O que deve constar no projeto PPCI?

 O PPCI é o Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndios, assegurando a proteção das empresas, dos seus colaboradores e de quem está nas proximidades. Sendo assim, o PPCI significado é muito claro: sem ele, fica muito mais difícil evitar acidentes com ou sem vítimas e também minimizá-los, no caso de fatalidades.

Todas as dúvidas sobre o que é PPCI podem ser sanadas pelo próprio Corpo de Bombeiros de cada Estado, por meio do seu canal de atendimento virtual. O importante é que todo empresário tenha consciência de que ter um estabelecimento funcionando sem o Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndios não é apenas contra a lei, mas é um risco à vida dos seus funcionários e da população.

 

PPCI bombeiros: como o Corpo de Bombeiros aprova ou desaprova o projeto?

 

O projeto bombeiros PPCI só é aprovado quando segue algumas regras, como garantir, por exemplo, que o Corpo de Bombeiros consiga entrar no local com facilidade em caso de incêndio. O plano também deve demonstrar que a empresa tomou medidas para que os seus funcionários saiam com rapidez do local em caso de ocorrência e que existem materiais para o combate eficiente às chamas.

Os bombeiros também analisam quem fez o PPCI: é preciso que tenha sido uma pessoa cadastrada no Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA) ou no Conselho Geral de Engenharia e Agronomia. Se o responsável por redigir o PPCI não tem essas qualificações, então o documento é inválido e será reprovado.

O Corpo de Bombeiros também analisa os tipos de recursos materiais que a empresa instalou para prevenção e combate a incêndios, como portas corta-fogo e sinalização adequada. Vale dizer que os bombeiros confirmarão por meio de visita se todos os equipamentos mencionados no PPCI existem na prática.

 

Como elaborar o PPCI

 

O profissional com as qualificações já citadas (além de poder fazer a Anotação de Responsabilidade Técnica ART) tem todas as informações sobre como fazer PPCI e é por isso que a sua contratação é imprescindível.

Primeiramente, esse profissional deve contatar o Corpo de Bombeiros da região e perguntar sobre diretrizes específicas para o Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndios, sem se esquecer de que esse plano deve estar em conformidade com as classes de incêndios mais comuns para aquele tipo de atividade ou imóvel.

 

AVCB Corpo de Bombeiros e PPCI: o que fazer primeiro?

 

O Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros, chamado de AVCB, é um documento complementar ao PPCI: isso porque um só pode ser requisitado ao Corpo de Bombeiros depois de o outro estar aprovado.

A primeira etapa é a solicitação do Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndios; quando os bombeiros confirmarem que o plano está aprovado, é hora de começar a fazer o projeto técnico para AVCB.

Deve-se ter em mente que possuir um dos documentos não exime a empresa de obter o outro. Além disso, o ART, que é emitido no PPCI, é exigido para conseguir licença/alvará municipal.

Gostou? Leia mais artigos como esse acessando nosso blog.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *