Se você está vivendo atualmente com artrite, você precisa conhecer essa técnica milenar chamada acupuntura e artrite. Acupuntura medicina alternativa é uma terapia que esta em alta por causa das crenças que os chineses tiveram sobre as suas capacidades.

Dicas de acupuntura e artrite

De origem chinesa, a Acupuntura vem se estabelecendo como especialidade médica de crescente aceitação no Ocidente. Em parte pelos esforços de profissionais que a ela vêm se dedicando nos últimos trinta anos, por resultados positivos em inúmeros casos patológicos, como também pelas pesquisas científicas recentes que começam a avalizar o que os chineses haviam intuído cerca de cinco mil anos.

Durante esses milhares de anos eles vêm diagnosticando, tratando e curando seus pacientes, e mais ainda, promovendo a saúde com base na técnica. Sim, porque a Acupuntura não se define apenas pelo seu ato de curar patologias e disfunções, mas também pelo de prevenir a doença através da fomentação da saúde.

Em chinês, Acupuntura é designada pelo termo Tzien-Tziu que literalmente é Metal-Fogo, remetendo Metal à agulha e Fogo à moxabustão, que é uma prática de estimular os pontos energéticos pelo calor oriundo da combustão da erva Artemísia.

No Ocidente o termo Acupuntura vem do latim, de “acus”, agulha e “punctur”, punção. Mas o que vem a ser afinal Acupuntura? Como o próprio nome sugere, Acupuntura significa punção de agulha. É a estimulação através de agulhas própriashoje em dia existe estimulação por eletricidade e por alguns tipos de Laser, como também por ventosas e pressão – em pontos específicos espalhados ao longo do corpo, a nível superficial da pele. Em seu conjunto, essas regiõeschamadas de Pontos de Acupunturaformam os Meridianos ou Canais.

Meridianos ou canais de Acupuntura

São sistemas ou rede de canais comunicantes por onde circula a Energia Vital (denominadas de Qi ou Chi pelos orientais) no organismo. Existem doze Meridianos principais, presentes nos dois lados do corpo, portanto, sempre bilaterais – a chamada Grande Circulação de Energia – e dois localizados no centro do corpo, um na parte da frente e outro nas costasPequena Circulação de Energia. Eles estão ligados aos principais órgãos e vísceras do organismo humano, controlando-os energeticamente.

É preciso salientar que, ao mencionarmos um meridiano e sua relação com um órgão (que é sempre YIN) ou víscera (YANG), devemos entender que estes devem ser percebidos enquanto função. Se por um acaso deficiência de energia no Rim, não estamos necessariamente falando de problema específico no órgão, podendo ser em alguma das várias funções do Sistema Rim.

Meridiano do Fígado

Responsável pelo fluxo da energia vital (Qi), como também pela circulação de sangue no organismo. Comanda os tendões e a acuidade visual, e ainda rege a genitália, os seios e os caracteres sexuais secundários. É representado pelo elemento Madeira.

Possui 14 pontos e seu percurso se inicia na unha do dedo grande do , sobe pelo seu dorso atravessa o tornozelo, seguindo pela face interna da perna até o joelho, continua subindo pela coxa até a região pubiana, circunda os órgãos genitais e continua subindo pelo abdômen para terminar no sexto espaço intercostal, logo abaixo do mamilo. Existem ainda duas outras ramificações secundárias, uma que parte da porção abdominal e termina no alto da cabeça e a outra iniciada nos olhos com final nos lábios.

MERIDIANO DA VESÍCULA BILIAR

A vesícula biliar é uma víscera que se encontra acoplado ao fígado. Sua função é de armazenar e secretar a bile. De acordo com a Teoria dos Cinco Elementos ambos estão associados ao elemento Madeira que rege os músculos e tendões, sendo um meridiano que apresenta forte influência nas patologias dos músculos e ossos. Outra grande influência deste canal é sobre a visão.

Do ponto de vista do emocional ele rege as decisões, e a deficiência de energia na vesícula biliar produz indecisão. o excesso causa irritabilidade.

Possui 44 pontos e seu percurso é centrífugo, ou seja, tende a afastar-se do centro. Começa no ângulo externo do olho, desce contornando o ouvido, percorre o crânio paralelo ao Canal ou Meridiano da Bexiga, em uma série complexa de curvas, chega à nuca e à região cervical, atingindo a lateral do tórax, do abdômen, se encaminha para os membros inferiores, pela face lateral externa da coxa e pernas, terminando na extremidade do quarto dedo do onde se ramifica para o Meridiano principal do Fígado.

Meridiano

Apresenta nove pontos e tem como característica mais evidente a de governar os vasos sanguíneos e fazer circular o sangue. Mas apresenta também uma função bastante importante que é a de reger a mente, estando ligado, portanto, à psique, às emoções. Os chineses haviam percebido milênios a estreita ligação entre a mente e o coração, daí sua importância na psique humana. Seu elemento é o Fogo.

Além do trajeto principal, que nasce no oco axilar, desce para o antebraço na sua face interna, vai se encaminhando para o punho e acaba na extremidade do dedo mínimo, apresenta um secundário que se abre na base da língua.

Meridiano do intestino delgado

Ao intestino delgado cabe completar o processo, iniciado no estômago, de separar e absorver os nutrientes dos alimentos, ou seja, dividir o puro e o impuro. Seu elemento é Fogo. O Meridiano possui 19 pontos. Começa no canto da unha do dedo mínimo, segue pela borda interna da mão, na linha de limite entre o dorso e a palma da mão, segue pelo antebraço, cruza o ombro e vai subindo em ziguezague, formando um grande “M”, chega ao pescoço e à face para acabar na região do pavilhão da orelha, no início da inserção do cabelo.

Meridiano do baço-pâncreas

Além de controlar o nível de açúcar no sangue (pâncreas, através da produção de insulina), tem como função o transporte e transformação dos alimentos, mantém o sangue nos vasos e os órgãos no lugar, isto é, como regula o tônus dos tecidos com isso sustenta as estruturas orgânicas. Os médicos chineses antigos também atribuíam a esse meridiano a função cognitiva, ou seja, da inteligência, do pensamento racional e da memória. Seu elemento é Terra.

Leia também:  Alimentos antioxidantes para que serve? Qual a diferença na saúde?

Com 21 pontos, seu percurso tem como início o canto da unha do dedo grande do , vai seguindo a linha que delimita a mudança de cor do dorso e da sola do , sobe pelo tornozelo e face interna da perna e da coxa, ganha a região anterior do abdômen e lateral do tórax para terminar no sétimo espaço intercostal.

Meridiano do estômago

Seu elemento é Terra. O Meridiano do Estômago está ligado às funções digestivas do estômago e do duodeno, às funções visual, olfativa e à da mastigação, além das genitais e urinárias.

Seu trajeto – com 45 pontostem início na cabeça, abaixo dos olhos, cruza a face pela região para-nasal, chega ao canto da boca e à região da mandíbula. Divide-se, então, em dois ramos, sendo que o menor sobe até o couro cabeludo, e o maior vai descendo pelo pescoço, tórax, ganha o abdômen, mais profundamente, para de novo emergir na região acima do púbis. Alcança os membros inferiores lateralmente até terminar na extremidade do segundo dedo do .

Merdiano do pulmão

Além do pulmão comanda também todo o sistema energético ligado às funções respiratórias, tanto as das vias aéreas superioreslaringe, nariz ou fossas nasais e seios da face – como as das vias inferiores, que são os brônquios, bronquíolos e alvéolos pulmonares. O sistema Pulmão tem também influência com a pele, cabelos e unhas. Fatores ambientais externos afetam esse órgão sobremaneira.

Com 11 pontos, o meridiano do Pulmão se inicia na região subclavicular, sobe pela face anterior do braço e antebraço, terminando no polegar.

Meridiano do intestino grosso

Tem como função eliminar resíduos pesados e absorver líquidos, eliminando assim substâncias que seriam tóxicas ao organismo. Esse meridiano é composto de 20 pontos. O órgão intestino Grosso é, seguindo a Teoria dos Cinco Elementos, elemento Metal, assim como o Pulmão, com o qual mantém estreita ligação em termos de reforço de suas funções. Seu trajeto se inicia na extremidade do dedo indicador, percorre a face posterior da mão, do antebraço, braço, ombro, pescoço e indo até à face para terminar no canto externo da narina, mais exatamente na asa do nariz.

Meridiano do rim

É um meridiano muito importante porque regula a essência da vida e comanda a água do corpo. Como o próprio nome sugere, controla o rim, sua função excretora e também o da glândula supra-renal, com importante função sobre a sexualidade e a vontade. Por isso, promove a reprodução, o nascimento e o crescimento do ser humano.

Os chineses o consideram como lugar onde está concentrada a energia ancestral, que nos é legada por hereditariedade, a nossa carga energética genética, e que como tal, é nosso potencial de energia para toda a vida. Segundo a Teoria dos Cinco Elementos, pertence ao elemento Água.

Esse meridiano, que apresenta 27 pontos, começa na planta do , sobe pela parte interna da perna e da coxa, segue pelo abdômen e o tórax, para terminar sob a clavícula.

Meridiano da bexiga

É um meridiano de extrema importância e o mais extenso de todos, pois apresenta 67 pontos. Como o Rim também é elemento Água. Auxilia o Rim tanto em sua função excretora como a de equilibrar a essência vital (Qi). Sua importância se deve tanto a essa função de armazenamento do Qi quanto ao seu trajeto que acompanha as terminações nervosas do sistema nervoso autônomo, regulador do metabolismo de todos os órgãos. Como em determinada parte do trajeto, os pontos deste meridiano passam ao longo da coluna vertebral, são conhecidos como Pontos de Assentimento por influenciarem cada função existente no corpo.

Meridiano da circulação-sexualidade

Esse canal está em estreita ligação com o Coração, e seus aspectos funcionais, sobre o qual exerce função protetora, protegendo-o contra tensões, choques, etc. Não é à toa que tanto um quanto outro Meridiano possui trajetos semelhantes, sendo o do Coração ao longo da face interna, e o da Circulação-sexualidade na face médio-interna dos membros superiores. Não representa nenhum órgão, mas possui função reguladora, influenciando o coração, circulação e os órgãos sexuais.

Compõe-se de nove pontos. Começa na região médio-superior do tórax, do lado externo do mamilo, segue em direção à parte interna do braço, antebraço, punho e palma da mão para terminar na extremidade do dedo médio.

Meridiano do triplo-aquecedor

Assim como o Meridiano ou Canal da Circulação-Sexualidade, este também não se associa a nenhum órgão específico. Possui importantes funções endócrinas, como a da tiróide, e também a de regular a temperatura do corpo.

Possui 23 pontos. Começa na extremidade do dedo anular, segue pela região posterior da mão, punho, antebraço, e face mais externa do braço, sobe para o ombro e região da omoplata, segue para o pescoço, contorna o pavilhão da orelha, margeia o couro cabeludo e vai terminar na parte externa da sobrancelha.

Vasos maravilhosos

Além dos doze Meridianos principais, que representam a Grande Circulação de Energia, temos também a Pequena Circulação de Energia composta por dois Meridianos chamados de Vaso Governador (Yang – sistema nervoso central) e Vaso da Concepção (Yin – sistema reprodutor):

Leia também:  Sintomas intolerância à lactose: Os erros mais comuns

Meridiano do vaso governador

Compõe-se de 28 pontos e tem início na bexiga, desce ao períneo, de onde saem três ramos, um externo e os demais internos. Existe também um quarto que vai até os hemisférios cerebrais.

Meridiano do vaso da concepção

O Meridiano do Vaso da Concepção está intimamente associado ao processo de gestação, pois nutre e comanda o útero. Compõe-se de 24 pontos e seu percurso começa no rim, desce até o períneo de onde sobe pela linha mediana superior até a região inferior do lábio, contorna-o para penetrar no maxilar superior e subir até o ângulo interno do olho. Possui ainda um ramo que vai dos rins até a coluna lombar, e outro, que sobe do períneo até o útero.

São também conhecidos como Vasos Maravilhosos por se tratarem de vias alternativas que o corpo dispõe nos casos em que a energia não consegue fluir nos percursos normais. Deles se originam todos os demais Canais ou Meridianos, pois são os primeiros pares de canais formados ainda na fase embrionária. Sendo assim neles circulam principalmente a energia ancestral, que funciona tanto como energia de reserva quanto de defesa.

Para começar, existem diversos casos de pacientes com artrite que tiveram um grande alívio para a dor da artrite com  melhoras comprovadas e com relatos em grandes  sites.

Hoje no meio da acupuntura isso é tratado e funciona para todos como uma forma de aliviar essa dor crônica e desconhecida por alguns, mas a terapia funciona e devem ser feitas outras pesquisas para ampliar e divulgar os resultado da acupuntura e artrite.

Alguns médicos ainda não tem como visão de medicina alternativa na acupuntura e artrite, porém existem grandes resultados comprovados.

As teorias sobre acupuntura se tem cura para artrite

Muitos dos pacientes com artrite crônica disseram os seus resultados e alívios imediatos com uso da acupuntura e artrite. Este não é apenas um achado surpreendente, muitas pessoas e pesquisadores vem comprovando os seus resultado até mesmo na internet.

No entanto, a única teoria existente e atual vem dos chineses, porque eles acreditavam que a terapia da acupuntura e artrite poderia curar praticamente qualquer dor no corpo.

Para começar, os chineses acreditam que existem vários pontos de acupuntura localizados ao longo dos pontos no corpo que desencadeiam a dor que é sentida, especialmente durante um ataque de artrite crônica.

Acupuntura e artrite

As agulhas da acupuntura servem para aliviar e relaxar das dores da artrite e se acredita que a dor cessará e a pessoa pode continuar vivendo uma vida saudável. Esta teoria certamente é mantida fiel aos longos dos tempos e divulgada hoje em dia com bons resultados.

Mais de dez milhões de americanos atualmente sofrem de algum tipo de artrite, e muitos desses pacientes tem feito alguns teste de acupuntura e artrite com excelentes resultados.

Na verdade, eles não tem nada a perder, porque os chineses acreditavam que esta forma de terapia, mesmo não funcione para algumas pessoas, certamente não seria de mal a ninguém e ainda se tiver resultados satisfatórios poderá ajudar divulgando.

Acupuntura e artrite como se tratar?

Existem muitos centros de acupuntura e artrite pelo mundo, porém somente procure e se trate com profissionais da área. Procure indicações sobre o local e peça informações. Essa terapia é milenar e hoje divulgada em muitas universidades e faculdades, juntamente com centros de divulgações.

Junto com estes tipos de estabelecimentos, existem também terapeutas de acupuntura que trabalham ao lado de pacientes em seus consultórios particulares, e estes são os escritórios, onde o atendimento de acupuntura e artrite é mais individualizado.

Leia também:  Espinafre faz bem à saúde - Espinafre não tem jeito coma tudo

Se a pessoa não é capaz de encontrar um terapeuta de acupuntura em sua própria cidade ou mais próxima, não desista procure algum local mesmo que tenha algumas horas de viagens e vale lembrar que isso terá uma resposta no seu resultado sobre a dor.

Existem alguns locais com acupuntura e artrite com tratamentos grátis use o Google ou peça indicações. A sua dor poderá ser curada com acupuntura faça um esforço e encontre um local para tratamento.

Acupuntura e artrite já vem sendo estudada por anos e os pacientes precisam entender que tudo tem o seu tempo o resultado poderá ser a curto ou longo prazo existem diversos tipos de situações que devem ser verificadas.

Acupuntura e autismo

Estudos têm demonstrado que existem um aumento no número de crianças que foram diagnosticadas com autismo.

Até agora, os médicos ainda não conseguiram encontrar uma cura para esta doença, e alguns pais vem procurando algumas formas alternativas para auxiliar na ajuda dessa situação e como exemplo entra acupuntura e autismo.

Acupuntura é uma abordagem holística no tratamento e prevenção de certas doenças. Sua principal ferramenta são agulhas muito finas que são inseridas em pontos direcionados no corpo.

O corpo tem cerca de 400 pontos ligados através de um sistema conhecido como meridianos ou vias. Uma vez que estes são estimulados, estes devem criar um equilíbrio no corpo. O autismo, por outro lado é uma desordem cerebral que é de longo prazo. Esta doença é caracterizada por problemas na linguagem, comunicação social e cognição.

As crianças que são diagnosticadas com esta doença também podem sofrer de problemas secundários, tais como agressividade, irritabilidade, estereótipos, hiperatividade, negativismo , birras, problemas de atenção e comportamento obsessivo compulsivo.

Estudos preliminares tem mostrado que acupuntura pode proporcionar alívio nos sintomas das crianças que sofrem de autismo.

Acupuntura e autismo como tratamento

Apesar de ser difícil a princípio, acredita-se que é gratificante a longo prazo. Isto porque, enquanto a terapia e tratamento convencional exige que a criança fique quieta, na acupuntura é diferente.

Alguns dizem que é uma picada rápida nos pontos vitais no corpo. Um grupo de crianças nos EUA participaram de um teste para ver como seria o resultado com o uso da acupuntura e sua eficácia em crianças.

Foram entrevistadas 22 crianças e cada uma delas foi dado o tratamento um por vez e separados a cada dois dias durante quatro meses. Após o tratamento de 20 dos 22 entrevistados mostraram notável melhoria.

Na verdade, duas delas tem o fluxo sanguíneo cerebral que seria um outro caso a parte. A única coisa que não mudou antes do tratamento e depois foi o fluxo de sangue entre a esquerda e a direita do cérebro, uma vez que não apresentou diferenças.

Além da acupuntura e autismo para ajudar crianças, um estudo preliminar em Hong Kong está tentando melhorar a fala das crianças com uso da acupuntura em um teste com 30 crianças. Os resultados mostraram que dos 30 no teste, a maioria apresentou melhora funcional de vários graus, dependendo da idade e gravidade de suas deficiências.

Alguma melhoras foram perceptível dentro de algumas sessões especialmente para babando e falta de equilíbrio ao caminhar. A melhora funcional foi notado após 1-2 cursos. A maioria das crianças tiveram excelentes resultados com uso da acupuntura e autismo com problemas na fala.

A razão pela qual existem essas experiências na acupuntura porque existem relatos de ligações entre a língua e o coração através dos meridianos que se espalham para todos os órgãos do corpo.

O nosso corpo é fantástico e perfeito e mesmo assim ainda precisamos de ajuda para fazer alguns pequenos ajustes no corpo. Acredita-se que os pontos sobre a língua podem influenciar o estado dos outros órgãos do corpo, proporcionando assim alívio para quem sofre de autismo.

Muitos acreditam que acupuntura por si só não podem ajudar as pessoas que sofrem de autismo, porém muitos desses não chegam pelo menos aos testes e sabem criticar o que não conhecem.

Existem relatos com o uso da acupuntura e autismo com melhoras na alimentação, escola e socialização das crianças. Existem relatos que algumas crianças tem resultados a curto prazo, porém é melhor do que nada até que a cura seja encontrada.

Quando é que a cura poderá ser encontrada para o autismo?

Só o tempo poderá dizer, pois existem muitas outras questões que precisam ser respondidas para que os médicos possam entender melhor a questão neurológica.

Os médicos que estão conduzindo pesquisas sobre autismo acreditam que é necessário uma abordagem interdisciplinar, uma vez que a acupuntura tem mostrado resultados positivos em ajudar as crianças com autismo.

Artigos recomendados

Deixe um comentário