Massagem formas corretas e como fazer para evitar lesões

Bloqueador de anúncios detectado

O Blog Harmonia Natureza é sustentando com exibição de anúncios online para os nossos visitantes. Considere nos apoiar desativando o bloqueador de anúncios.

A massagem pode ser usava em qualquer ambiente ou lugar desde o esporte como uma massagem em casa. Descubra as dicas e segredos da massagem. Massagem formas corretas para evitar lesões.

Ufa esta quase no final esta série de artigos sobre estética e cosmetologia.

Massagem formas corretas no esporte

massagem

As massagens desportivas são classificadas como específicas, isto é, não apenas para tratar um determinado problema, mas ajudar na preparação prévia para a atividade, nos intervalos da atividade ou depois da atividade. A massagem desportiva também é usada para ajudar a manter o corpo em harmonia.

Posição Para Execução das Manobras:

Não há garantia de que existirá uma cama de tratamento disponível ao utilizar a massagem no esporte. Assegure-se sempre de que o terapeutas seja hábil para realizar todas as técnicas necessárias com a maior facilidade e que a pessoa que recebe esteja o tempo todo quente e confortável.

Limpeza:

Os participante não podem entrar em uma arena de competição cobertos por óleo. Um jogador de basquete com óleo nas coxas pode passá-lo para as mãos com desastrosos resultados. Sabão, água e/ou loção adstringente deverão estar disponíveis na sala de tratamento.

Avisar o Paciente:

Mesmo que o participante faça massagens freqüentes , sempre avise-o sobre o que esperar como resultado dessa sessão, por exemplo, a massagem estimulante pré- competição pode induzir a uma sensação de calor mas as regras de aquecimento ainda precisam ser observadas.

Acupressura:

Na massagem desportiva a acupressura tende a ser para pontos deflagrados específicos. Esses pontos são identificados como tensos, algumas vezes duros, e sempre produzindo dor no músculo.

Depois que o ponto a ser tratado foi identificado, o dedo ou polegar é usado para aplicar pressão naquele ponto específico. A técnica é semelhante àquela usada nas fricções circulares mas apenas um dedo ou ponta do polegar é usado.

Existem muitas opiniões quanto ao tempo de pressão que deve ser mantido. Uma pressão firme acompanhada com um movimento circular delicado aplicado por, no máximo, um minuto, relaxado e reaplicado três ou quatro vezes, dá bons resultados.

O objetivo é tentar obter o relaxamento muscular no mais curto espaço de tempo possível, tornando assim essa técnica muito útil imediatamente antes da atividade, removendo pontos determinados de tensão do músculo.

Massagem com Gelo:

O método mais conveniente de aplicação da massagem com gelo e usar um copo de polietileno que foi enchido com água depois congelado. Corte um anel de 1,25 cm do topo do copo e então massageie a área machucada com o gelo. Se for um área de menor um cubo de gelo envolto em um pano é melhor.

Massagem Desportiva Específica:

A massagem desportiva específica é aplicada por uma razão determinada e pode ser usada em seis situações diferentes

  • Massagem no condicionamento
  • Massagem como tratamento
  • Massagem pré-competição
  • Massagem intercompetição
  • Massagem pós-competição
  • Massagem pós-viagem

Massagem no Condicionamento:

Pode ser realizada no corpo inteiro, parte por parte, uma meia hora, meio corpo de meia hora a três quartos de hora. Essa massagem pode ser feita diariamente durante o período de condicionamento, com a primeira massagem sendo realizada no dia anterior do primeiro dia de treinamento pesado.

Objetiva:

(1) Para promover recuperação de uma dura sessão de treinamento. Espera-se, após um turno de exercícios, que o desportista experiente várias dores e uma sensação de membros pesados. A massagem pode ser valiosa nesse período.

(Desintoxicante)

(2) Para evitar o SMIR – sofrimento muscular de início retardado. (Desintoxicante)

(3) Efeito Psicológico: Nesse duro período de treinamento para um desportista, uma massagem realizada por um bom profissional pode fazer uma vasta diferença para seu bem-estar contínuo e pode realçar os benefícios do período de condicionamento.

Massagem como Tratamento:

A massagem como um tratamento para lesões esportivas pode ser usada depois de 48 horas se toda a hemorragia e inchaço tiverem cessado. No caso de hematoma, depois de quatro dias ou dependendo da tolerância do paciente.

Objetivos:

  • Estimular a circulação: Após 48 Horas do trauma é importante limpar os fragmentos do incidente e remover o excesso de fluido do tecido.
  • Promover a recuperação da lesão
  • Quebrar aderências
  • Promover flexibilidade: Sempre massagear as áreas próximas e depois as áreas distais do corpo antes de concentrar-se adequadamente na área do tratamento.

Duração: Dependendo da área e da sensibilidade da área a ser tratada, entre 10 a 30 minutos. O tratamento o pode ser usado diariamente dependendo do nível de desconforto do paciente.

Massagem Pré-Competição (Estimulante):

O aquecimento é a preparação do corpo para a atividade física. Os objetivos são elevar a temperatura do corpo, aumentando a atividade cardiovascular, preparando assim os músculos para o exercício, auxiliando assim a execução de alongamentos específicos necessários para qualquer desempenho.

A massagem é realizada de forma rápida e profunda. Possui efeitos psicológicos. É um bom momento de reforçar mensagens de otimismo e acalmar temores sobre medo de lesões e o estado dos adversários.

Massagem Pós-Competição:

Objetiva eliminar os resíduos do corpo.Permitindo que as funções do corpo voltem ao normal. No fim de qualquer período de atividade física o sistema cardiovascular talvez esteja trabalhando excessivamente, como forte resultado da cessação da atividade a pressão pode cair subitamente.

A massagem, especialmente o deslizamento centrípeto é muito útil para restaurar a normalidade. Promove a eliminação de resíduos metabólicos musculares adquiridos pela forte carga da atividade física.

Também auxilia na redução de dor e nódulos de tensão, havendo a suspeita de lesão tecidual, pode-se aplicar a massagem com gelo. Utiliza-se manobras de massagens profundas e lentas.

Também tem efeito psicológico agregado.

Massagem Pós-Viagem:

Os problemas mais freqüentes destacados após longos períodos de viagem são a sensação generalizada de rigidez, dores especialmente nas costas, pescoço e ombros e inchaço na parte inferior das pernas e pés.

A massagem nesse caso objetiva melhorar a circulação venosa e linfática e assim remover inchaço e rigidez. O alongar dos tecidos, para remove dores e aumenta a flexibilidade. Enfim esta massagem visa restabelecer o equilíbrio do corpo e sensação de bem –estar.

Massagem Esportiva Não –Específica:

Essa massagem ocorre nos períodos onde não há competições. Nessas ocasiões o atleta continuará mantendo o corpo em um estado de preparação para as atividades do futuro. Objetiva aumentar uma sensação de bem-estar geral, promover relaxamento, monitorar as condições da musculatura do atleta.

Referências Bibliográficas:

Hollis, Margaret. Massagem na Fisioterapia, Editora Santos, SP , 2001:

Downer,J (1992) Headway Lifeguides.Hodder & Stoughton, London.

Williams, J (1974) Massage and Sport, Bayer, Switerland

MASSAGEM TERAPÊUTICA

Efeitos da massagem

  • Efeitos mecânicos:

A massagem produz estimulação mecânica nos tecidos, por aplicação rítmica de pressão e estiramento. A pressão comprime os tecidos moles e estimula as redes de receptores nervosos; o estiramento aplica tensão sobre os tecidos moles e também estimula as terminações nervosas receptoras.

Na pele pode-se observar hiperemia e aumento da temperatura em torno de 1 a 3°C devido à vasodilatação, além da esfoliação de células mortas. Além disso, a massagem pode auxiliar na cicatrização tecidual com o objetivo de prevenir a formação de aderências.

  • Efeitos fisiológicos sobre o sistema circulatório:

A massagem pode aumentar transitoriamente o fluxo sanguíneo.

O movimento da linfa nos capilares linfáticos depende de forças externas ao sistema linfático, dessa forma, a massagem pode beneficiar o fluxo linfático.

  • Efeitos fisiológicos sobre o sistema nervoso:

Métodos diferentes de aplicação da massagem fornecerão variações sutis de input aferente que sucessivamente podem causar vários efeitos como sedação ou estimulação.

Os receptores de dor não são facilmente adaptativos, então se substâncias químicas prejudiciais estiverem presentes como resultado de uma lesão, os sinais de dor provavelmente serão deflagrados e enviados para o SNC.

A massagem usada adequadamente em áreas periféricas acessíveis de dano, tem um efeito positivo na redução da dor. Especula-se que sob essas circunstâncias a massagem pode causar alterações na circulação local de tal maneira que cause a redução ou eliminação dessas substâncias nocivas..

  • Efeitos fisiológicos sobre o sistema musculoesquelético:

A massagem tem sido utilizada para promover o relaxamento do músculo e, dessa forma, aliviar a dor causada por tensão muscular.

A massagem possibilita que o músculo tenha uma maior resistência para as suas contrações, podendo-se dessa forma, realizar mais exercícios e assim desenvolver a força muscular. Além disso, ela pode ser mais eficaz do que o repouso na recuperação da fadiga após exercícios excessivos.

Através da massagem tenta-se manter os músculos no melhor estado de nutrição, flexibilidade e vitalidade para que se tenha uma melhor recuperação após algum traumatismo ou lesão tecidual.

Também sugere-se que a massagem possa influenciar na estimulação da neoformação vascular após fraturas ósseas favorecendo a formação do calo ósseo.

  • Efeitos fisiológicos sobre o tecido adiposo:

Alguns pesquisadores aplicaram massagem vigorosa em certas áreas da parede abdominal de animais, de forma intensa o suficiente para causar pequenas hemorragias, constataram que analisando microscopicamente as áreas massageadas e as áreas não tratadas, não houve mudança no tecido adiposo das áreas tratadas.

  • Efeitos fisiológicos sobre as vísceras:

A massagem abdominal pode aumentar o peristaltismo e assim intensificar o esvaziamento do intestino. Algumas porções do intestino grosso são bem constantes em sua relação com a parede abdominal, assim a direção da passagem do conteúdo do duodeno, cólon ascendente e cólon descendente, e cólon sigmóide podem ser seguidas.

  • Efeitos psicológicos:

Um estudo de Weinberg & Kolodny (1988) investigou a relação entre o exercício, a massagem e o aumento da disposição. Os pesquisadores concluíram que a massagem relacionou-se consistentemente ao aumento de humor positivo transitório e ao bem-estar psicológico.

Ferrell-Torry & Glick (1993) investigaram que a massagem pode modificar a ansiedade e a percepção de dor em pessoas com câncer.

Outros estudos também demonstram que a massagem pode produzir respostas positivas e benéficas ou nenhuma resposta significativa, em vez de ter quaisquer efeitos prejudiciais.

Também é conhecido o efeito calmante da massagem suave, mesmo quando não há comprometimento físico ou patológico.

A atenção concentrada do fisioterapeuta para com o paciente, combinado com a sensação física agradável, frequentemente estabelece uma relação de confiança, e o paciente sente-se à vontade para revelar seus problemas, preocupações, e fatos sobre sua saúde que ele pensava serem mínimos para contá-los ao médico.

O fisioterapeuta deve agir como ouvinte e guardar toda a informação revelada como confidencial. Deve ser cuidadoso em prevenir que se crie muita dependência do seu relacionamento e deve aconselhar ao paciente a revelar ao médico todos os fatos sobre a sua saúde.

Não perca os próximos artigos.

Gostou do artigo sobre massagem? Compartilhe o conhecimento com outras pessoas. 

Massagem formas corretas e como fazer para evitar lesões
3.3 (66.67%) 3 votes
-->Aproveite e cadastre seu email abaixo para receber novas atualizações do site. Após colocar o seu email abaixo vai receber um email de confirmação de cadastro não esqueça de clicar.<--

Receba novidades no seu email:

Delivered by FeedBurner

Deixe uma resposta

Digite abaixo a numeração *