Acnes como tratar e evitar marcas na pele – Você pode fazer hoje mesmo

Bloqueador de anúncios detectado

O Blog Harmonia Natureza é sustentando com exibição de anúncios online para os nossos visitantes. Considere nos apoiar desativando o seu bloqueador de anúncios do navegador.

Acnes como tratar e prevenir? Se você passa por esse problema ou conhece alguém conheça as dicas para prevenção.

Ufa cheguei ao final dessa coleção de artigos sobre estética e cosmetologia e espero que você tenha gostado.

Acnes como tratar

Hoje eu vou falar um pouco sobre um assunto que assombra desde os jovens, adultos e idosos que é sobre as acnes como tratar.

Entenda o que é, como surgem e como se prevenir.

Acnes como tratar da forma correta? Existem várias dicas e poderá verificar qual a melhor para sua pele.

É uma afecção da pele que ocorre por um transtorno da unidade pilossebácea. Afeta cerca de 80% da população jovem.

  1. Causas
  • Internas – são multifatoriais, por influência principal dos hormônios androgênicos.
  • Externas – acne cosmética, que pode ser evitado pelo conhecimento da comedogenicidade de certas substâncias ou fatores físicos, como a radiação UV.
  1. Efeitos
  • Hiperatividade da glândula sebácea;
  • Queratinização folicular com obstrução do conduto e do óstio, resultando em comedões;
  • Proliferação de microorganismos, sendo particularmente importantes a bactéria Propionebacterium acnes e o fungo Pityrosporum ovale. Esses microorganismos produzem enzimas (esterases) capazes de hidrolizar os triglicéridos do sebo, liberando ácidos graxos livres, que são irritantes;
  • Inflamação, com aparecimento de pápulas e pústulas.

Acnes como tratar em casa?

Qual seu tipo de pele?

Pele seca?

Pele oleosa?

Pele com espinhas?

Pele normal jovem?

Pele normal madura?

Se usa uma loção ou creme, depois de quanto tempo passa o protetor solar?

Profissional de estética acnes como tratar

A atuação do profissional de estética com relação à acne restringe-se a minimizar seus efeitos pela orientação ao cliente e pela utilização de produtos cosméticos adequados e específicos para cada uma das manifestações apresentadas.

Fundamentalmente é importante que o paciente evite manipular comedões e/ou pústulas, ocasionando lesões que podem tornar-se cicatrizes inestéticas. Evitar o uso de cremes gordurosos, dando preferência a géis e loções sem óleo (oil free). O uso de esfoliantes pode ser útil em alguns casos (microcomedões), sendo desaconselhável no estágio de pústula. A higienização correta da pele é essencial.

Acnes como tratar e prevenir.

Princípios ativos mais usados em estética para o tratamento da acne

  •  Higienizantes – usa-se tensoativos capazes de emulsionar o material gorduroso e as impurezas, removendo-os em seguida. Dá-se preferência aos tensoativos menos agressivos, como: anfóteros (amido coco propil betaína) e não-iônicos (alquil poliglicosídeos – plantaren);
  •  Esfoliante – substâncias que promovem uma leve descamação das células epidérmicas mortas por meio da ação mecânica. As principais são:

– Microesferas de polietileno;

– Pó de cavalinha: suas folhas são ricas em óxido de silício, atuando como esfoliante suave. Pode ser adicionado ao sabonete cremoso no momento da aplicação;
– Pó de semente de damasco (apricot), casca de nozes, etc;
– Púmice: consiste em um complexo de siicatos de alumínio, potássio é sódio
– Glicosferas de papaína;

  • Queratolíticos – significa “quebra” da queratina, ou seja, são substâncias capazes de desorganizar quimicamente a molécula de queratina, removendo as células epiteliais em níveis que dependem da concentração do ativo. Pode-se obter essa ação com:

– Resorcina – de 1% a 4% tem ação queratolítica suave. De 20% a 40% tem ação de forte descamação;
– Ácido salicílico – de 1% a 4% tem ação queratolítica suave;
– Ácido glicólico – enfraquece as ligações entre os corneócitos. Em cosméticos é usado na concentração de 0,5% a 10%. Nas concentrações entre 40% e 70% proporciona um peeling químico, que deve ser realizado por médico dermatologista.

  •  Cicatrizantes – regeneradores do epitélio;

– Alantoína – princípio ativo encontrado no confrei (0,8%), nas sementes de tabaco, na beterraba e no germe de trigo. Tem ação cicatrizante, calmante e amaciante de tecidos hiperqueratósicos;
– Aloe vera – (Babosa): hidratante , suavizante e hidratante. Muito usados em queimaduras;

  •  Anti inflamatórios e descongestionantes

– Ácido glicirrízico;
– Alfa-bisabolol;
– Azuleno;
– Bardana;
– Calêndula;
– Camomila;

  •  Anti sépticos e adstringentes

– Hamamelis;
– Gerânio;
– Arnica;
– Alecrim;
– Própolis;

  •  Anti seborréicos

– Removem o sebo: muito usados sob a forma de máscaras de limpeza. Exemplos: bentonita, caulim e Takallophane (silicato de alumínio);
– Normaliza a secreção sebácea

Remover cravos sem dor

O papel utilizado é papel manteiga (aquele rolinho q vende no supermercado) Coloco uma colher (chá) rasa de mask powder, mais uma colher de activator, misturo até ficar uniforme, depois aplico com um pincel na face e em seguida coloco o papel, depois mais uma camada de produto e outra de papel, e pra finalizar mais uma fina camada de produto, espera secar por 20 minutos e retirar o papel, para finalizar eu uso o sabonete liquido.

O uso do activator generosamente é o segredo do processo.

Eu uso aquele papel de fumo, é um tipo de papel de seda, e o resultado é impressionante.

Lembre dos passos para tirar cravos:

máscara

papel

máscara em cima do papel

papel

finaliza com máscara em cima do papel

Na hora de retirar o esfoliante,. eu não uso água, uso activator em compressinha de gaze, vou limpando e molhando compressinha, mas não esfrego com força, apenas vou retirando bem o esfoliante, o bom de fazer isto com a compressinha é que esfolia mais um pouquinho. Depois da pele limpa, pego mais uma compressinha, molho com activator e dou leves batidinhas nos locais onde tem mais ruga e/ou cravo.

Mas não pode demorar muito em nenhuma fase, e a máscara é bom aplicar assim que tiver bem misturadinha.

Outra coisa II

sempre passar a máscara em cruz (+) com a ruga.

– ruga na vertical, passa a máscara com movimento horizontal, < — >

– ruga na horizontal —- passa a máscara com movimento na vertical |

TIPO DE PELE – FACIAL MASK POWDER – ALOE ACTIVATOR – TEMPO

SECA ………………………1CDA……………………½ CDA…………. 15 MIN.

NORMAL………………….. 1 CDA…………………. 1 CDA………….. 20‐30 MIN.

OLEOSA …………………..½ CDA…………………. 1 CDA………….. 30 MIN.

Como nascem as espinhas e acnes como tratar

Elas podem surgir em todas as idades, nos bebês, adolescentes e adultos. Quem não sofreu com um comedão que evoluiu para uma pústula?

O que são estas coisas de nomes estranhos? São os cravos e espinhas que costumam aparecer na face (na maioria dos casos), ombros e tronco. Existem mais de 50 tipos de doenças acnéicas , mas a forma mais comum é chamada de acne vulgar, que se manifesta sob na forma de cravos (comedões), espinhas (pápulas – elevações) e pústulas (espinhas, contendo pus).

Nos casos mais graves, uma simples espinha pode se transformar num abscesso e/ou cisto, dando origem a cicatrizes, em graus variáveis.

A acne, termo genérico utilizado para caracterizar essas lesões, na pele, possui várias causas:

  • entupimento dos poros por pele morta;
  • aumento da produção de sebo;
  • ação da bactéria Propionibacterium acnes;
  • outras alterações das células do folículo.

Embora as espinhas apareçam em todas as idades, é na adolescência que elas são mais frequentes. Por que isto acontece? Porque, nesta fase, ocorre ajuste fisiológico (aumento e/ou diminuição) dos níveis hormonais. Estes causam a elevação do número das glândulas sebáceas que, em grande maioria, estão conectadas aos folículos pilosos, e produzem sebo.

Acredita-se que, expulso através da abertura dos folículos, o sebo estimule as células da parede interna do poro, o que faz com que elas se desprendam e se agrupem, formando uma espécie de rolha: o tradicional cravo.

Sebo e células favorecem o crescimento bacteriano, no interior do folículo. Estas bactérias podem produzir substâncias que causam a ruptura da parede folicular.

Conclusão: sebo + bactérias + células descamadas da parede do poros expandem-se na pele, causando eritema (vermelhidão), edema (inchaço) e pus, ou seja, uma espinha “vermelhona”.

Mitos e cuidados

Comer chocolate, estresse, lavar o rosto várias vezes ao dia, anticoncepcional, menstruação e produtos de beleza – nada disso causa espinha. No entanto, o mesmo não se pode dizer das vitaminas do complexo B (B1, B2, B6, B12):

“É preciso ficar atento a estas vitaminas. Elas estão presentes nos alimentos industrializados (lácteos achocolatados, biscoitos vitaminados, iogurtes vitaminados, alguns tipos de macarrões orientais, etc.) e podem causar espinhas”, diz o dermatologista Paulo Roberto dos Santos.

Além das vitaminas do complexo B, os remédios utilizados no tratamento de tuberculose, também, podem desencadear o surgimento da acne.

O dermatologista destaca que, no caso dos chocolates, há casos especiais. “Se uma pessoa é sensível aos chocolates e percebe que, ao comê-los, aparece alguma espinha ou aumenta o número delas, então, é melhor evitá-los”.

Outra orientação importante é: “nunca se deve manipular, coçar ou espremer as espinhas, nem fazer limpeza de pele em salões de beleza. O melhor é procurar um especialista antes que elas se transformem em lesões mais evoluídas e tragam problemas mais sérios.”

“Para tratar a acne é preciso, também, ter paciência, pois, o tratamento leva de dois a quatro meses para inativar a doença. Depois deste período, é necessário fazer manutenção para consolidar os resultados. O tratamento utiliza produtos tópicos (sobre a pele) e sistêmicos (medicamentos de ingestão pela boca, cujo objetivo é atuar no fenômeno inflamatório severo, local). Já a remoção das cicatrizes só é feita com o auxílio de peeling (soluções de ácidos fortes)”, lembra o Dr. Paulo Roberto.

Sol, faca de dois gumes

A exposição ao sol, nos horários impróprios, entre 10 e 17h, pode causar queimaduras, envelhecimento precoce e câncer de pele, mas expor-se nos horários adequados, ajuda durante o tratamento da acne, defende Dr. Paulo Roberto. O ideal é tomar sol, sob orientação médica, para poder usufruir seus benefícios sem agravar a doença.

Gostou do artigo sobre acnes como tratar? Compartilhe o conhecimento com outras pessoas.

Acnes como tratar e evitar marcas na pele – Você pode fazer hoje mesmo
4 (80%) 1 vote
-->Aproveite e cadastre seu email abaixo para receber novas atualizações do site. Após colocar o seu email abaixo vai receber um email de confirmação de cadastro não esqueça de clicar.<--

Receba novidades no seu email:

Delivered by FeedBurner

3 Comentários

Deixe uma resposta

Digite abaixo a numeração *