Tudo o que você precisa saber sobre lances de consórcio

Receber a sua carta de crédito contemplada pode se tornar um processo mais rápido por meio da contemplação por lances. O problema é que muitas pessoas não entendem como esse processo funciona.

Para te ajudar, separamos algumas dúvidas comuns sobre a oferta de lances em consórcio. As respostas servem para consórcios de qualquer natureza, seja para comprar um veículo ou um imóvel de sua escolha.

Quanto devo ofertar para ser contemplado por lance?

Essa é sempre a primeira pergunta realizada quando o assunto é a oferta de lances. Muitas pessoas não sabem exatamente quanto ofertar. Isso pode se tornar ainda mais complicado com o uso do lance livre.

Na contemplação por lance livre, você oferta o valor que quiser. O maior deles ganhará a contemplação. Você pode notar que, de fato, adivinhar quanto ofertar pode ser complicado.

Uma das melhores soluções para sua dúvida é prestar atenção a assembleias anteriores. Elas ocorrem em períodos definidos pela administradora.

Com essa consulta, você terá uma noção de quanto normalmente é ofertado. Tome cuidado, pois essa não é uma certeza, apenas uma noção mais aprofundada.

Quando posso ofertar?

Além de valores de lances, você deve definir um período para fazer as ofertas. Sua carta contemplada pode estar a sua espera se você souber investir nos momentos corretos.

Mas quais são eles? Pense estrategicamente: para ganhar, você precisa ofertar quando ninguém tem dinheiro. Uma boa opção é o começo do ano, quando a maioria das pessoas possui pagamentos.

Evite ofertar nos primeiros meses de funcionamento do consórcio. Esse é o período em que a administração recebe ofertas mais altas.

Como comunicar meu lance à administradora?

Duas situações podem ocorrer: a administradora pode definir uma data limite para dar lances, ou pode deixar essa opção em aberto. Normalmente, as datas limite ocorrem antes da próxima assembleia.

Para tirar suas dúvidas, é importante que você consulte a administradora ou olhe no contrato. Tudo está discriminado nas cláusulas.

E se dois consorciados derem o mesmo lance?

Caso haja um empate, a administradora define os critérios para escolha do vencedor. O desempate pode ocorrer, por exemplo, por meio de lances adicionais. A administradora pode escolher o sorteio como forma de eleger o vencedor.

De qualquer maneira, é importante ficar de olho ao contrato. Ali, tudo está bem definido de acordo com as regras de administradora do seu consórcio.

Como sei se venci?

As contemplações, tanto as por sorteio quanto as por lance, ocorrem na assembleia. Essa assembleia possui uma data definida pela administradora.

Para saber se o seu lance venceu, você deve comparecer à assembleia correspondente ao mês da oferta. A administradora também te enviará um comunicado oficial.

E se eu não pagar o valor ofertado?

Se você recebeu a sua carta contemplada, deve pagar o valor do seu lance. Caso isso não ocorra, você será desclassificado imediatamente.

O próximo colocado, que ficou em segundo lugar, será contemplado. Por isso, tome cuidado na hora da contemplação e garanta seus direitos.