Tontura e Zumbido: Quais são as Relações e as causas?

Constantemente as queixas de tontura são acompanhadas por reclamações sobre outros sintomas, neste caso, os zumbidos. Ambos não são uma doença, mas sim sintomas muitas vezes em comum, de diversos tipos de enfermidades que podem afetar pessoas de idades variadas.

No texto de hoje você encontrará mais informações a respeito sobre a possibilidade dessa relação e quais são as principais causas em torno dessas condições, que podem se tornar realmente desconfortáveis nos portadores.

Entenda o que é a tontura e o zumbido

De acordo com dados da OMS (Organização Mundial da Saúde) nos últimos anos, o zumbido acomete aproximadamente 278 milhões de indivíduos. A exatidão da descrição do zumbido é praticamente impossível, acredita-se que afete cada pessoa de uma forma, não sendo o mesmo som para todas.

Muitos pensam que o zumbido acomete mais os idosos e frequentemente estão ligados a partir desses fatores, porém, as possibilidades vão além. Algumas doenças como a labirintite e distúrbios que afetam a tireoide, podem ter como um dos indícios, o zumbido, assim como lesões que afetam o pescoço, excesso de cera e exposição a sons altos.

Por mais que sejam comuns para algumas pessoas, episódios de tontura tendem a resultar em sensações distintas e podem indicar problemas graves. Algumas pessoas confundem a tontura com a vertigem, porém, enquanto a tontura envolve o equilíbrio corporal, a vertigem se apresenta de uma forma ainda mais desconfortável, onde a pessoa sente que o corpo ou objetos estão girando.

Quais são as relações entre a tontura e o zumbido?

Tanto a tontura, quanto o zumbido, são sintomas em comuns de diversas patologias. Ambos são sintomas otológicos e apesar de surgirem juntamente na ocorrência de algumas enfermidades, como a labirintite e a síndrome de Menéirè, ainda não foi confirmada com exatidão uma relação significativa entre esses sintomas, da mesma forma que a inexistência de uma ligação também não foi descartada, afinal, apresentam diversos pontos em comum.

O zumbido e a tontura podem ocorrer de forma independente ou simultânea, causando principalmente no segundo caso, um grande desconforto. Ambos possuem maior incidência em pessoas com complicações que levam a perda auditiva e podem ser piorados por meio de questões emocionais.

Quais são as causas?

Tanto a tontura, quanto o zumbido, indicam que algo não está bem no organismo. Os dois estão ligados a condições que envolvem o mau funcionamento do labirinto, já que é uma área responsável pela audição e pelo equilíbrio do corpo.

Apesar disso, quando ambos os sintomas surgem, é um sinal de que duas regiões estão sendo acometidas de maneira simultânea, a cóclea e o labirinto. Questões metabólicas e hormonais também podem ser fatores desencadeadores. Veja alguns dos problemas que podem ser responsáveis pelo surgimento de ambos:

– Labirintite;

– Problemas emocionais;

– Consumo de bebidas em excesso;

– Perda auditiva;

– Síndrome de Menéirè;

– Tabagismo;

– Hipertensão;

– Problemas na tireoide.

É fundamental buscar um médico imediatamente, afinal, como dito acima, são indícios de que algo não vai bem, sendo ocorrências de diversos tipos de enfermidades que podem ter complicações e afetar a sua qualidade de vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *