Alimentação Saudável – 12 dicas para uma alimentação saudável

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Você sabe por que é tão importante ter uma alimentação saudável na sua vida, na vida da sua família? Uma boa alimentação nos previne de tantas doenças terríveis, umas que não tem mais cura como a Diabetes, entre outras.

Adotar uma alimentação saudável para sua vida, para alguns é uma maravilha mais para outros pode ser um completo desafio devido aos seus costumes.

Muitas pessoas têm o costume de comer bastante besteira quando se é adolescente e acabam levando essa prática até a vida adulta, quando na verdade se deveria focar numa alimentação saudável para seguir com uma vida ativa e saudável quando estiver adulto.

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Quais são os passos para uma alimentação saudável?

São passos simples que fazem total diferença na vida de uma pessoa, você poderá adotar todos os 12 passos para a sua alimentação ou escolher aquela que se enquadra melhor para você.

Consumo de Frutas – É muito importante que na sua alimentação esteja integrada o consumo de frutas, se você já consome em pouca quantidade, considere aumentar e variar sempre as frutas ao decorrer da semana.

Não se esqueça também que é muito importante ingerir legumes e verduras, pois possuem uma grande quantidade de fibras, minerais e são ricas em vitaminas.

As vitaminas e os minerais vão aumentar consideravelmente a manutenção e o bom funcionamento do seu organismo.

E as fibras irão regular o seu sistema digestivo, dando uma sensação de saciedade, fazendo com que você não fique sempre com fome, além de prevenir várias doenças.

Feijão – Coma Feijão diariamente, pelo menos uma vez por dia, também é importante variar os tipos de feijões e os tipos de preparos. Procure mudar um pouco o cardápio ao longo dos dias, substituindo o feijão por outras leguminosas como soja por exemplo.

Você pode sempre acompanhar o feijão com um pouco de arroz, um tipo prático brasileiro que contém muita proteína e é muito bom para a saúde.

O feijão também é importante porque contém grande quantidade de ferro, é especialmente recomendando para aquelas pessoas que tem deficiência nessa substância que é o ferro.

Reduza o Sal – Reduzir o consumo de sal nas refeições é muito importante, claro que o sódio é um componente importante para o funcionamento do nosso organismo, mais o consumo em excesso pode trazer muitas complicações como algumas doenças.

O Sal pode ser um componente muito importante mais também muito prejudicial, muitas pessoas que consumem em excesso na maioria das vezes têm problemas de pressão alta e o aumento dessa pressão faz com que você perca proteína na urina, então uma situação ruim pode levar a outra.

Alimentos Gordurosos – Faça de tudo para reduzir ao máximo o consumo desses alimentos. Evite comer carnes com gordura amostra, salsicha, salgadinhos e frituras.

O importante é não consumir de forma alguma esses alimentos, mais como existe aquelas pessoas que não conseguem viver sem, pode tentar reduzir o consumo e comer somente uma vez por semana.

Procure trocar os alimentos gordurosos por alimentos assados ou cozidos, podendo também trocar por alimentos como leite desnatado ou queijo branco.

Os alimentos gordurosos são as principais causas de doenças terríveis e também de várias mortes, pois várias pessoas morrem por veias entupidas causadas pelo grande consumo de alimentos gordurosos.

Refeições do dia – Tenha pelo menos 4 refeições no dia, comendo sempre de 3 em 3 horas. Qualquer médico ou nutricionista passa esse tipo de dieta podemos dizer assim, porque vai evitar que você esteja sempre com fome e comendo fora de hora.

Lembrando que para uma alimentação saudável também é muito importante uma dieta, então se você já tem uma dieta, considero que continue nela e não saia do ritmo.

O Café da Manhã é um das principais refeições do dia, certifique de que nunca vai perder esta refeição e sempre coma muito bem.

Mantenha Sempre o Peso Ideal – É muito importante que você sempre esteja dentro do seu peso ideal, para verificar isso você pode fazer uma simples conta de IMC (Índice de Massa Corpórea).

O IMC verifica se o seu peso está ideal para sua altura, então se seu peso “não” estiver de acordo com sua altura, considere visitar um nutricionista para mandar  verificar uma dieta para você e tentar modificar o mais rápido possível esse quadro.

Consuma Grande Quantidade de Água – Mais de 60% do nosso corpo é formado por água, então quase todo o processo que ocorre dentro dele precisa de água.

Considere tomar em média de 8 a 10 copos de água por dia, o que é equivalente a mais ou menos dois litros de água. E pode ir esquecendo o consumo de refrigerantes e álcool, pois eles fazem você perder muita água na urina.

A alimentação é uma coisa tão importante na nossa vida quanto qualquer outra coisa, será ela que definirá o futuro da nossa saúde quando na velhice, por exemplo, é por isso que desde criança devemos sempre ter uma alimentação saudável.

Quando a questão é alimentação saudável quando se é criança, ninguém dá muita atenção para isso. Porque pensam “Ah, são crianças podem comer besteira”.

Será essas besteiras que elas comem que mais tarde podem trazer um quadro como Diabetes, Hipertensão, entre outras doenças cardiovasculares, colesterol alto, entre outras coisas.

Por isso neste artigo vou passar para você 5 dicas de hábitos de alimentação saudável para você aplicar tanto para os seus filhos quanto para toda a sua família.

Quais são os hábitos de uma alimentação saudável?

Antes de tudo saiba que é muito importante que você procure um médico ou um nutricionista, para te dá mais detalhes sobre como fazer uma alimentação saudável para toda a sua família. Quando a questão é saúde não podemos ter medo de gastar dinheiro não é mesmo?

Mastigação – Mastigue bem todos os alimentos que você vai ingerir ao longo do dia, a sua boca não precisa ser uma máquina de trituração para conseguir mastigar tudo em menos de 2 minutos.

Todos os alimentos devem ser bem triturados antes de ser engolidos, assim o seu estômago vai trabalhar menos e todos os nutrientes daqueles alimentos serão melhores aproveitados.

A mastigação adequada leva ao seu intestino trabalhar melhor também, porque quando os alimentos são bem mastigados o estômago libera facilmente do seu corpo.

Beba Bastante Água – Ingerir bastante água ajuda muito em todos os processos que ocorrem desde a boca até o intestino. Tudo acontece com a presença da água, ou seja, a falta de água pode trazer sérias complicações a nossa saúde como problemas nos rins, problemas no estômago, entre outras coisas. Sem falar que o indivíduo fica totalmente desidratado.

A água também é responsável pela desintoxicação do organismo, dessa forma é muito importante que qualquer pessoa consiga ingerir no máximo de 8 a 10 copos de água por dia.

Outra coisa é bem importante durante a refeição, procure não ingerir líquidos, pois prejudica e muito a sua digestão.

Um dos melhores benefícios de tomar bastante água é especialmente entre as mulheres, pois ingerir bastante água além de evitar as famosas celulites também previne contra as rugas.

Evite ingerir alimentos gordurosos ou frituras – Esse tipo de alimento prejudica totalmente a sua saúde, principalmente o colesterol que deve ser sempre controlado.

Você evitando esses tipos de alimentos, estará evitando ter um colesterol alto, excesso de peso ou prejudicar o seu sistema digestivo.

Conseguir evitar se alimentar destes alimentos é um enorme problema quando a questão são as crianças ou um adolescente, como sabemos os Estados Unidos é o país onde mais tem pessoas obesas por conta dos seus famosos Fast Foods. E logo, aqui no Brasil acabará sendo a mesma coisa.

Pratique Exercícios Físicos – Porque a prática de exercícios físicos é tão importante?

Porque os exercícios físicos conseguem fazer com que todas as substâncias ruins saiam do seu corpo através do suor, além de você está se exercitando e perdendo substâncias ruins está produzindo uma vida mais saudável futuramente. Uma alimentação saudável e atividade física gera grandes resultados.

Então pratique sempre exercícios físicos, seja academia, futebol, natação, caminhada, corrida, não importa! O que importa na verdade é que você se exercite e tenha uma vida saudável em relação a isso.

Evite ao máximo o consumo de Refrigerantes e Álcool – Além de fazer muito mal a sua saúde, muitas dizem que o refrigerante principalmente a Coca-Cola tem consigo trazer o câncer pra vidas de muitas pessoas, algo terrível.

Já em relação ao álcool não preciso falar nada não é mesmo? Além de o álcool ser uma coisa que vai prejudicar e muito o seu fígado entre outros órgãos, poderá te dá Diabetes se consumido constantemente e ainda pode tirar a sua vida.

Isso porque acredito que você saiba que, muitas pessoas morrem por causa de problemas com álcool, então evite ao máximo. Leve isso como um exemplo para sua vida.

#Dica Muito Importante.

Se você se preocupa com a sua saúde e está disposto a mudar de vida, que tal começar uma dieta para começar de hoje a mudar isso? Mais não é simplesmente fazer uma dieta e pronto. Você primeiramente deve falar com o seu médico ou com um nutricionista e falar sobre sua situação atual, para que ele ou ela possa te ajudar da melhor maneira possível.

Viver com saúde é viver a vida inteira!

Então procure sempre ser uma pessoa saudável e faça com que as pessoas ao seu redor também adote estes hábitos para ter uma vida melhor a cada dia que passa!

Alimentação Saudável – 12 dicas para uma alimentação saudável
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