Na hora de comprar um carro, muita gente tem um pouco de preconceito com relação aos veículos seminovos. Porém, a verdade é que os Carros usados podem ser a melhor saída para quem está precisando aumentar o patrimônio, mas não tem meios de investir em um carro 0KM.

De fato, há cada vez mais concessionárias especializadas em carros seminovos, além de sites que oferecem esse tipo de veículo. Contudo, você sabe quais são os cuidados que se deve ter na hora de considerar a compra de um deles?

carros usados

Conheça as principais coisas as quais você precisa prestar atenção quando estiver comprando um veículo seminovo.

1 – Pedir um teste drive

Há quem fique sem graça, ao comprar carros usados , de pedir um teste drive. Não importa se a negociação está sendo feita diretamente com o dono ou por meio de uma concessionária, é sempre recomendado testar primeiro o veículo.

Quando se faz o teste drive, é possível perceber se existirem problemas mecânicos, se o carro é confortável e coisas desse tipo.

Inclusive, a pessoa que está vendendo um veículo seminovo deve estar preparada para oferecer o teste drive mesmo sem que o possível comprador peça. Para se proteger, é claro que o dono ou um representante da concessionária irá junto.

2 – Analise os documentos do veículo

Infelizmente, há muitas pessoas que querem “se livrar” dos veículos que estão com algum problema relacionado a multas ou a outras dívidas e, por isso, optam pela venda.

Sendo assim, é indispensável pedir ao vendedor ou à concessionária as informações referentes aos documentos e fazer uma busca no Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN).

Normalmente, as coisas as quais a pesquisa deve se ater é a débitos do IPVA e a multas, mas também é interessante verificar se o seminovo foi usado em alguma atividade criminosa, se ele ficou apreendido no pátio, etc.

3 – Verifique se há peças substituídas

É bom adiantar que é difícil um carro usado que não tenha alguma peça substituída. Isso significa que, em algum momento, o antigo dono pode ter trocado o seu volante, mudado os bancos, alterado a sua bateria, etc.

O problema é que todas essas peças substituídas devem ser de fábrica para que a qualidade do veículo não seja diminuída e o novo dono não corra riscos.

Por isso, se você vai comprar um seminovo, não deixe de perguntar claramente se algum item foi substituído e pedir a comprovação de que a troca foi por um item original.

4 – Peça ajuda a alguém experiente

O ideal é que um mecânico de confiança acompanhe o interessado na compra para verificar se o seminovo está em boas condições gerais. Contudo, se isso não for possível, levar algum amigo ou familiar que tenha maior entendimento de carros pode ser a solução.

Inclusive, a companhia de uma segunda pessoa pode inibir qualquer má intenção do dono atual do veículo e reduzir tentativas de golpes.

Quer saber mais sobre compra de carros usados? Visite nosso blog!

Deixe um comentário