Nem todo mundo imagina isso, mas a verdade é que existem vários tipos de clientes e as empresas se beneficiam bastante atendendo ao máximo deles, sendo o cliente b2b um dos exemplos mais lucrativos.

Normalmente, as empresas pensam em pessoas físicas como seus clientes: se é uma fábrica de sorvetes, por exemplo, elas consideram logo pessoas procurando pelas suas guloseimas em um dia de calor.

cliente b2b

No entanto, e outra empresa? Ela não poderia também ser cliente dessa fábrica? Pois é justamente disso que se trata o cliente b2b!

Quando uma corporação fica pronta para atender ao cliente b2b, ela amplia bastante o seu portfólio e passa a ter mais de um mercado consumidor para atender, ajudando-o em momentos de crise, por exemplo.

Se você não sabe o que é cliente b2b ou se quer saber mais sobre o assunto, fique por dentro agora!

O que é um cliente b2b?

A letra “b” dessa sigla significa business, ou seja, trata-se de uma transação de um negócio para outro. Assim, o cliente b2b não é uma pessoa física, mas sim outra corporação que usa os serviços ou os produtos da primeira.

Poe exemplo: um restaurante que compra os sorvetes da fábrica usada como exemplo a fim de servi-los aos clientes. Essa é uma grande ilustração desse tipo de relações, considerando que se trata da interação entre duas empresas.

Inclusive, a pesquisa sobre consultoria de vendas o que faz costuma contemplar esse tipo de cliente pessoa jurídica, já que não é tão fácil passar a atender outras empresas e que existe a necessidade de planejamento.

Qual é a importância do cliente b2b?

É claro que a relação entre duas empresas, tratando-se de forma comercial, é multo importante porque faz com que o fornecedor tenha ainda mais opções para negociar.

Retornando à fábrica de sorvetes do exemplo: porá ela, é fantástico poder atender a poesias físicas e a outras empresas. Assim, se houver uma diminuída nas pessoas físicas que compram os seus potes, o cliente b2b pode preencher essa lacuna.

Para a empresa que compra o sorvete, também é muito mais vantajoso lidar com outra pessoa jurídica, até mesmo porque pode haver algum tipo de parceria posterior que favoreça o seu financeiro.

Setor de tecnologia é um dos que mais atendem a esse tipo de cliente

Não há dúvida de que os desenvolvedores de software são alguns dos que mais trabalham com pessoas jurídicas. Afinal, essas empresas são procuradas para a elaboração de sistemas para outras empresas, sendo um exemplo clássico de transação business-to-business.

Um bom exemplo disso: as redes de farmácias costumam contratar desenvolvedores de software para que o sistema seja atualizado, para que novas abas sejam desenvolvidas, para que o banco de informações seja atualizado e muito mais.

Da mesma maneira, é claro que o setor de Informática também pode ser contratado pelas empresas para que seja feito conserto em maquinário e coisas dessa natureza.

Produção de conteúdo é outro mercado excelente para cliente b2b

Na realidade, muitas empresas já têm a intenção de atender a outras porque preferem esse tipo de mercado e a produção de conteúdo está cada vez mais presente nesse cenário.

Afinal, muitas empresas que precisam fazer propaganda em redes sociais contratam os produtores de conteúdo, seja ele escrito, seja ele em vídeo.

Considerando que muitas empresas precisam de gerenciamento para as redes sociais e de material, é claro que esse segmento é bem presente na área de business-to-business, destacando os influenciadores como contratantes.

Buscando informações sobre cliente b2b e como se dá esse atendimento? Leia tudo o que é relevante sobre essa relação comercial em nosso https://harmonianatureza.com.br!

Deixe um comentário