Como bem sabemos essa questão de pandemia e quarentena tem sido muito discutida e comentada, afinal isso ter perdurado já por muitos meses e ainda não temos nem um pingo de certeza de quando tudo isso vai passar.

Já foram muitas perdas, muitos momentos em que se agravam e diminuem os casos de corona-vírus aqui no Brasil e no mundo. Visto que já passamos pela segunda onda do corona e torcemos para que nada piore.

CenarioMT

Mato Grosso e o corona-vírus

No Mato Grosso muitos municípios tiveram o aumento nos casos de covid, mais especificamente 18 (dezoito) municípios do estado.

Registrando mais de 197 mil e 394 casos, sendo mais de 4 mil óbitos, apesar do aumento dos casos nos estados e na maioria de seus municípios, foram todos classificados como de baixo risco.

Porém é sempre bom tomar as devidas precauções, visto que as vacinas que chegaram no Mato Grosso são vacinas do coronavac e estão sendo distribuídas primeiramente aos profissionais de saúde, aos cidadãos idosos e há algumas tribos indígenas da região.

Apesar disso os casos suspeitos de covid-19 não param de crescer, ontem mesmo tiveram um registro de mais de 269 novos casos e aumentando.

Todos esses novos casos representam um aumento de aproximadamente mais de 28% no estado do Mato Grosso inteiro. Apesar de todos esses casos estarem sendo monitorados devidamente, já foram mais de 7 casos confirmados.

Por enquanto nenhum desses casos confirmados apresentam um quadro grave de corona-vírus, porém estão sendo monitorados na medida do possível para que não passem para mais ninguém e também para que esses quadros não se agravem.

Como é demorado o processo de confirmação de casos, visto que em 2 semanas os infectados apresentam os sintomas, visto que fazendo os testes há sim algumas pessoas que podem se apresentar negativas ao corona e mesmo assim carregam o vírus.

Além disso, existem aquelas pessoas infectadas que não apresentam nenhum sintoma, o que faz elas serem chamadas se assintomáticas e isso é o que torna muito difícil e quase impossível de se registrar.

Afinal, a maioria das pessoas assintomáticas estão transmitindo o vírus, sem nem saber e não vão atrás de fazer o teste, pois não possuem nenhum dos sintomas.

Sendo assim o Ministério de Saúde tem recomendado que todos permaneçam com os cuidados básicos, só assim há a possibilidade de reduzir o risco geral, tanto de transmitir quanto de pegar o vírus.

Por isso evite o máximo o contato com pessoas que estão fora do seu ciclo de convivência do dia a dia, e se você mora com alguma pessoa que tem apresentado algum dos sintomas, por mais que seja só uma suspeita, tente manter as precauções ao redor desta pessoa.

É sempre extremamente recomendado que você desinfete diariamente utensílios e superfícies tocados com frequência por mais de uma pessoa e esteja sempre de máscara.

Leia outras matérias em nosso blog e fique por dentro de tudo.

Fonte: CenarioMT

Deixe um comentário