensamente rápido e eficaz, é bem possível trabalhar nele sem necessitar morar em grandes centros urbanos, basta uma conexão e muita vontade de trabalhar.

Há no mercado muitas empresas que atuam neste ramo, com diferentes peculiaridades.

Identificando o marketing multinível

  • Demonstração clara do produto ou serviço
  • Produto ou serviço devem ser a fonte para pagar os membros cadastrados
  • Sustentabilidade a longo prazo
  • Credibilidade e idoneidade da empresa ou grupo responsável, isto é, a marca é muito importante
  • Foco em resultados
  • O valor de remuneração é proporcional ao trabalho

Antes de você perguntar se eu trabalho com alguma de empresa de multinível informo que sim e já fiz um artigo sobre o assunto oportunidade de negócio com pouco dinheiro em casa.

Conclusão

Espero que tenha ficado claro a diferença entre os dois sistemas. É até natural que para cada coisa boa surja uma outra ruim, agora basta a nós termos o discernimento tal para delimitar o que é nocivo e o que é benéfico e, acima de tudo, alertar o maior número de pessoas para que não caiam no canto da sereia do dinheiro fácil, quando a prática impõe que ele só vem com o suor do trabalho. Pirâmide só no Egito… ou no Louvre.

Agora que você entendeu a diferença entre pirâmide e marketing multinível entre nesse fabuloso mercado no qual poderá proporcionar grandes realizações.

Repasse a mensagem aos seus contatos!

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