Como fazer a dieta dukan – A Dieta que faz Sucesso Entre os Famosos e Anônimos. A Dieta Dukan basicamente traz uma proposta de emagrecer rapidamente e manter o peso ao longo da vida, evitando assim aquele famoso efeito sanfona.

Criada pelo O médico e nutrólogo Francês Pierre Dukan a dieta que recebeu seu sobrenome promete um emagrecimento sem a pessoa precisar fazer restrições alimentar. Para ter uma ideia até Kate Middleton fez a dieta dukan.

Aprenda como fazer a dieta dukan corretamente e sem complicações

O maior foco da dieta dukan é se fartar de proteína. A técnica foi apresentada em livro em 2008 na França e conseguiu um grande sucesso vendendo mais de 3,5 milhões de cópias, acabou chegando na Inglaterra, Estados Unidos e Brasil.

O método acabou atraindo vários famosos e teve um grande burburim após a divulgação de que fez emagrecer Jenifer Lopez e Kate Middleton.

Como funciona a Dieta Dukan

A dieta é estrutura em 4 fases: 2 para emagrecer (Ataque e Cruzeiro), e 2 para manter o peso adquirido (Consolidação e Estabilização).

Todos os alimentos permitidos em cada uma das fases de emagrecimento podem ser consumidos à vontade.

Um método estruturado em 4 fases:

Para perder peso:

Fase 1: Ataque: provoca perda de peso rápida e fulminante

– De 2 a 7 dias de duração
– De 1Kg a 5Kg perdidos
– 20 minutos de caminhada por dia
– 1,5 c. de sopa de farelo de aveia/dia

Fase 2: Cruzeiro: perda de peso constante e moderada

– Até a obtenção do peso ideal
– -1Kg por semana (média)
– 30 minutos de caminhada por dia
– 2 c. de sopa de farelo de aveia/dia

Para conservar o tempo perdido:

Fase 3: Consolidação: Ao final da fase de Cruzeiro, que termina na obtenção do Peso Ideal, inicia-se a fase de Consolidação do peso perdido.

Leia também:  Autocontrole e emagrecimento

– 10 dias por peso perdido. Por ex.: 10kg = 100 dias; 5kg = 50 dias, e assim sucessivamente.
– Introdução de carboidratos e lipídeos, de maneira controlada/moderada
– 25 minutos de caminhada por dia
– 2,5 c. de sopa de farelo de aveia/dia

Fase 4: Estabilização: Fim da dieta do ponto de vista alimentar. Todavia, há 3 regras a serem seguidas pelo resto da vida, afim de estabilizar o peso.

– 1 dia fixo de proteína por semana
– 3 c. de sopa de farelo de aveia/dia
– 20 minutos de caminhada por dia

Sobre a Dieta Dukan


<
Atividade física é indispensável

As atividades físicas fazem parte do método e deve ser integrada no programa de emagrecimento. A caminhada diária faz parte do programa. Outras atividades a escolha podem ser praticadas: aeróbica, fitness, ciclismo, natação, dança o importante é se mexer! Exercícios físicos queimam calorias, tonifica o corpo e oferece firmeza à pele.

Um método natural

A Dieta Dukan propõe emagrecer naturalmente, com um retorno aos alimentos fundadores da espécie humana, aqueles dos primeiros homens, os caçadores-coletores, ou seja, as proteínas e os legumes. Cem alimentos acompanhados de uma palavra mágica: “VONTADE”.

17 alimentos termogênicos (promovem a queima de gordura) para turbinar a dieta naturalmente

Alguns alimentos que consumimos tem o poder de aumentar ou equilibrar a temperatura do corpo, a chamada termogênese. Esse aumento é algo em torno de 5 a 10% em relação ao gasto normal de energia do metabolismo.

Outros ainda atuam reforçando o processo digestivo, caso das comidas fibrosas. Apesar da ajuda discreta, a ingestão frequente dá mais ritmo ao organismo e, consequentemente, gera maior gasto calórico perfeito para enxugar medidas.

ÁGUA GELADA

Fisiologicamente, após o consumo do líquido gelado, o corpo precisa equilibrar a temperatura para os ideias 36º, gerando um gasto maior de energia. O consumo recomendado de água por dia é de no mínimo 2 litros.

Leia também:  Famosos que engordaram efeito sanfona - Não cometa esses erros

AIPO E ASPARGO

Possuem talos fibrosos que agem indiretamente na termogênese alimentar. As fibras presentes deixam a digestão mais lenta e estimulam os movimentos peristálticos, fazendo crescer a taxa de gasto de energia do organismo.

CAFÉ

A bebida ativa a termogênese corporal, responsável por manter o corpo em uma temperatura estável em 36º. Através da cafeína, o café age diretamente no organismo aumentando o consumo de energia e, indiretamente atuando na liberação de epinefrina, que estimula a queima de gordura. O consumo diário recomendado é de 3 xícaras (até 150ml) de café coado sem açúcar.

CANELA

Ela tem ação estimulante, o que faz o organismo aumentar rapidamente a temperatura do corpo, forçando-o a trabalhar em ritmo acelerado. Mas seu uso deve ser feito com cautela, devido ao seu sabor acentuado. Duas colheres (café) ao dia são suficientes.

CHÁ MATE

Assim como o café, aumenta a disposição e tem ação termogênica, devido a cafeína encontrada em sua composição.

COCO

A fruta madura possui láurico e monolauril, substâncias que reduzem o percentual de gordura corporal e aceleram o metabolismo.

CURRY

É um tempero composto por vários condimentos. Entre os principais destacam-se os termogênicos, gengibre e canela, além do cominho, cardamomo e pimentas.

GUARANÁ

Os seus frutos possuem altas doses de guaranina, uma molécula semelhante à cafeína. Possui mesmo efeito do café e não deve ser ingerido em excesso. Como na maioria das vezes é usado em forma de suplemento, seu uso deve ser acompanhado por um médico ou nutricionista.

HIBISCO

A planta ajuda na redução de gorduras, atuando na melhora da digestão, funcionamento do intestino e contra a retenção de líquidos.

KIWI

A fruta é rica em fibras, que auxiliam na sensação de saciedade e na digestão mais lenta, forçando o organismo a eliminar impurezas.

Leia também:  Whey protein engorda? Entenda agora os motivos e se realmente engorda

MOSTARDA

Para garantir os benefícios, use as suas sementes frescas, que são ricas em gorduras insaturadas. Basta uma pequena quantidade para obter o efeito termogênico.

NOZES

Assim como outras oleoginosas, ela acelera o metabolismo, contribuindo com a queima de gordura corporal.

ÓLEO DE COCO

Ele é bem visto nas dietas, pois aumenta o gasto energético do organismo e auxilia na queima de gordura, promove saciedade, regulariza o funcionamento do intestino e melhora a digestão.

PIMENTA VERMELHA E PIMENTÃO

Possuem uma substância chamada capsaicina, que funciona como estimulante, aumentando a temperatura corporal. Nos caso do pimentão, para que seu consumo seja tolerado, por ser indigesto, opte por usá-lo sem pele. Uma forma é cozinhar o legume em água ou passar todo o pimentão diretamente na chama do fogão.

SALMÃO E SARDINHA

Os dois peixes são ótimas fontes de ômega 3. Esse óleo é aliado da dieta, pois atua aumentando a energia do organismo, queimando calorias.

TORANJA

Entre as frutas, essa laranja avermelhada ganha pontos positivos no quesito termogênese. Entre suas qualidades estão a queima de gordura corporal e a ajuda na sensação de saciedade.

VINAGRE DE MAÇÃ

Através do ácido acético, encontrado sem sua composição, o tempero diminui a velocidade com a qual a comida passa pelo estômago, promovendo sensação de saciedade por mais tempo. Isso faz com que a digestão fique mais lenta, aumentando o gasto de energia.

Agora que você entendeu que não é complicado e aprendeu como fazer a dieta dukan pode começar com orientações médicas se for necessário.

Artigos recomendados

Deixe um comentário