Será que é possível desistir do tratamento em uma clinica de reabilitação? Diferente do que muitas pessoas pensam, a dependência química pode ser tratada, mesmo sendo considerada uma doença crônica.

O dependente químico geralmente apresenta mudanças progressivas de comportamento, que acabam fazendo o organismo a se adaptar a droga. E devido a isso, a dependência química por estar relacionado ao uso de drogas, é caracterizada como um transtorno mental.

clinica de reabilitação

Saiba se em uma clinica de reabilitação é possível desistir do tratamento

Este tipo de procedimento raramente faz parte das clinicas, mas, como existe casos em que o familiar desiste do tratamento. Lembrando que não é o dependente químico que desiste do tratamento, mas sim o familiar, que não está preparado para lidar com certas situações que exigem um tratamento mais intensivo ou para uma possível internação.

Geralmente o familiar que desiste do tratamento não quer passar por esses momentos com o dependente químico ou não está conseguindo dizer não ao dependente. Sem dúvida algum este pensamento, que é misturado com a atitude de desistência, irá acarretar em uma recaída no quadro evolutivo.

A maioria das clinicas de reabilitação não acompanham os familiares que desistiram do tratamento, pois, deixam claro que a responsabilidade pelo resultado passa a ser do familiar que desistiu do tratamento. Neste caso, os familiares são orientados a buscarem ajuda em grupos de apoio do seu município, para assim aprender a lidar com as imposições da doença, como também com os altos e baixos que existem em um tratamento.

O que o familiar deverá aprender a dizer para a doença

  • Que não irá concordar com a sua saída até que os profissionais concordem e possam dar alta;
  • Que não irá fazer visitas enquanto, o dependente químico, não estiver indo bem nas suas atividades dentro da clinica de reabilitação;
  • Que não aceita mais as suas imposições em hipótese alguma;
  • Que tudo que você começou nos últimos anos não chegou a concluir, veja se irá concluir ao menos o seu tratamento com sucesso;
  • Já que você conseguiu sobreviver consumindo drogas em um mundo totalmente ruim, agora você precisa a viver sem consumir drogas em um mundo bom;
  • Além das citadas, tem muitas outras que você poderá dizer para a doença, para que o dependente químico, não acabe desistindo do tratamento.

Pois, o dependente químico que foi acolhido em caráter voluntário tem o direito de desistir do tratamento a qualquer momento. Já o dependente químico que foi internado em caráter involuntário só poderá sair quando receber alta médica da clinica de reabilitação.

Ambos casos a clinica deverão dar as informações sobre o acolhimento e também esclarecer todas as suas dúvidas. Nenhum dependente químico pode passar por situação que o deixe constrangido, bem como, sofrer agressões físicas e psicológicas em decorrência do seu tratamento. Como você pode ver, é possível desistir do tratamento em uma clinica de reabilitação.

Gostou desse conteúdo? Veja mais informações sobre esse assunto aqui no nosso blog, tire suas dúvidas!

Deixe um comentário