Semente cevada – Conheça os benefícios desse cereal integral

Olá, o artigo de hoje do blog Harmonia Natureza vai tratar sobre um assunto muito importante e que poucas pessoas sabem.

Infelizmente a semente cevada é pouco conhecida e por esse motivo não está fazendo parte da mesa dos brasileiros.

Já experimentou incluir a cevada em seu cardápio diário? Conheça os inúmeros benefícios desse cereal integral e comece a explorar as várias formas de utilizá-lo em seus pratos.

Muitas pessoas não conhecem os benefícios da cevada para a saúde e por causa disso deixam de receber um grande e excelente quantidade de vitaminas, minerais, dentre outros todos os dias.

Por isso, a inclusão deste alimento no seu cardápio diário é uma excelente opção para evitar que seu organismo fique debilitado devido as diversas atividades diárias e que muitas vezes impede de você ter uma alimentação de qualidade.

Semente cevada – Fique por dentro desse cereal integral

  • Sobre a cevada

Um alimento maravilhoso, esse grão integral que tem o gosto semelhante a da noz e é prima do trigo pode ser encontrado facilmente em diversas lojas de produtos naturais.

Cabe ressaltar que pessoas que possuem intolerância ao trigo pode ficar despreocupada e utilizar a cevada na sua alimentação diária.

Um quesito muito interessante é que a cevada produz para o corpo a energia necessária para seu perfeito funcionamento.

Isto ocorre pois esse grão integral apresenta em sua composição diversos nutrientes que são necessários para o bom funcionamento do organismo.

Muitas pessoas não acreditam que a cevada é um super alimento, mas é importante comentar que este alimento recebeu recentemente o reconhecimento mundial.

  • Benefícios da cevada

Em primeiro lugar, a cevada é rica em vitaminas B1, B3 e E. Contém carboidratos, fibras e sais minerais como o selênio, o magnésio, ferro, fósforo, zinco e cobre.

O selênio, por exemplo, tem ação antioxidante, o que ajuda a proteger o organismo contra os radicais livres, evitando os sinais de envelhecimento precoce e várias outras doenças, como as doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer.

O câncer de mama é um deles, sendo que estudos realizados mostram os efeitos benéficos do consumo da cevada em mulheres em fase de menopausa e pós menopausa no que concerne a este tipo de tumor.

Já o magnésio ajuda na boa formação dos ossos e músculos, o que entre outras coisas é muito eficaz para prevenir a osteoporose.

Outro benefício do magnésio para a saúde da mulher é que este mineral tem a capacidade de controlar os incômodos e dores do período pré menstrual e também fornece diversos benefícios para as gestantes.

Podemos também colocar na lista dos benefícios do magnésio para as mulheres o auxílio na restituição das fibras musculares.

Isto é muito importante para quem pratica alguma atividade física e também age no intestino reduzindo a chamada síndrome do intestino irritável.

O ferro, o colesterol e o cálcio são os três elementos que todos nós devemos ficar ligado em nossa dieta.

O mineral, ferro, é o principal constituinte da hemoglobina, sendo esta responsável pelo transporte de oxigênio para as células e a retirada do dióxido de carbono do corpo.

A carência do ferro no organismo é caracterizado como anemia ferropriva e a consequência é a redução significativa da capacidade de executar algum trabalho.

Rica em fibras, a cevada ajuda o bom funcionamento do intestino, controla os níveis de colesterol,  além de ser ótima aliada para quem deseja eliminar alguns quilos a mais.

Isso porque ao ingerir as fibras, o organismo fica com uma sensação de saciedade, fazendo com que fiquemos com menos fome e, consequentemente, comamos menos.

Podemos também colocar na lista de benefícios da cevada a influência na oxigenação da células, pois esse alimento tem a capacidade de estimular a circulação sanguínea fazendo com que as células recebam mais oxigênio e como consequência, energia.

Para você que tem dificuldade de dormir, a cevada apresenta diversas substâncias que estimulam o sono e isto ocorre porque a cevada é livre de cafeína. Então, colocando a cevada em seu cardápio diário, as suas noites de insônia estão com os dias contados.

Outro grande benefício da cevada é o auxílio que o cereal integral presta para prevenir os cálculos biliares.

  • Quer mais sobre a cevada?

– Ajuda a controlar os hormônios da tireoide;

– Auxilia a manutenção do sistema nervoso;

– Estimula o crescimento.

  • E como podemos introduzir a cevada em nosso cardápio?

Uma forma muito comum é utilizar a cevada moída e usá-la em substituição ao café comum. A vantagem é que a cevada não contém cafeína, além de ter efeito calmante e ação diurética e digestiva.

Em forma de grãos, a cevada pode ser acrescentada em sopas, saladas ou cozidos, o que confere mais sabor aos pratos e só faz bem para a saúde. Outra maneira de utilizar o rico cereal, é em risotos, substituindo o arroz.

Ainda em forma de farinha, o cereal é bastante usado no preparo de pães e biscoitos.

Resumo do artigo:

> A falta de conhecimento sobre a semente cevada vem privando muitos brasileiros de ingerir diversas vitaminas e sais minerais necessário para o corpo.

> Se você deseja impedir que seu organismo fique debilitado, então coloque em seu cardápio a semente cevada.

> A semente cevada foi reconhecida mundialmente como um super alimento.

> A cevada possui em sua constituição o selênio, sendo este responsável por combater os radicais livres. Ajudando no combate de doenças cardíacas e alguns tipos de câncer.

> A presença de magnésio na composição da cevada, ajuda na formação dos ossos e músculos. Além disso, ameniza os incômodos do período pré menstrual.

>  A semente cevada é rica em fibras, sendo uma excelente opção para quem deseja emagrecer.

O vídeo abaixo faz um excelente comentário sobre a semente cevada. Confira!

Considerações finais: 

Como vimos, é só colocar a imaginação para funcionar e começar desde já a colocar a semente cevada nos pratos do dia-a-dia. Os benefícios para sua saúde e de seus familiares logo começarão a aparecer!

Muitas pessoas tem usado a semente cevada para auxiliar no emagrecimento e essa é uma excelente opção. Vale salientar que esse alimento é rico em fibras e ajuda no controle da saciedade.

Entretanto, muitas pessoas acreditam que a cevada poderá sozinha resolver a luta contra o emagrecimento. Você precisa entender que emagrecer é fruto de vários fatores, sendo a alimentação o mais importante.

Muitas vezes não sabemos o que fazer para emagrecer e por isso, muitas pessoas passam fome acreditando que vão perder peso.

Então, o primeiro passo para emagrecer é saber quais passos devemos dar para conseguir perder peso todas as semanas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *