Conheça Mais Sobre Zika Vírus Origem – Zika Vírus Sintomas

Bloqueador de anúncios detectado

O Blog Harmonia Natureza é sustentando com exibição de anúncios online para os nossos visitantes. Considere nos apoiar desativando o seu bloqueador de anúncios do navegador.

Um vírus que vem assustando toda a população mundial é o zika vírus. Você sabe o que é esse vírus, como ele é transmitindo e os riscos que – principalmente – as gravidas estão correndo? Confira tudo a seguir!

Já sabemos que o zika vírus é transmitido pelo mesmo mosquito que transmite a dengue e a febre chikungunya – o famoso Aedes Aegypti.

Zika Vírus Origem

Acredita-se que o vírus chegou ao Brasil durante a Copa do Mundo de Futebol e se alastrou muito rapidamente, o que acendeu um alerta para os Jogos Olímpicos que serão realizados no Brasil ainda em 2016.

Zika-Vírus-Origem

(Fonte: http://s2.glbimg.com/8E1mVYHFcHJJ48iSOQDyUJ6pTJo=/s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2015/05/26/aedes_aegypti.jpg)

Estado de emergência internacional

A Organização Mundial de Saúde – OMS – decretou no último 2 de fevereiro, estado de emergência internacional, após confirmar que o problema de transmissão do vírus é um problema de saúde pública internacional.

A confirmação foi feita depois que o zika vírus foi encontrado – e confirmado – em pelo menos 24 países da América.

Conhecendo o Zika vírus

Como já foi dito anteriormente, o zika vírus é transmitido pelo Aedes Aegypti, mas também estão estudando a possibilidade de ele ser transmitido pela urina, saliva e até mesmo pelo sêmen.

No Brasil, surgiu discretamente em meados de 2015, porém, no fim do ano houve um grande aumento nos casos.

Os sintomas do zika

Os médicos afirmam que os sintomas do zika vírus são relativamente fracos, já que normalmente acontece uma febre que tem duração de três a quatro dias. Ainda incluem manchas vermelhas no corpo, coceira, olhos vermelhos e dores no corpo que somem entre três e sete dias.

O problema se encontra nas sequelas da doença, que são bastante graves. As mais conhecidas atualmente são:

  • Má formação do cérebro em bebês, nas mães se contaminaram com zika vírus durante o início da gravidez, ocasionando assim a temida microcefalia e;
  • Doenças do sistema nervoso, como a Síndrome de Guillain-Barré.

O tratamento da zika vírus é feito com o uso de medicamentos para controlar as dores e a febre.

Fique de olho nessa tabela do Ministério da Saúde que ajuda a diferenciar os sintomas do zika em relação à dengue e chikungunya.

Zika-Vírus-Sintomas

Como se prevenir do zika vírus

Como sabemos que o principal meio de transmissão do zika é o mosquito Aedes Aegypti, é de extrema importância eliminar todos os focos do mosquito, evitando deixar água parada.

Também se recomenda usar nas janelas mosquiteiros sobre as camas, roupas com mangas e pernas compridas, além do uso do repelente.

Como os planos de saúde devem se posicionar diante desta epidemia?

Sabemos que o Sistema Único de Saúde brasileiro – o conhecido SUS – não consegue atender a enorme demanda da população brasileira que necessita de atendimento médico e assistência medicamentosa.

Diante disso, os planos de saúde começaram a receber seus assegurados que apresentam os sintomas de zika e estes querem que o exame para a detecção do vírus seja incluído da cobertura dos planos. O que eles alegam é para que haja um diagnóstico precoce da doença e um tratamento digno para quem foi exposto ao vírus.

As empresas operadoras de planos de saúde sabem que, com essa explosão de casos de zika, e suas sequelas é preciso rever e incluir procedimentos que antes não eram feitos por elas. O problema, segundo elas, são os custos que tal inclusão terá e – o pior – que para que essa inclusão seja feita é necessário cumprir com a legislação, onde uma série de procedimentos devem ser revistos e, somente após isso poderá incluir ou não os procedimentos supracitados.

O mais grave nisso é que essa revisão tem como prazo dois anos e nesse momento todos devem se perguntar: como fica a situação das pessoas que precisam nesse momento de um atendimento especializado?

Mesmo que essa indecisão ainda permaneça, é importante ressaltar que o plano de saúde é a melhor forma de proteção para esta doença tão grave.

Lembre-se de que nesse momento de alerta contra o zika vírus, o mais importante é a sua saúde e a de sua família!

Conheça Mais Sobre Zika Vírus Origem – Zika Vírus Sintomas
5 (100%) 1 vote
-->Aproveite e cadastre seu email abaixo para receber novas atualizações do site. Após colocar o seu email abaixo vai receber um email de confirmação de cadastro não esqueça de clicar.<--

Receba novidades no seu email:

Delivered by FeedBurner

Deixe uma resposta

Digite abaixo a numeração *