Como fazer as principais intervenções para reduzir o tabagismo

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Os riscos de câncer para os fumantes ativos e passivos. Mesmo que seja um assunto que a maioria das pessoas recebam informações de maneira frequente ou que já seja sabido por ser até mesmo “lugar comum”, ainda é extremamente importante divulgar os riscos que os fumantes possuem de desenvolver câncer e vai saber as principais intervenções para reduzir o tabagismo.

Principais intervenções para reduzir o tabagismo

Mas não é apenas os chamados fumantes ativos que devem se preocupar com essa doença terrível. Quem convive com os mesmos diariamente e com sua fumaça também correm riscos de ter de lidar com câncer em um futuro próximo.

Estima-se que o fumo frequente está ligado a cerca de 80% dos casos de câncer de pulmão, sendo que neste contexto, além do cigarro estão charutos e cachimbos (que muita gente acredita ser “inofensivo”).

Dos milhares de produtos químicos utilizados na produção do cigarro, grande parte deles podem ser considerados venenos, utilizados comumente para matar animais.

Logicamente, quanto maior for a frequência e quantidade de cigarros fumados, maior é a chance de câncer, que atinge além do pulmão, boca, garganta, laringe, esôfago, fígado, bexiga, rim, pâncreas, estômago, sangue, medula óssea e muitas outras partes do corpo.

O fumante passivo não está livre de sofrer com isso. Somente nos Estados Unidos cerca de dois a cada cinco adultos que não fumam e uma a cada duas crianças expostas à fumaça do cigarro morrem todos os anos por conviverem com fumantes, totalizando pouco mais de 7.000 pessoas.

Portanto, se você não fuma, mas convive com um fumante, se afaste dele(a) o mais rápido possível para não ter que conviver com problemas de saúde por culpa de outro.

Se você é fumante e os riscos para sua vida não são suficientes para largar o cigarro, pense em sua família e amigos e como a culpa de uma doença neles pode ser sua. Essa pode ser a força que você precisa para vencer essa batalha e melhorar sua qualidade de vida.

Apesar do vício e da dependência que o cigarro causa, é possível fazer tratamentos que lhe ajudem a parar de fumar e ter mais saúde, fôlego para praticar exercícios físicos e se livrar até mesmo do cheiro ruim que acompanha sua rotina.

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Por que se ganha peso após parar de fumar

Um dos maiores medos que atingem os fumantes e pode influenciar a decisão de largar o cigarro é o medo de engordar, algo que realmente pode acontecer.

Existem alguns motivos que podem fazer com que a pessoa ganhe alguns quilos após parar de fumar, mas ao saber as “armadilhas” que causam este problema é possível evitá-lo. Você pode eliminar todos os riscos de saúde que o cigarro causa e ainda se manter em forma, com a aparência que deseja e ainda livre desse vício terrível.

Estudos científicos mostram que a nicotina presente no cigarro faz com o metabolismo no corpo seja acelerado e isso faz com que mais calorias sejam queimadas.

Imediatamente após fumar, a sua frequência cardíaca aumenta de 10 a 20 batimentos por minuto (sendo esta uma das razões para que doenças no coração sejam mais frequentes em fumantes). Ao parar de fumar, em pouco tempo a taxa metabólica volta ao normal, melhorando a saúde, mas podendo aumentar seu peso.

Isso acontece porque o fumante, por melhorar seu paladar e sentir o gosto da comida depois de muito tempo, mantém a mesmo rotina, com as mesmas calorias consumidas ou até mesmo aumentando esse número. Como o metabolismo do corpo funciona mais lentamente sem o cigarro, a chance de engordar é maior.

Por isso é muito importante começar ou manter a prática de exercícios físicos após parar de fumar e cuidar a dieta, sem alimentos gordurosos e muito calóricos.

Ainda assim, não é recomendável uma dieta extrema, pois isso prejudica o humor e pode fazer com que se volte a fumar. Coma tudo que você deseja, desde que com moderação, priorizando alimentos naturais e com poucas calorias e para substituir o hábito de manter o cigarro na boca, use um chiclete se açúcar.

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Fonte: http://www.webmd.com/smoking-cessation/features/quit-without-weight-gain__

Agora que você sabe os motivos para as principais intervenções para reduzir o tabagismo coloque em prática.

Como Parar de Fumar em 5 Passos

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