A internet é hoje um meio de comunicação muito difundido em nosso País e abre as portas para diversas oportunidades de negócios. Por conta da estabilidade da economia, da redução da desigualdade e do aumento da renda per capita, ela já alcança milhões de pessoas ávidas por novidades, interação e compartilhamento de conteúdo.

E onde existe gente há possibilidades. Foi assim que muitos enxergaram a internet como uma maneira de construir relacionamentos voltados para o empreendedorismo online e começaram a ganhar dinheiro.

Mas como fica a realidade do emprego formal, modalidade que ainda faz parte da grande massa da força de trabalho brasileira? Entenda um pouco mais nos 7 temas comparativos deste artigo.

Tema #1: Oportunidades de negócios com segurança

Empreendedorismo online: embora muitos já descobriram as benesses de se atuar profissionalmente na internet, ainda há quem resista a adentrar neste mercado. O receio de participar de negócios duvidosos que têm o interesse único de retirar dinheiro alheio é o que mais incomoda.  Porém, há muitas formas de descobrir golpes sobre ganhar dinheiro na internet, em especial quando há ênfase em funcionalidades mirabolantes como dinheiro fácil, dinheiro rápido ou estipular valores de ganhos astronômicos. Se houver critérios inteligentes para escolha dos melhores negócios, você jamais será uma vítima de golpes na internet.

Emprego formal: ter um emprego representa uma segurança relativa que vai depender do humor da empresa e do mercado. Não é raro ver trabalhadores que dedicaram 20 anos de suas vidas em certa companhia e de repente ter anunciada sua rescisão de contrato de trabalho. Então, a carteira assinada não significa um conforto, e sim uma necessidade básica que todo ser humano tem de trabalhar e ter uma renda. A gigantesca maioria peca em fazer desta necessidade algo perpétuo, sem vislumbrar outras possibilidades. O empreendedor é aquele que enxerga essas possibilidades.

Tema #2: Rentabilidade

Empreendedorismo online: o dinheiro que você ganhar em um negócio próprio online ou físico está estritamente ligado à produtividade, quando se produz muito recebe-se muito, quando se produz pouco recebe-se pouco. Simples assim. Essa oscilação, se houver, é proporcional à dedicação do empreendedor. Caso se faça um trabalho sério, a longo prazo, a tendência é que haja desenvolvimento contínuo de ganhos e que talvez o lucro parco no início transforme-se numa rentabilidade fantástica que vai lhe fazer repensar o conceito de trabalho. Não fique limitado conheça algumas oportunidades de negócios.

Leia também:  Porque Temos Transtorno De Ansiedade? Dicas De Prevenção

Emprego formal: com exceção dos que trabalham com vendas, um empregado vive de seu salário e acréscimos como hora extra e outras comissões. Há um grande contingente que recebe ordenado fixo mediante o cumprimento de suas obrigações num horário de trabalho determinado. Isso quer dizer que o desenvolvimento de um trabalhador pode se dá com o aumento salarial ou promoção (que nem sempre tem regras baseadas no mérito). E quando o vínculo empregatício cessa o salário também acaba, resultando em perda total de rendimentos. Por isso não é conveniente dedicar-se integralmente a um emprego. O emprego formal infelizmente para algumas pessoas poderá fechar novas portas de oportunidades de negócios.

Tema #3: Autonomia

Empreendedorismo online: quando o negócio é seu você dita as regras, isso significa autonomia para poder geri-lo da forma que melhor lhe aprouver. Claro que também exigirá mais atitude, mais responsabilidade e assumir mais riscos, características essenciais a quem quer ser empreendedor.  Com este perfil independente, o empreendedor não precisa de um patrão.

Emprego formal: diante das dificuldades inerentes da administração de um negócio, muitos preferem alienar sua força de trabalho a um empregador que terá a incumbência de comandar. Cada perfil vai se enquadrar de acordo suas preferências. Quem tem a personalidade passiva vai escolher sempre receber e executar ordens.

Tema #4: Aposentadoria

Empreendedorismo online: não é necessário ter a carteira assinada para se aposentar, o empreendedor pode, se quiser, ser contribuinte do INSS. Mas além da previdência social é extremamente recomendável adquirir um plano de previdência complementar, há muitas companhias de previdência com excelentes planos e carteiras muito rentáveis. Atente-se para o fato que a verdadeira “aposentadoria” constrói-se no decorrer da vida e não no fim dela.

Leia também:  De Mendigo a Milionário - Chris Gardner uma história de sucesso

Emprego formal: quem se dedica exclusivamente a um emprego formal contribuindo somente com o INSS vai passar de 35 a 40 anos trabalhando duro para poder receber proventos com as regras do teto e do fator previdenciário. Ademais, o reajuste, quando há, é muito pouco, ocasionando consequentes defasagens no benefício. Não é preciso pesquisar muito para saber que viver de aposentadoria é um martírio. Ser aposentado no Brasil é um grande problema e muito mesmo após a sua pequena aposentadoria querem novas oportunidades de negócios.

  • O que significa i9life? 10 Razões Para Você Ser Um Empreendedor

Tema #5: Jornada de trabalho

Empreendedorismo online: engana-se quem pensa que um negócio na internet não precisa de disciplina no tocante ao tempo. Para o bem de seu projeto recomenda-se estipular um espaço em sua agenda para ele. No entanto, o diferencial é a flexibilidade de horários, como não há a figura tradicional de uma empresa lhe cobrando a sua presença é bem possível organizar sua jornada de trabalho para se dedicar a outros prazeres como viagem, família, clube, etc.

Emprego formal: o tempo é delimitado pela empresa e você tem de cumpri-lo sob pena de uma eventual punição como corte no ponto ou perda de bônus. Para trabalhadores regidos pela CLT, o limite é de 44 horas semanais. Por isso é importante separar as horas vagas para se dedicar a seu próprio negócio (online ou offline) e ter uma renda secundária que, no futuro, poderá tornar-se a principal. A minha jornada de trabalho é longa e não tenho tempo para novas oportunidades de negócios. Afirmo quem quer faz.

Tema #6: Qualidade de vida

Empreendedorismo online: todos buscam maneiras de ter uma melhor qualidade de vida. Às vezes o stress do dia-a-dia, principalmente no trabalho, suga tanto a disposição que isso afeta até nas relações interpessoais com amigos, família e colegas de trabalho. Ser um empreendedor na internet não dá a certeza de atingir qualidade plena em sua vida, mas para aqueles que são persistentes e seguirem neste caminho ter horários flexíveis e não ter a pressão cotidiana podem ser motivos de sobra para isso.

Leia também:  Qual seria o seu peso ideal? Você sabe o que precisa fazer?

Emprego formal: trabalhadores podem ser muito felizes em seus empregos, mas o índice de satisfação é historicamente pequeno, o espírito de conformismo domina diante de uma realidade incômoda e não vendo outra saída é preferível “ir levando”, só que os anos vão passando e nada acontece de novo. Somente uma postura ativa é capaz de provocar mudanças e proporcionar qualidade de vida.

Tema #7: Investimento

Empreendedorismo online: quem leu outros artigos deste blog sabe que o investimento é um tema recorrente. Ser um empreendedor demanda também saber investir em ferramentas, e-books, cursos, infoprodutos, etc. Ter um negócio online vai exigir antes de tudo ter um capital, talvez não tão volumoso quanto um negócio físico, mas o certo é que não há como ganhar dinheiro na internet do zero.

Emprego formal: o investimento é o que faz muita gente desistir de ser empreendedor online. Alguns acham, equivocadamente, que a internet é um território livre e tudo deve ser gratuito, outros tem receio de “perder” dinheiro. Tais perfis não coadunam com o de um empreendedor que deve enxergar sempre além. Para quem não pode ou não quer correr riscos, o emprego formal é o mais indicado.

Conclusão

Apesar do emprego formal ter um caráter mais passivo, isso não quer dizer que ele não seja importante para gerar renda. Para quem deseja trabalhar integralmente na internet, não é necessário abandonar o emprego, o que este artigo quer transmitir é a possibilidade de isso ser feito com muita análise e a longo prazo, para isso evidenciamos alguns pontos no qual o empreendedorismo online supera em qualidade o trabalho tradicional.

E você, quer ser empregado ou empreendedor?

Artigos recomendados

Deixe um comentário