Musculação pode emagrecer? Quais são os seus benefícios?

Musculação pode emagrecer? Ultimamente milhares   de pessoas estão mais preocupadas em manter um corpo saudável e   bonito,seja por questões estéticas ou saúde.  Independente do motivo, eliminar o excesso de peso é fator fundamental para que você tenha melhor qualidade de vida. Sendo assim, as duas opções mais procuradas por quem deseja emagrecer são – dieta e/ou exercícios físicos.

No caso dos exercícios físicos, algumas pessoas se inscrevem em academia, porém quando começam a escolher as modalidades, vem aquela dúvida – fazer musculação emagrece? Pois saiba que esse tipo de treino não é inimigo de quem está “lutando” contra o acúmulo de gordura, muito pelo contrário, ele é um grande aliado.

Descubra agora, porque a musculação pode emagrecer e quais os benefícios que ela trazer para seu corpo. Vamos lá!

Musculação pode emagrecer? Você pode emagrecer fazendo musculação!

Sim. Está mais que provado isso. Muitos praticantes de musculação chegaram nas academias com excesso de peso, mas com persistência conseguiram emagrecer. Para isso você deve também mudar alguns hábitos, pois nesse processo é necessário queimar mais energia (calorias) do que ingeri-las. E a musculação te ajuda muito nisso.

No treino de musculação podem ser trabalhos outros objetivos além do emagrecimento, como:

  • Força.
  • Estética.
  • Resistência.
  • Funcional (sustentação, equilíbrio e coordenação corporal).
  • Saúde, vez que também melhora a postura, recupera o atleta de lesões, previne a osteoporose, etc.

Durante os exercícios de musculação seu corpo queima glicogênio para produzir energia. Essa é a fonte de energia mais rápida da pessoa e quanto maior a força exercida, maior será o consumo dela. E quanto maior e fortalecido seu músculo estiver, maior será o armazenamento de glicogênio e assim recomeça o ciclo.

Muitas pessoas pensam que a musculação para emagrecer deve queimar gordura corporal, mas não é assim. Seu corpo sempre irá precisar de reservas de glicogênio, e para produzi-las ele faz o processo de oxidação da gordura, ou seja, transforma a gordura em glicogênio. Dessa maneira, quando você vai para os treinos seu corpo irá consumir pouca gordura, porém irá aumentar a taxa de seu metabolismo basal (quantidades de calorias queimadas durante o repouso).

  • Quanto mais intenso for o treino e mais massa muscular você conseguir ganhar, maior será a quantidade de gordura eliminada.

Ainda existe dúvida sobre o aumento de peso na musculação. A explicação é a seguinte:

  • Quando você inicia esse treino a tendência de seu corpo é ganhar massa muscular e essa massa é mais densa que a gordura acumulada, ou seja, possui um volume menor que a gordura.

O ganho de massa muscular é muito importante para as articulações de seu corpo e dará mais resistência para realizar exercícios avançados. Você obterá resultados melhores se associar à musculação os exercícios aeróbicos, vez que esses são ótimos para perder peso.

Mas lembre-se que uma estrutura óssea fraca não aguenta atividades por muito tempo, sendo assim seu desempenho nos treinos será baixo e o risco de lesões é maior. Logo, inclua a musculação na sua rotina.

  • Após os treinos de musculação seu corpo ainda pode continuar a queimar calorias por até 48 horas e se você apenas fizer os aeróbicos esse tempo é bem mais reduzido.

Musculação – Ótimos benefícios!

Agora conheça quais os benefícios da musculação:

  • Melhora a concentração, atenção e memória– já que nos treinos de musculação seu cérebro vai se exercitando para que você fique mais eficiente no estímulo da massa muscular.
  • Melhora a postura– pois, os músculos que sustentam seus ossos ficarão mais resistentes, o que ajuda até em evitar dores nas costas.
  • Promove um ar mais jovial– isso porque a musculação ajuda a retardar o envelhecimento. Com o avanço da idade a massa muscular é fortemente reduzida. Um dos benefícios que você poderá obter ao praticar musculação é minimizar essa perda.
  • Autoestima– ao perceber que está conseguindo emagrecer e ficar com um corpo mais belo, é claro que sua autoestima ficará elevada! A confiança em si mesmo/a também vai lhe dar mais motivação para continuar.
  • Melhora a qualidade do sono– quando você está praticando musculação, as endorfinas são liberadas e essas são as responsáveis por melhorar a qualidade de seu sono. E tem mais – elas promovem o relaxamento de seus músculos, diminuem a isônia e proporcionam o bom humor. Excelente benefício, não é mesmo?
  • Melhora a saúde do coração– a musculação para emagrecer, por fazer esforços intensos, ajuda a bombear o fluxo de sangue de volta para seu coração e esse é um ótimo benefício, pois terá um órgão importantíssimo de seu corpo funcionando perfeitamente.
  • Modela o corpo mais facilmente– como todas as fibras musculares de seu corpo estarão sendo trabalhadas na musculação, haverá uma perda eficiente de gordura, seus músculos estarão mais definidos e como consequência ficará com uma silhueta bem modelada.

Dicas importantes:

  • Mantenha seu corpo hidratado.
  • Faça uma alimentação saudável.

Não pare de treinar musculação pensando que ela esta lhe fazendo ganhar peso. Como você percebeu esse processo pode acontecer mesmo, porém é seu corpo que está ganhando massa muscular a fim de favorecer emagrecimento que é o seu objetivo.

Portanto, a musculação pode emagrecer e seus benefícios são maravilhosos. Tenha paciência, disciplina e dedicação que logo os quilos extras serão eliminados de seu corpo.

E você, o que achou dos benefícios da musculação para emagrecer? Comente!

Um forte abraço. Bom treino.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *