O cartão nacional do SUS, ou apenas cartão do SUS é um mecanismo de identificação criado pelo Governo Federal em meados de 2001. Com ele, é possível ter informações sobre todos os brasileiros que usam o sistema público de saúde.

Esse cartão reúne não apenas os dados pessoais de um paciente. Ele contém informações preciosas, como o histórico médico de uma pessoa.

Ali, é possível saber quais doenças esse paciente já teve, que tratamentos realiza, com que médicos costuma passar e até exames ou remédios prescritos e adquiridos via Farmácia Popular.

Embora possa parecer muita informação para alguns, é com base nestes dados que médicos podem traçar um atendimento personalizado e oferecer respostas mais rápidas, principalmente em casos de urgência e emergência.

O que é o número do cartão do SUS?

O número do cartão do SUS é a forma como as pessoas são identificadas no sistema de saúde. Ele funciona como os números do RG, dando um patamar único a cada paciente.

É importante destacar também que, assim como a identidade, o número do cartão do SUS é único e imutável, ou seja, vai lhe acompanhar pelo resto de sua vida, mesmo que você mude de cidade ou de estado.

Como fazer o cartão do SUS

Para fazer cartão do SUS infelizmente ainda é preciso comparecer a unidades físicas de saúde em seu município, cidade ou estado.

Atualmente, estão habilitados a emitir esse documento a secretaria municipal de saúde, os postos de saúde e os hospitais municipais.

Conseguir o cartão do SUS é muito simples. Basta que a própria pessoa (ou o responsável por crianças, idosos ou outros adultos vulneráveis) procure um destes locais munido de um documento original com foto (RG ou CNH são aceitos), CPF e comprovante de residência.

O cadastro é feito em poucos segundos e na ocasião você já consegue imprimir cartão do SUS e ser atendido em toda a rede pública.

Internet

O Ministério da Saúde oferece, também, a possibilidade que os brasileiros façam um pré-cadastro online, para tornar esse processo de obtenção do documento mais rápido.

Para isso, basta acessar o portal do cidadão, em portaldocidadao.saude.gov.br, localizar a caixa de pré-cadastro para o cartão e inserir os seus dados, juntamente com um e-mail válido.

Leia mais: https://bonsinvestimentos.com.br/cartao-sus/

Depois, cadastre uma senha e aguarde o envio do comprovante por e-mail. Imprima esse documento e apresente em qualquer estabelecimento autorizado a imprimir cartão do SUS. Pronto, você terá o cartão em mãos.

Segunda via do cartão do SUS

Caso o paciente venha a perder esse documento, é possível obter um cartão do SUS segunda via facilmente. Para isso, basta que o interessado acesse o portal do cidadão e informe a senha.

Se você já tiver o número do cartão, também deve informar esse dado. Senão, basta recuperar o dado e preencher no espaço. O sistema irá liberar um novo cartão do SUS imprimir.

Agora, se depois de todo esse processo não for possível imprimir um novo cartão, basta procurar um posto com seu documento de identidade, e lá será impresso e entregue outro cartão do SUS.

Artigos recomendados