Alimentos Ricos Em Proteínas – O que preciso entender?

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As proteínas são nutrientes importantes que são constituídos por aminoácidos essenciais e não-essenciais que proporcionam energia para o nosso corpo. A proteína controla muitas funções importantes do metabolismo no corpo e é um componente essencial de todas as células vivas.

As proteínas são blocos de construção essenciais que contribuem para o crescimento e desenvolvimento muscular, dos ossos, ligamentos e tecidos. Ela também ajuda a combater infecções estimulando o sistema imunológico.

Também é necessário para manter as funções corporais, como a digestão, o metabolismo e a circulação. Nosso corpo necessita desses macronutrientes para produzir enzimas, hormônios e outros produtos químicos do corpo.

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Alimentos Ricos Em Proteínas

A deficiência da proteína pode conduzir à perda de tecido muscular, um coração fraco, imunidade fraca e até mesmo a morte em casos extremos.

A ingestão diária recomendada de proteínas é de 0,8 gramas por quilo para adultos. Mulheres grávidas e lactantes necessitam de 70 gramas de proteína por dia. Pessoas ativas e idosos precisam de mais ingestão, ou seja, mais de 0,8 gramas por quilograma.

Fontes de alimentos ricos em proteínas:

Nosso corpo recebe proteínas dos alimento que comemos. Há um certo número de fontes de alimentos que proporcionam proteínas em grandes quantidades. Essas opções incluem carnes , produtos lácteos, frutas, legumes e nozes.

  • As fontes animais e produtos lácteos têm a maior quantidade de proteínas. Elas contêm todos os aminoácidos essenciais necessários para fazer as novas proteínas no organismo. As proteínas animais incluem carnes, ovos, aves, frutos do mar e produtos lácteos. Os produtos lácteos que contêm proteínas incluem leite, queijo e iogurte.
  • Legumes, frutas e legumes são outras fontes de proteína. Eles não são uma fonte de proteína tão perfeita que falta um ou mais aminoácidos que são necessários para a criação de proteínas .
  • Nutrientes presentes em frutas são essenciais para manter a pele e o cabelo saudável. Você pode consumir frutas em sua forma bruta ou pode criar uma série de preparações, como saladas de frutas, mistura de sucos, milk shakes e assim por diante. Além de elevados níveis de proteínas, frutas também são pobres em gordura e ricos em fibras, que irá mantê-lo cheio por um longo período de tempo e evita o inchaço.
  • Complementos de proteínas estão disponíveis sob a forma de proteína em pó, batidos de proteína, barras de proteína e assim por diante. Estes suplementos são tomadas por fisiculturistas para aumentar a massa corporal pela queima de gorduras do corpo durante os exercícios.

Carnes

Carnes contém uma quantidade significativa de proteínas. Carnes brancas ou de aves são mais saudáveis do que as carnes vermelhas por causa de seu alto teor de proteínas magras. O frango é uma das carnes mais nutritivos e versáteis, 4 gramas de galinha contém 32 gramas de proteína, com muito baixo teor de gordura e colesterol.

Carnes escuras apesar de ótimos em proteínas, contém uma quantidade elevada de gorduras e também pode elevar os níveis de colesterol.

Para uma grande quantidade de proteína, escolha as carnes magras, aves ou peixes, tente evitar  bacon, cachorro-quente ou frango frito, pois a fritura remove o conteúdo da proteína. Órgãos como o fígado ou rins contém muito sódio e gorduras, que superam o benefício dos alimentos ricos em proteínas.

Feijão e legumes

Feijão e legumes são uma das melhores opções quando se trata de alimentos ricos em proteínas e são consideradas como a melhor fonte de proteína para os vegetarianos. Legumes incluem ervilhas, lentilhas e feijão, todos embalados com proteína. Feijão também são carregados com fibra dietética e 8 aminoácidos essenciais.

Feijões contem um aproximado de 9 mg de proteína por grama, e algumas variedades também conter 12g por 100 gramas. Feijão preto contem 7,5 g de proteína e é extremamente pobre em gordura com apenas 1 grama de gorduras.

Feijão de soja é uma boa adição para o almoço e saladas e contêm mais de 11 gramas de proteína. Grão de bico contem 16 gramas de proteína por cada 100 gramas. Esta é uma das melhores fontes de proteínas para vegetarianos.

Produtos lácteos

Os produtos lácteos, como leite, iogurte, creme de leite e queijo são importantes fontes de proteína. Elas também fornecem vitaminas e minerais essenciais. O cálcio do leite mantém os dentes e ossos em uma condição saudável e ajudar a prevenir a osteoporose e artrite. Leite e laticínios com pouca gordura é uma opção ainda mais saudável, especialmente para as pessoas que querem perder peso.

Frutos do mar

Frutos do mar  são uma boa fonte de proteínas e são pobres em gorduras. Uma porção de salmão contém 20 gramas de proteína e 5 gramas de gordura. Salmão também é embalado com ômega 3 e 6 ácidos graxos essenciais que são necessários para uma vida saudável.

Abacates

Abacates são um dos alimentos mais nutritivos e contêm uma elevada quantidade de proteína.Esta é uma grande proteína alimentar para vegetarianos.

Couve-flor

Couve-flor contém uma boa 3 gramas de proteínas por porção. Couve-flor também é uma boa fonte de vitamina K e nos fornece benefício anti-inflamatório que serve uma série de funções corporais. A couve-flor é rica em fibras e é benéfico para trato digestivo.

Brócolis

O brócolis é baixa em gordura, rico em proteínas e contém nutrientes essenciais como a vitamina A, vitamina B, vitamina C e ferro. ½ xícara de brócolis fornece 2 gramas de proteínas.

Espinafres

Nossa dieta é incompleta sem a comida favorita do Popeye. 1 xícara de espinafre cozido contém 5 gramas de proteínas. Espinafre também é abundante em vitamina A, vitamina B, ferro, fibra alimentar e todas as vitaminas do complexo B.

Ovos

Os ovos são uma excelente fonte de proteínas particularmente as claras de ovos. A clara de ovo é pobre em colesterol e rica em proteínas. A clara de ovo também são pobres em gordura que o torna um alimento perfeito para pequeno almoço saudável e nutritivo.

Uma xícara de claras de ovo contém 26 gramas de proteína. Isso também irá lhe fornecer energia e aminoácidos essenciais. Ao os adultos são aconselhados a comer um ovo por dia.

Tangerina

Tangerina está relacionado à família dos citrinos e contém nutrientes que proporcionam uma série de benefícios à saúde. Tangerinas são também uma das melhores frutas ricas em proteínas. Uma tangerina pode conter 1 grama de proteína.

Coco

Tanto a água de coco e a polpa de coco contém alto nível de nutrição. A água de coco contém uma série de benefícios para a saúde e é altamente recomendado especialmente durante a temporada de verão. Não jogue fora a casca depois de beber a água, a polpa macia do coco é rica em proteínas.

Bananas

As bananas são um dos frutos mais saudáveis e contêm 4 gramas de proteína por cada 100 gramas. Eles também são ricos em ácidos que podem ser utilizadas para o tratamento da pele seca.

Leite de soja

O leite de soja é outra ótima opção para os vegetarianos para obter a sua boa dose de proteínas.  Adicionando esta bebida à sua dieta, ela irá fornecer a dose diária recomendada de proteínas necessárias por um indivíduo.

Figos

Os figos são uma fonte saudável de proteínas de boa qualidade e são consumidos em ambas as formas frescas e secas. Um figo maduro de tamanho médio contém 0,38 gramas de proteínas e uma porção de 100 gramas dá em torno de 0,80 de proteínas.

Maçãs

Maçãs contém uma série de benefícios à saúde. 2 maçãs médias dar ao redor de 0,60 gramas de proteína. Quando servido em fatias com a pele, produz 0,30 gramas de proteínas.

Uma dieta equilibrada inclui porções adequadas de não só proteínas, mas deve ter uma proporção ideal de vitaminas, minerais e hidratos de carbono também.

Incluir, pelo menos, alguns dos alimentos ricos em proteínas acima presente na sua dieta, que combinado com outros nutrientes importantes irão produzir resultados positivos e saudáveis.

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