Uma visão geral das vitaminas B5 e B6 e utilidade para saúde

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As vitamina B5 também conhecidas como ácido pantotênico. A vitamina B5 é a mais importante de todas as vitaminas e é encontrada nos alimentos.

Uma pessoa não deve consumir menos vitamina B5 do que se precisa. Não existe nenhuma quantidade diária recomendada o ideal é que tenha uma alimentação saudável.

No entanto, mesmo que não tenha nenhuma necessidade de calcular a dose diária recomendada não significa que a vitamina B5 não é vital para o corpo e a mente. Na verdade, a vitamina B5 é essencial para transformar alimentos em energia, entre outras funções. A vitamina B5 é responsável pelas gorduras e carboidratos transformando em energia.

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Entenda sobre as vitaminas B5

Algumas vitaminas B5 podem ser encontradas em quase todos os alimentos, seja animal ou vegetal. Obviamente há algumas fontes da vitamina B5 que são melhores que outras, mas uma dieta equilibrada vai fornecer mais do que suficiente para o corpo. Os alimentos com o maior teor de vitamina B5 são carnes, salmão, ovos, feijão, leite e cereais integrais.

A vitamina B5 é a mais eficaz quando combinada com outras vitaminas do complexo B especialmente tiamina ou B1, riboflavina ou B2, niacina ou B3, piridoxina ou B6 e biotina. Juntamente com essas outras vitaminas do complexo B, a vitamina B5 é parte integrante de uma série de processos. O mais importante deles é a produção de energia do alimento que é consumido. A vitamina B5 também é necessária para liberar a energia proveniente de gorduras.

Curiosamente, a vitamina B5 também é considerada por ser útil na redução do estresse. Isto é principalmente devido ao fato de que durante períodos de estresse, o corpo produz certos hormônios como a adrenalina e estes requerem a vitamina B5.

Existem muitas teorias sobre os benefícios da vitamina B5, mas não há nenhuma necessidade para a maioria das pessoas ativamente procurar alimentos que são ricos em B5 quando são propensos a consumir muito mais do que é necessário. Não existem efeitos adversos por consumir muita vitamina B5.

 

Um guia para a vitamina B6

A vitamina B6, também conhecida como piridoxina, é uma das mais versáteis das vitaminas do complexo B e ainda o corpo requer apenas uma quantidade relativamente pequena. A vitamina B6 trabalha em estreita colaboração com todas as outras vitaminas do complexo B, principalmente niacina, ácido fólico e cobalamina e contribui para inúmeras funções no organismo.

Aminoácidos são convertidos pela vitamina B6 em proteínas e também é necessário para transformar o açúcar armazenado dentro do corpo em energia essencial. Basicamente, a vitamina B6 é essencial para a conversão das proteínas que são consumidas em proteínas que o organismo necessita e, também, para converter os hidratos de carbono que são armazenados no corpo de uma forma que possa ser usado como energia extra.

O corpo requer um número de proteínas diferentes e é a vitamina B6 que garante que as formas corretas disponíveis. Por exemplo, a vitamina B6 criará a hemoglobina para o transporte de oxigênio nas células do sangue, hormônios para regulação da pressão sanguínea, neurotransmissores e várias enzimas.

A dose diária recomendada para a vitamina B6 é apenas em torno de 2,0 MG mais este montante insignificante é usado extremamente eficiente dentro do corpo para produzir mais de sessenta enzimas diferentes.

As melhores fontes da vitamina B6 são alimentos de alta proteína, tais como ovos, peixes, aves e carne e também é adicionado ao pão. Vitamina b6 pode ser benéfica para o coração e o sistema imunológico. Em alguns casos é importante estar ciente de que grandes doses de vitamina B6 podem ser tóxicas.

Como a vitamina B6 é encontrada em muitos alimentos comuns a maioria das pessoas recebem quantidades suficientes da vitamina na sua dieta normal. Existem alguns grupos que podem precisar tomar um suplemento de vitamina B6 para garantir que eles obtenham a dose diária recomendada.

Por exemplo, grávidas ou mulheres que amamentam vão precisar de uma quantidade ligeiramente maior de vitamina B6 para permitir para a quantidade da vitamina seja absorvida pelo bebê, embora seja possível obter a vitamina B6 extra no consumo de alimentos com alta proteína.

Vegetarianos ou vegans que não comem produtos de origem animal podem consumir suplementos de vitamina B6.

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