Marketing multinivel bbom era pirâmide? Ou multinível legítimo?

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BBOM era fraude, golpe, pirâmide ou multinível legítimo? Na época quando a empresa começou todos os dias recebia emails de leitores solicitando informações sobre a BBOM e até mesmo de alguns vizinhos, sobre uma nova empresa na época de marketing multinível cujo o produto era rastreador veicular.

Proposta Marketing Multinivel BBOM

Na época as pessoas interessadas em saber se ela era confiável e honesta ou é um esquema em pirâmide. Dediquei alguns dias para analisar a empresa em todos os seus pontos e verificar o seu grau de confiabilidade, sustentabilidade e rentabilidade, então assisti a vídeos, verifiquei opiniões a favor e contra, li alguns blogs, acessei os sites do grupo da empresa e cheguei a uma conclusão na época e disse a essas pessoas o que eu achava e hoje deixo exposto para todos. Então, vamos lá, convido você a ler este artigo até o final e, se possível, deixar seu comentário.

bbom

BBOM, uma empresa de marketing multinível

A BBOM era uma empresa no ramo de vendas diretas que o produto foco era rastreador veicular com serviços tanto de rastreamento quanto de monitoramento. Ela fazia parte de um grupo maior chamado Embrasystem, criado em 2008, o qual também possui os direitos da marca Unepxmil, fundada em 1996.

E aqui é preciso fazer um paralelo entre as duas. A BBOM era a divisão empresarial ligada ao marketing multinível, lançada em março de 2013 para difundir e comercializar os equipamentos de rastreamento e monitoramento e a Unepxmil era quem fornecia esses equipamentos à BBOM.

Então, uniu-se a força do know-how do selo Unepxmil, com 17 anos de tradição em assistência veicular, à força viral do marketing multinível que tem o poder de disseminar de modo rápido e eficaz as propriedades de um produto e/ou serviço. A ideia realmente era fantástica. Imagina o mesmo conceito usando cerveja ou coca-cola no multinível.

Marketing multinivel bbom e Unepxmil, a franqueadora

A Unepxmil, até 2008 atuava somente na assistência veicular, a partir daí, observando as necessidades do mercado, decidiu investir na área de segurança com monitoramento de veículos e frotas utilizando tecnologia de ponta como o sistemas de telemetria e satélite. E hoje, em seu portfólio, possui rastreadores carros, motocicletas, caminhões, embarcações, objetos e pessoas.

Ainda em 2008, a Unepxmil entrou no setor de franquias, sendo pioneira na atividade. Em 2009 associou-se à ABF (Associação Brasileira de Franchising), uma entidade sem fins lucrativos de muito prestígio que congrega mais de 1000 associados em todo o Brasil. Atualmente, a empresa é a 2ª maior em número de franquias, com 1795 unidades. Realmente algo fabuloso e não tinha como negar.

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O mercado de rastreamento e monitoramento

Quem já teve a oportunidade de ler A Estratégia do Oceano Azul, de W. Chan Kim e Renée Mauborgne, sabe que as empresas de sucesso sempre buscam explorar nichos de mercado pouco explorados (oceano azul) e sair da concorrência sangrenta (oceano vermelho), deixando-a irrelevante.

Ao meu ver, é isso que a BBOM estava planejando. De uma frota estimada de 70 milhões de veículos, aproximadamente 5% dela possui rastreador. E como fazer para disseminar a cultura de segurança familiar e patrimonial aos outros 95% restantes a ponto de que eles adquiram o produto? Resposta: marketing multinível.

Para isso, foi acordado o regime de comodato, isto é, o consumidor só paga pela mensalidade do rastreador e a taxa de instalação equipamento. Além disso, o aparelho da BBOM não era resumido somente ao rastreamento, mas também ao monitoramento em tempo real, inclusive por smartphones e tablets, e suporte 24 horas e helicópteros em algumas regiões em caso de resgate. Corroborando com o vínculo entre venda direta e qualidade.

Mas e no dia em que todos os veículos estiverem com rastreadores?

Esse foi um ponto que me chamou muita atenção no negócio, pois a pergunta era realmente pertinente. Quando essa situação ocorrer, a empresa acaba? Em entrevista na época à TV BBOM, o entusiasta Ednaldo Bispo, diretor de marketing da BBOM, dizia que a empresa trabalhava com oportunidades, isto é, ela não estava focada somente em rastreadores, mas em outros produtos e serviços a serem lançados em breve.

Ednaldo Bispo era um dos mentores da empresa e tinha vasta experiência no marketing multinível, era um dos grandes nomes deste segmento e sua presença dava muita credibilidade ao negócio, pois ele chegou ao nível de diamante em uma outra empresa de MMN conhecida mundialmente.

Assista à entrevista na época feita pelo Ednaldo Bispo


Plano de compensação, ganhando dinheiro na BBOM

Depois deste esboço sobre a constituição da empresa e seu produto, é momento de esmiuçarmos o plano de marketing, isto é, aquilo que poderia gerar dinheiro para aqueles distribuidores ou associados.

1. Adesão

Para entrar na BBOM, você deveria escolher um dos 3 pacotes disponíveis. O pagamento era anual, assim como a duração do contrato.

  • Bronze: R$ 600,00
  • Prata: R$ 1.800,00
  • Ouro: R$ 3.000,00

2. Bônus Início Rápido

Ao indicar pessoas para a sua rede, você receberia um valor de acordo com o pacote escolhido pelo seu indicado, além de receber pontuações que serviria para o plano binário.

  • Bronze: 40,00 (200 pontos)
  • Prata: 120,00 (600 pontos)
  • Ouro: 200,00 (1000 pontos)

3. Bônus por Vendas Diretas

A pessoa podia receber até 10% sobre o valor das mensalidades pagas de clientes indicados diretamente por você. Como o valor do rastreador era de R$ 80,00, isso era equivalente a R$ 8,00.

Lembrando que o cliente não pagava absolutamente nada pela aquisição do aparelho, ele era oferecido em regime de comodato. Portanto, o custo era somente da mensalidade e da taxa de instalação que era feita em qualquer unidade da rede Unepxmil.

4. Bônus Comodato

Esse bônus gerava muita dúvidas em alguns, eu mesmo tive algumas no início. Tentarei explicar de modo simplificado. Quando um novo associado pagava a adesão, esse valor era utilizado para subsidiar os equipamentos de rastreamento e monitoramento fornecidos pela Unepxmil, que a propósito tinha como empresa parceira na montagem dos rastreadores, a Maxtrack, situada em Betim, MG.

Isso já me deixou com a pulguinha pulando na zoreia e não gostei.

Então, cada vez que a adesão entrava para a empresa, ela a utilizava para colocar os rastreadores no mercado para serem comodatados (alugados). E dividia com a pessoa 50% do valor da mensalidade, que era de R$ 80,00. Então, o bônus comodato ficava assim.

bbom

Ao meu ver, era uma forma muito inteligente de se ter uma comercialização de produtos e serviços sem a obrigatoriedade de que você faça uma venda pessoal, pois a empresa utilizava a estrutura sólida de mais de 1700 franquias espalhadas por todo o Brasil a favor do associado, para que ela mesmo, aproveitando seu know-how, poderia fazer a distribuição. Isso era algo inédito no mercado e realmente fiquei muito preocupado algo muito novo e ligou meu desconfiometro..

Como visto, era uma cadeia de produção em que todos ganhavam: o associado recebia o bônus de comodato, a BBOM e a Unepxmil recebia uma fatia da receita porque “supostamente” o produto era feito em grande escala diminuindo os custos de produção e o franqueado na ponta do negócio recebia sua parte na venda. Não era bem assim infelizmente e logo percebi quando perguntei algumas pessoas se tinha o aparelho em mãos e dizia no momento não estou esperando chegar. E a pergunta: Esta esperando a quanto tempo? E de alguns escutei + – 4 meses. Opa isso era terrível.

ATENÇÃO:

1. O bônus de comodato era pago na proporção cadastro + 60 dias. Isto é, você recebia o seu primeiro pagamento de bônus comodato 60 dias após o cadastro. Ixi não gostei nem um pouco disso. E por que? Porque era o prazo que a empresa estipulava de 30 dias para colocar o produto no mercado e mais 30 para começar a receber as mensalidades. Após os 60 dias iniciais, o pagamento do bônus comodato era feito todos os meses.

2. Você recebia o seu aparelho para uso pessoal e para ficar ativo no plano e teria de pagar os R$ 80,00 da mensalidade, que poderia ser descontado diretamente de seus ganhos. Daí, o mais recomendado era o pacote ouro. Ahaaaa pegadinha. Nessa eu já falei não esta certo e detalhe tinha muita gente entrando e dias/meses sem o danado do equipamento.

5. Bônus de Equiparação

Aqui você recebia 2% sobre o bônus comodato de todos os associados da sua rede até o 6° nível de profundidade. Abaixo uma tabela de exemplo com cadastros ouro, supondo que você colocava apenas duas pessoas e essas duas mais duas e assim sucessivamente. Veja como este bônus era visceral e gerava uma boa renda residual. Aqui era bem interessante.

bbom-pirâmide

6. Bônus Residual

Neste bônus a empresa pagava 6% sobre pontos gerados das mensalidades da rede até o 6° nível. A mensalidade de R$ 80,00 representava 25 pontos, o que dava R$ 1,50 de bônus residual. Parecia pouco, mas este era um bônus que a médio e longo prazo, dependendo do desenvolvimento da rede podia resultar numa boa grana. O conceito de renda residual era fantástico e não tinha como negar.

7. Bônus de equipe

Esta era uma bonificação muito interessante do plano binário. Você recebia 30% sobre os pontos gerados pela sua equipe menor, então se sua equipe menor chegasse 30.000 pontos, por exemplo, o valor do bônus era de R$ 9.000,00!

Bônus-de-equipe

8. Bônus divisão de lucros

Ganhava até 2% do faturamento dos pontos globais.

  • 5 linhas de diamantes: 1%
  • 10 linhas de diamantes: 1%

9. Plano de qualificação

A medida que você estava formando sua rede e acumulando pontos, você alcançava níveis de liderança na empresa com direito a premiações, tais como caneta Montblanc, relógio Rolex, viagens internacionais e carros como Mercebes Benz, Ferrari e Lamborghini. Quem não deseja um carro?

É importante salientar que os pontos na BBOM do Plano de Qualificação não zerava, ele acumulava, o que facilitava muito às pessoas alcançarem os níveis de qualificação.

Quando ouvi falar pela primeira vez na BBOM, julguei que fosse apenas mais uma empresa aproveitando o momento para atiçar nas pessoas o sonho de ganhar dinheiro rápido e fácil. E não dei muita atenção e julgue conforme achava.

Quem acompanha o Blog Harmonia Natureza, sabe que já escrevi outros posts sobre empresas nas quais não enxergava sustentabilidade e essa é a primeira coisa que busco em uma oportunidade de negócios, não importa se paga uma fortuna, se tem um produto espetacular ou se prega facilidades. Mas e a BBOM, era sustentável no plano de marketing e nos produtos?

Como disse anteriormente, ela criou um plano de marketing inovador que tinha todos os atributos para ser um grande sucesso:

  • Movimentação de produtos
  • Preocupação com o fluxo de caixa (Teve muito erros)
  • Bonificação justa aos associados
  • Mercado amplo para consumo
  • Ativação mensal acessível (apenas R$ 80,00)
  • Preocupação em diversificar o seu portfólio de produtos

Algumas características do plano de marketing

  • Era possível adquirir quantos pacotes o associado tivesse interesse (Para ganhar mais tinha que investir mais)
  • Caso tivesse inicio em um pacote inferior era possível migrar para outro pacote
  • O rastreador que o associado adquiriu na adesão gerava mensalidade, independentemente de ser instalado (Teve muitas falhas)
  • O rastreador podia ser instalado em qualquer uma das 1700 franquias Unepxmil (Não sei se realmente funcionava perfeito)
  • O valor mínimo para saque na BBOM era de R$ 500,00
  • A regra de recebimento Cadastro + 60 dias valia somente para o Bônus Comodato, para o restante o valor era disponibilizado de imediato. (Como disse antes não concordei com o bônus comodato)

Tinha algumas camaradas sem vergonha e cara de pau mostrando informações erradas enganando alguns associados e infelizmente isso acontece em qualquer empresa.

A BBOM ajudou em algumas empresas na evolução do plano e marketing e bonificações e algumas dessas até vem usando algumas dessas estratégias que na época condenava a BBOM e viu um grande número de distribuidores migrando para eles. Qual empresa ficaria feliz em perder distribuidores? O plano era perfeito? Não e tinha sim algumas falhas e até mesmo na entrega dos equipamentos.

O marketing multinivel bbom fez uma grande mudança no mercado e chegou ao fim deixando muitos associados sem receber.

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4 Comentários

  1. Dieiny Nunes dos Reis
  2. Dieiny Nunes dos Reis

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