A cada ano, seja ao final do período ou na metade do semestre, a captação de alunos se torna um assunto recorrente entre as instituições de ensino de todo o Brasil.

Sejam elas de nível fundamental, médio ou superior, todas se preocupam em melhorar a forma como realizam a prospecção de alunos, afinal, de contas é disso que depende sua receita e, por consequência, sua sobrevivência.

Para ter sucesso nesta caminhada, é comum que muitas escolas criem fórmulas próprias que as permitirão entender como captar alunos, sempre adaptando essa busca às características da região em que atuam.

No entanto, muitas vezes, os esforços são confundidos apenas com ações que visam unicamente o lucro, “queimando o filme” daquela escola e fazendo com que pais e alunos pensem que somente o dinheiro importa.

Isso acontece porque é cada vez comum, entre as escolas, o uso equivocado do marketing escolar, passando a falsa impressão de que essa ferramenta serve apenas para aumentar o número de alunos inscritos em uma escola.

Para mostrar que sua importância vai bem além de ajudar na captação e retenção de alunos, preparamos um texto que fala bastante da função desse tipo de marketing. Confira.

Prospecção de alunos

O que é a prospecção de alunos para você? É desenvolver, com a ajuda do marketing para escolas, faixas, flyers, banners ou mesmo postagens em redes sociais que mostrem apenas as vantagens financeiras de se matricular em sua escola?

Sabia que essa é uma das mais limitadas formas de atuação do marketing escolar? Extremamente rica, essa ferramenta pode ir muito além de apenas ajudar as escolas a melhorar seu desempenho na captação de alunos.

Isso porque, quando bem executada, ela própria é o caminho para quem quer entender como captar alunos. Não acredita? Veja como isso é possível.

Marketing escolar

O marketing escolar, como dissemos, é uma ferramenta muita vasta e que vai bem além de criar peças publicitárias para mostrar seus descontos agressivos na região.

Esse instrumento não só pode como deve ser empregado para expor a qualidade do ensino de sua instituição, sua contribuição para a formação de cidadão mais críticos e preparados para o mercado de trabalho.

É com esse diferencial que vocês aumentarão não apenas a captação de alunos, como também a retenção de alunos, já que o número dos que entram precisa ser semelhante aos dos que permanecem em sua instituição de ensino, para que essa conta seja equilibrada.

Inbound marketing para instituições de ensino

Para tornar isso possível, o inbound marketing para instituições de ensino tem um papel bastante expressivo, já que é com ele que o grupo consegue não apenas identificar as personas para quem irá se dirigir, como também moldar um discurso que fale com estas pessoas.

O inbound marketing para instituições de ensino contribui, também, para a criação de um plano de marketing educacional, conjunto de ações que irá atacar amplas frentes e permitir que sua escola mostre quais são seus diferenciais.

Assim, ao desenvolver uma linguagem que atraia e trabalhar temas de interesse da comunidade, você conseguirá aumentar sua captação de alunos e também a importância da instituição.

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