O Marketing Multinível (MLM: multi-level marketing ), também conhecido como Marketing de Rede (Network Marketing), ou ainda, Distribuição Interativa (Interactive Distribution), é uma das formas de negócios de mais rápido crescimento dos últimos anos em quase todo mundo. Megatendência Marketing Multinível.

Para a maioria dos “experts” que estudam as tendências de mercado, o Multinível se abre para o mundo dos negócios familiares e das grandes empresas como uma alternativa simples de encurtar a distância entre o fornecedor de produtos ou serviços e o consumidor final. Qualquer pessoa pode ter seu negócio próprio.

Megatendência Marketing Multinível – Distribuição interativa

Não há necessidade de experiência anterior, diplomas ou referências. Assim como não há nada que a impossibilite de chegar ao êxito, a não ser ela mesma.

Para Marks (1995), um dos “expert” neste assunto, “o Marketing de Rede é um sistema de distribuição, ou forma de marketing, que movimenta bens e/ou serviços do fabricante para o consumidor por meio de uma “rede” de contratantes independentes. É um sistema que elimina o “intermediário”. Resumindo, ele continua: “o MLM é uma estratégia de baixo investimento e alto retorno para ganhar dinheiro e realizar sonhos”. Já o “guru” em marketing Kotler (2000), apesar de bastante “acanhado” (ele parece que não é muito
“chegado” no assunto), sequer se refere ao Multinível como também ao Marketing de Rede; porém, confessa que as empresas que trabalham com o sistema de vendas diretas e/ou pessoais (cara a cara) possuem “a ferramenta mais eficaz em estágios mais avançados do processo que engloba 3  características: a interação pessoal, o aprofundamento e a resposta”.

Uma Verdadeira Revolução O Multinível pode ser associado a uma franquia pessoal, com grandes possibilidades de crescimento. É um método de vendas onde as pessoas tornam-se distribuidores é dada a oportunidade de formarem suas próprias redes. E, assim, cada novo distribuidor tem as mesmas oportunidades e o processo se repete, espalhando-se de pessoa a pessoa, de cidade a cidade e de país a país. Não há limites para a expansão pessoal. A rede pode ser compreendida como um agrupamento de empresas individuais, com uma única e eficaz coordenação geral.

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O que unifica e define o Multinível é uma forma concreta de pensar e atuar. Ao contrário dos vendedores diretos que trabalham unicamente oferecendo produtos, as pessoas envolvidas no Multinível caminham como empresários. Cada distribuidor torna-se uma unidade forte, atuante e responsável pelo desenvolvimento de seu negócio. E irá prosperar na proporção exata de seu comprometimento.

O Multinível é uma alternativa com muitas possibilidades e seu conceito é uma chave para a qualidade de vida e o desenvolvimento de valores. É uma verdadeira revolução. A distribuição entre redes não é unicamente uma venda distinta. É um estilo de vida, com mensagens centradas, cada vez mais no desenvolvimento do ser humano. Os resultados desse negócio são consequência da paixão, do entusiasmo, dos sentimentos e das emoções que despertam nos profissionais que dele participam.

Nesse negócio de pessoas, as vantagens competitivas não são os produtos, nem os seus preços, mas sim o compromisso de seus distribuidores – o envolvimento no relacionamento interpessoal.

Alguns estudiosos já previam para o final da década passada a chegada de uma maior interdependência entre os seres humanos, cada vez mais associativos e interligados. Nada é isolado e, neste contexto, o Multinível une as pessoas com pensamentos semelhantes, estabelecendo redes de pessoas muito ligadas entre si.

Tendência Moderna

O Marketing Multinível é uma alternativa ao método tradicional. Com regras e estrutura próprias, diferente da estrutura empresarial convencional, ele funciona sem burocracia, nem hierarquia rígida. O poder central é substituído por multi-lideranças e os chefes dão lugar aos líderes. Esse modelo destaca, ainda, dois fatores importantes: o econômico, ao evitar determinados gastos (instalações, equipe, publicidade e estoque), e o motivacional, que impulsiona os distribuidores a se esforçarem a acreditar em seus sonhos e seus objetivos de vida.

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O MLM ajuda a cultivar certos valores familiares porque é um projeto  comum de casais, ou de famílias inteiras, em que todos lutam juntos pelos seus ideais.

O sistema de Marketing Multinível, ou de Rede, vem sendo adotado por empresas no mundo todo. Esse sistema é uma maneira de vender produtos de consumo no varejo, sem que passe por qualquer loja digerati ou vendedores, mas diretamente através de empreendedores independentes, normalmente nas casas dos clientes.

O Marketing Multinível é uma maneira popular de vender produtos, no qual o distribuidor organiza seus próprios horários. Na estrutura Multinível o distribuidor pode construir e gerenciar sua própria equipe patrocinando, motivando, fornecendo e treinando outros a consumir e vender aqueles produtos. Seu retorno fica vinculado a uma porcentagem sobre as vendas do grupo todo, bem como lucros sobre vendas a clientes no varejo.

Esse mecanismo de distribuição é bastante lógico e tem mostrado sua eficiência e seriedade ao longo dos anos. Mesmo assim o Marketing Multinível ainda é confundido, infelizmente, por algumas pessoas não conhecedoras do sistema, com o esquema de pirâmide.

As leis de ética estão estruturadas em proteger os indivíduos contra fraudes de programas ilegítimos que enganam os participantes com promessas de ganho fácil por compensações de investimentos de participantes adicionais ao invés de vendas de produtos legítimos. Esses programas fraudulentos têm sido chamados de “esquemas”, “planos de vôo”, “pirâmides”, “correntes”, “rede de cartas” (chain letters), “bolas de neve” (snow balls), “vendas em rede” (chain selling), “jogos monetários” (money games), “venda por referência” (referral selling) e “loterias de investimentos” (investment lotteries) (COSTA, 2001).

Megatendência Marketing Multinível

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