Como largar o tabagismo e aprender como parar de fumar

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Os malefícios do cigarro são vários. Mesmo sabendo dos riscos, o fumante segue tem extrema dificuldade em largar o vício, e por isso mesmo é importante saber das consequências que o tabaco produz no corpo do ser humano.

O passo mais importante para você parar de fumar é tomar a decisão de dizer “Não” para o tabaco, e por isso que deve ter consciência do mal que ele faz. Para avaliar isso, um estudo nos Estados Unidos acompanhou de perto mais de 200.000 homens e mulheres com mais de 25 anos. Os dados presentes neste post relaciona a mortalidade e as causas de morte no período de 9 anos.

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Alguns dados sobre os malefícios do cigarro e como largar o tabagismo

Fumantes entre 25 e 79 anos morrem 3 vezes mais do que os não fumantes, não importando o motivo. Em relação ao câncer de pulmão, um dos malefícios mais conhecidos do cigarro, mulheres fumantes têm 17 vezes mais probabilidade de adquirir a doença do que as não fumantes. Já os homens que fumam têm 14 vezes mais chance.

Quem consome cigarro tem risco nove vezes maior de morrer de qualquer doença respiratória. Quando o assunto é estimativa de vida, também pode ser observado a grande diferença entre as pessoas que fumam e as que não possuem o hábito. A expectativa para a mulher chegar aos 80 anos é de 70%, enquanto para as que fumam cai drasticamente para 38%.

Em relação aos homens, a chance de chegar à mesma idade é de 61%, mas para os que fumam a perspectiva de atingir os 80 anos é de apenas 26%.

Além disso, o estudo avaliou a vida dos fumantes que conseguiram largar o cigarro. Entre os 25 e 34 anos, quem parou de fumar ganhou cerca de 10 anos de vida, comparando aos que não o fizeram. Entre os 35 e 44 anos de idade, houve ganho de cerca de 9 anos, o que significa que parando de fumar perto dos 39 anos diminui o risco de morrer por qualquer causa relacionada ao cigarro em cerca de 90%!

Mas, logicamente, isso não significa que é seguro fumar até os 40 anos, afinal 20% dos fumantes até essa idade morreram mais cedo do que os não fumantes. Após os 40 houve ganho de 4 a 6 anos de vida, para quem parou.

Outro dado importante que a pesquisa mostrou é que as mulheres morrem na mesma proporção ou até mais cedo do que os homens. Cerca de 30 milhões de jovens começam a fumar todos os anos ao redor do mundo e tendo em vista que a maioria não vai parar, estima-se que o cigarro vai matar mais de um bilhão de pessoas no século 21. Mas você não precisa ser uma delas, pois existem formas de parar.


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Após decidir parar de fumar, passo mais importante nessa batalha, existem inúmeras mudanças positivas que acontecerão na sua vida. Uma delas é melhora considerável do paladar, o que pode levar a um abuso nas refeições. No entanto, os alimentos são extremamente importantes durante o processo de limpeza do organismo enquanto ele se livra da nicotina acumulado no seu corpo.

Veja a seguir quais alimentos vão lhe ajudar a parar de fumar e quais seus benefícios.

O leite será um dos alimentos mais importantes para você ingerir logo após tomar a decisão de largar o tabaco, pois a vitamina B da bebida faz com o gosto do cigarro fique (mais) terrível, além de ajudar na eliminação da nicotina do organismo. Estes benefícios podem ser encontrados em quaisquer derivados do leite, como queijos e iogurte.

A aveia e o arroz integral possuem selênio que gera um antioxidante responsável por eliminar radicais livres gerados pelo fumo. Além disso, servem para prevenir doenças cardíacas, algo muito frequente em pessoas que fumam. A cenoura, por possuir vitamina A, também ajuda com relação aos radicais livres, mas também tem grande importância, pois ajuda a proteger os pulmões, tão castigados pela fumaça do cigarro.

Devido aos danos que a nicotina causa ao sistema digestivo, o feijão e os legumes estimulam a circulação intestinal, devido a grande quantidade de fibra presente nestes alimentos, por isso devem ser consumidos com frequência. Os problemas respiratórios causados pelo tabaco podem ser amenizados pela batata, pois contém zinco que faz parte do crescimento celular e do processo de expulsão do dióxido de carbono.

Além desses alimentos, beba água a ponto de se afogar! Bom, não precisar exagerar, mas pelo menos um litro e meio por dia é recomendável para ajudar o organismo a eliminar as toxinas, e ainda é ótimo aliado para substituir o hábito de fumar.

A principal dificuldade para quem está na luta contra o cigarro é livrar-se ou pelo menos diminuir a vontade de fumar. Para quem fuma há muito tempo pode parecer uma tarefa difícil, quase impossível, mas existem maneiras de combater essa “necessidade” de forma efetiva. Aprenda a combater a vontade de fumar.

Como qualquer droga, o cigarro, se consumido com frequência e em grande quantidade, causa dependência e é por isso que ficar algum tempo sem fumar faz com que a vontade seja enorme. Mas tão importante quanto à droga, está o hábito criado com o consumo diário você precisa aprender como largar o tabagismo.

Acostuma-se a fumar depois do almoço, antes de entrar no expediente do trabalho, antes de jantar, numa festa com os amigos, etc. São inúmeras situações que fazem com que você fume, mesmo que a vontade não seja assim tão grande.

Segundo especialistas, a abstinência leva cerca de 40 dias. É um prazo que você pode estabelecer como meta para parar de fumar. Um dos hábitos mais comuns que quem parou diz ter sido muito importante é substituir o manuseio do cigarro.

O fumante se sente confortável em segurar o cigarro, e a única explicação para isso é o hábito. E assim como qualquer outra coisa, essa rotina pode ser substituída, e nesse caso recomenda-se uma bolinha de terapia (aquelas que você fica apertando para liberar a ansiedade), um elástico, ou até mesmo ficar desenhando ou escrevendo em um pedaço de papel pode ajudar.

Para quem tem vontade de fumar após uma refeição ou ingerir alguma bebida (o café é grande aliado do cigarro e deve ser evitado) a dica é escovar os dentes imediatamente após comer. Você irá perceber que sua vontade irá diminuir simplesmente porque seu cérebro entende que a tarefa terminou, mas sem passar pela rotina de fumar após comer e antes de escovar os dentes.

Dessa forma você vai eliminando aos poucos o péssimo hábito do cigarro no seu dia-a-dia.

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Como Parar de Fumar em 5 Passos

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