O legado de Steve Jobs é tão impactante que muitos o enquadram como um mito. Se olharmos de perto veremos que o homem da Apple orientou-se por princípios simples, porém transformadores, para construir sua imagem avassaladora. Este artigo deixo a minha opinião sobre a biografia Steve Jobs resumida que é uma seleção de 5 lições obrigatórias que devemos aprender com ele.

Lição #1 biografia steve jobs resumida: Siga seu instinto

“Tenha coragem de seguir seu coração e sua intuição. Eles, de alguma forma, já sabem o que você realmente quer ser.”

É muito comum, ao iniciarmos qualquer projeto, existirem pessoas ou grupo de pessoas aptas a tolher nossos ideais. Pode ser por inveja ou simplesmente má-fé, sempre haverá quem se prontifique a tentar destruir os sonhos dos outros, é uma raça antiga que permeia nossos arredores e com a qual temos de conviver e saber lidar a cada situação, ainda que isso exija mais esforço para que mantenhamos o foco em nossos objetivos.

Para isso, Steve Jobs, tinha um antídoto eficaz: instinto. Se você acredita em algo nada mais justo que você tente fazer acontecer, mesmo que isso signifique contrariar opiniões de terceiros. Jobs abandonou a faculdade de belas-artes porque não conseguiu ver valor no curso, contrariando seus pais. Mas ele ouviu sua intuição e sabia que o futuro lhe reservava algo do qual teria prazer de fazer e compartilhar.

Embora haja uma força oposta lhe dizendo para desistir, é preciso ouvir primeiro a si mesmo.

Lição #2: Diga não para muitas coisas

 “Sinto-me orgulhoso tanto do que não fizemos quanto do que fizemos.”

Dizer não pode ser um ato difícil, nos acostumamos a ser conivente com certas coisas. Sabemos que Jobs tinha uma personalidade forte para defender suas posições com veemência e ir até o fim para colocar em prática o que idealizava. Neste caso a negativa tem o poder de eliminar o que é supérfluo e deixar em evidência o que realmente importa, passar todas as coisas por uma grande peneira, isto é, separar o joio do trigo.

Leia também:  Dicas Para Se Dar Bem Nas Compras Do Black Friday

Chegar ao ponto de negar algo pressupõe uma análise minuciosa do panorama. Quando ele retornou à Apple viu o portfólio exagerado de produtos e decidiu cortá-lo drasticamente a fim de que o consumidor pudesse associar a empresa a um determinado item ou itens de fácil assimilação. Ao final caiu para 10 a lista de produtos em que antes figuravam 350. E isso, imagine, deixou muita gente perplexa, receosa e irritada, mas que logo aceitaria a genialidade do projeto com o sucesso dos IPod, IPhone e IPad.

Dizer não, então, pode ser um modo de delimitar o que é importante.

Lição #3: Pense diferente… e aja diferente

“Ser o homem mais rico do cemitério não importa para mim… Ir para a cama à noite, dizendo que fizemos algo maravilhoso… É isso que importa para mim.”

De nada adianta ter uma grande ideia se ela não se transformar em algo tangível às pessoas. E só se é diferenciado quando se age na mesma medida de seu pensamento, pensar e agir são complementos que devem caminhar juntos como tronco e membros de um corpo, sob o risco de se transformar em algo incompleto que certamente será rejeitado por não possuir uma essência autêntica.

Ser o que não é pode ser um tiro pela culatra para quem deseja ter algum sucesso. “Pense diferente”, o famoso slogan da Apple, é muito mais que uma etiqueta publicitária, simboliza como Jobs agiu durante o percurso de sua vida, incessantemente buscando não ser mais um em milhões, ofertar coisas funcionais para as pessoas, destacar-se onde o senso comum já havia se cristalizado.

Pensamento e ação coerentes moldam o caráter de uma pessoa.

Lição #4: Enriqueça a vida dos outros

“As pessoas não querem apenas comprar computadores pessoais. Elas querem saber o que podem fazer com eles, e nós vamos mostrar-lhes exatamente isso.”

Não se pode fazer negócio sem pessoas, sejam elas empregados, sócios ou consumidores. Essa é a primazia de todo o empreendimento. No entanto, Steve descobriu algo mais: é preciso enriquecer a vida dos outros. E o termo está longe de ter uma referência financeira. Numa loja Apple, o consumidor não é atendido por um vendedor, e sim por um consultor, um especialista, treinado para absorver desejos e transformá-los em experiências incríveis com seus produtos. Isso não é só venda, mas uma relação permanente.

Leia também:  Lista Perfect Player: veja IPTV no melhor lugar

O exemplo do varejo nos diz como Jobs enxergava a relação de reciprocidade com o outro no sentido de oferecer produtos e serviços que realmente serão funcionais e farão sua vida melhor. Da mesma forma que um blog como o Harmonia Natureza não pode almejar somente ganhar dinheiro na internet, pois isso não agregaria valor para os leitores, é preciso oferecer uma experiência interessante com conteúdos de qualidade sobre o tema.

Estamos no mundo para ajudar as pessoas a crescerem. Posso dizer e afirmar que essa biografia steve jobs resumida trouxe uma grande inspiração para milhares de pessoas.

Lição #5: Inovar com simplicidade

“Criatividade é apenas conectar pessoas.”

Há muito tempo se diz que a simplicidade é a melhor virtude para aqueles que desejam fazer algo novo, contudo a ânsia em incrementar um produto com funcionalidades em demasia, um design de outro mundo e termos quase incompreensíveis transformam uma ideia razoável em uma tragédia. O que Jobs teve a sensibilidade de compreender é que a inovação está em fazer com que as pessoas se aproximem da melhor experiência possível numa plataforma acessível a qualquer público, inclusive a uma criança de 2 anos, como demonstrado num famoso vídeo viral do blogueiro Todd Lappin.


Quando as pessoas conseguem absorver o produto em pouco tempo, conseguem se conectar de forma eficiente e, inclusive, demonstrar para outras pessoas o seu funcionamento, significa que ele alcançou um nível de excelência em inovação, independentemente dos zilhões de recursos tecnológicos que tenha.

Portanto, a inovação está na arte de maximizar algo utilizando o mínimo.

Deixe a sua opinião sobre o que você aprendeu com a biografia steve jobs resumida.

Artigos recomendados

Deixe um comentário