O treinamento funcional vem ganhando cada vez mais espaço, como uma alternativa que é destinada para um fortalecimento dos músculos dos atletas. Com as medidas de isolamento social que foram propostas pelas autoridades de saúde, ele acabou virando uma alternativa para as pessoas se prepararem fisicamente ou se manterem ativas, dentro de sua casa.

É uma atividade que propõe trabalhar os músculos de forma integrada, com a utilização dos movimentos que são naturais do corpo, para se ter uma melhora da força, da resistência, do equilíbrio, da capacidade cardiorrespiratória e da agilidade do praticante. É um treinamento que pode ser feito em qualquer lugar e inclusive num cômodo da sua casa.

O que será trabalhado nesse treinamento funcional em casa

No treinamento funcional que mostraremos aqui, serão trabalhados os membros inferiores e superiores ou para fortalecer o core. São de nível iniciante e destinados para quem está começando a realizar esses tipo de treinamento ou para os que querem começar. Antes de iniciar, é importante que o aluno procure por uma avaliação física com um médico ou um educador físico.

Em média, esse treinamento funcional pode durar 1 hora e mesmo para os iniciantes, sendo que, a maioria desses exercícios é feita com o uso do peso do corpo e com alguns deles podendo ser feitos com combinações de atividades, que são para não deixar nenhum treino igual ao outro, tornando essa modalidade muito mais dinâmica e interessante para quem não gosta de uma rotina de exercícios.

Formas de treinar em casa

Comece sempre por alongar, já que a flexibilidade do seu corpo está relacionada à sua musculatura, sendo melhorada com o alongamento, para a sua saúde e para que sejam evitadas lesões, com preservação de suas capacidades funcionais. Aqueça com uma flexão, reduzindo a dificuldade colocando o joelho no chão, para aquecer o músculo-alvo do peitoral.

Faça agachamentos com o peso corporal e tente por 40 minutos e em seguida descanse por 30 segundos. Salte na vertical e realize de 8 a 10 repetições. É um movimento explosivo e que cansa muito. Polichinelos de pé, com as pernas próximas uma das outras e os braços alinhados ao lado do corpo, flexione levemente os joelhos e pule abrindo as pernas para a lateral.

A corrida estacionária é correndo no lugar por 30 segundos e para dificultar esse exercício, corra elevando os joelhos até a altura da barriga. No exercício de elevação lateral, o praticante irá precisar de 2 garrafinhas de água, de pé com os pés paralelos ao corpo, com as garrafinhas em cada mão, eleve os braços até a altura dos ombros e abaixe os braços. Faça essa repetição por 20 vezes.

A falta de tempo ou de dinheiro não podem ser motivos para que sejam evitadas as práticas de atividades físicas e com o treinamento funcional, já se pode afastar o sedentarismo, com benefícios que são para o seu corpo e para uma tonificação, que podem ser feitos em casa, já que são fáceis ou conhecidos. Realize essas formas de treinar em casa.

Leia mais no blog.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *