Todo mundo que viaja para a Europa deseja comprar alguma coisa para trazer ao Brasil de recordação; inclusive, algumas pessoas viajam exatamente para comprar algo que é mais barato no exterior. No entanto, há uma forma de ampliar essa economia: é só aproveitar a tax free, mas nem todos os turistas a conhecem.

 

O que é tax free?

 

O tax free faz parte do sistema de tributação especial da Europa e, com ele, os visitantes de qualquer país desse continente podem receber de volta uma parte do que gastarem em compras na viagem. Para melhor compreensão, dá para fazer uma analogia com a restituição do imposto de renda, praticada pelo governo brasileiro. O que faz com que essa devolução seja possível é o Imposto de Valor Agregado, que é conhecido como VAT.

 

Como preencher tax free?

 

Para ter um abatimento nos gastos, o tax free Europa precisa ser corretamente preenchido: é a partir dos dados que o turista inserir no formulário que a análise do imposto a ser devolvido acontecerá.

Primeiramente, será necessário informar o lugar onde a compra ocorreu e o valor, na moeda local. Para receber mesmo o tax free, o turista também precisa estar com a nota fiscal e é muito importante que o produto ainda não tenha sido aberto. Assim, quem compra uma paleta de maquiagem e a usa antes de deixar o país não pode pedir o tax free.

Uma das formas de preencher o tax free é entrando em contato com o Global Blue (até por aplicativo) ou pedir ajuda na agência de viagens ainda no Brasil.

 

Tax free Portugal

 

Boa parte dos brasileiros viaja para Portugal por causa da proximidade, da facilidade representada pelo idioma e, lógico, porque é um belo país. Ele, por se localizar na Europa, também dá direito ao tax free às pessoas que comprarem algo por lá.

O turista deve comunicar ao caixa das lojas que deseja pedir esse tipo de reembolso; geralmente, ele é disponibilizado em todas as lojas do país. O pedido de tax free pode ser feito diversas vezes e é só mostrar todos esses formulários na alfândega do aeroporto português.

 

Como receber tax free no Brasil

 

O tax free Iphone na Europa é uma coisa comum por causa dos preços mais acessíveis no exterior. Para quem tiver imposto a ser devolvido e tiver mostrado os formulários na alfândega portuguesa, o recebimento ocorre na hora; sendo assim, o turista já volta para o Brasil com até 25% do que gastou em compras em seu bolso.

 

O que fazer para receber tax free?

 

Ao viajar para Portugal, Finlândia, Itália e outros países, muita gente quer saber como fazer para não pagar imposto na Europa e a solução é não se esquecer do passo a passo para solicitar o tax free:

 

  • Pedir o formulário no caixa da loja;
  • Inserir todas as informações;
  • Guardar todos os formulários;
  • Não abrir os produtos até o embarque de volta para o Brasil;
  • Apresentar os formulários na alfândega do aeroporto português

Para ler mais acesse nosso blog!

Deixe um comentário