Eu fiz um experimento interessante outro dia que me levou a resultados inesperados. Eu usei um spray de sal, o famoso Bumble and Bumble Surf Spray e tentei fazer ondas no meu cabelo. Hoje você vai aprender sobre umectação antes e depois ou umectação e hidratação no mesmo dia.

Queria ondas naturais e então, usei o spray no cabelo seco, enrolei duas mechas grandes de cada lado e prendi-as na cabeça com grampos, estilo Princesa Léia do Star Wars e sequei com o secador. Umectação em cabelos alisados.

Umectação e hidratação no mesmo dia

Isso deveria ter funcionado e talvez até ficaria bom em outras pessoas, mas no cabelo de índia, liso e pesado, nada para e as ondas não ficaram estilo modelo Victoria’s Secret, como eu esperava. Mas notei então que meu cabelo estava mais poroso, algo já esperado considerando que o sal faz isso mesmo: abre os folículos capilares.

Sal Estraga o Cabelo 

Então, você vai pensar, se o sal abre os folículos capilares e deixa o cabelo mais poroso, ele está danificando o cabelo, certo? Certo! Mas este e o preço que se paga por usar esses sprays de sal, que são muito populares aqui nos EUA. No entanto, os danos não são tão imediatos e nem tão severos assim.

Nós expomos o cabelo a excesso de sal o tempo todo, quando suamos na academia, por exemplo. Outra coisa, a grande maioria dos shampoos comuns contém sal, justamente para que o shampoo abra as cutículas dos fios para que os óleos do condicionador possa penetrar nos fios.

Mas continuando com a minha história de antes, eu não curti as ondas, mas notei que meu cabelo estava mais poroso, sendo assim resolvi aproveitar a situação e taquei óleo de coco e uma máscara capilar de tratamento. Usei a máscara Frederic Fekkai PrX Reparatives, que contém óleo de argan. Eu misturei meia colher de óleo de coco em cerca de duas colheres de máscara e passei no cabelo todo, que estava cheio de saco e já completamente seco.

Vídeo sobre umectação e hidratação no mesmo dia

Eu já falei antes aqui no PB que a melhor forma de fazer umectação é no cabelo seco, pois assim, os óleos e agentes hidratantes penetram melhor e selam as cutículas dos fios. O sal faz com que a umectação seja ainda mais efetiva.

Resultados Impressionantes

Eu deixei a mistura de máscara reparadora e óleo por cerca de 20 minutos e em seguida lavei o cabelo normalmente com shampoo sem sulfato e condicionador de baixo pH. Finalizei com vinagre de maçã no último enxague e meu cabelo ficou ótimo!

A adição do sal antes da umectação faz sentido, mas não é para todo mundo. Se você tiver cabelo crespo, muito ressecado e com muitas pontas duplas, seu cabelo já é poroso demais e adição do sal, pode causar ainda mais quebra.

O sal também não deve ficar no cabelo por muito tempo, apenas até secar, e daí você deve iniciar a umectação.

Sal no Cabelo Depois de Suar na Academia

Estou dando essa dica também como opção para quem sua muito e já fica com excesso de sal ao exercitar ou mesmo num dia de calor. Antes de lavar o cabelo, faça uma boa umectação sobre o cabelo cheio de suor mesmo, idealmente quando ele já estiver mais seco – pois nesse caso, o sal ajuda a umectação dar melhor efeito. Nem que seja por apenas 5 minutos, você já maximiza os resultados da umectação sem fazer nenhum esforço graças aos sais do seu suor.

Faça do sal um aliado na hora da umectação, você não irá se arrepender!

Artigos recomendados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *