O que é o Encceja?

Encceja é a sigla para Exame Nacional Para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, uma prova de avaliação do Inep para conseguir o certificado do Ensino fundamental ou do Ensino Médio.

Cronograma para inscrição e resultado da prova do encceja 2020

O Encceja ocorre em todos os estados brasileiros, com a participação de milhares de pessoas. O edital com as datas oficiais para inscrição, aplicação da prova e do encceja resultado da prova 2020, ainda não foi divulgado pelo Inep. Mas, levando em conta o cronograma do ano passado, estima-se que:

As inscrições para o Encceja 2020 serão em abril;

As provas para o Encceja 2020 serão em agosto;

Os resultados do encceja 2020 serão publicados em dezembro.

Podem fazer a prova os jovens e adultos que vivem no Brasil ou no exterior, mas para receber o certificado do ensino fundamental é preciso ter idade mínima de 15 anos completos até o data de aplicação do exame e para o do ensino médio é preciso uma idade mínima de 18 anos completos até o dia do exame.

Assim que a prova é realizada, os candidatos possuem prazos para saberem o resultado encceja 2020. O percentual mínimo de acertos para certificação é de 50% para as questões e uma nota mínima de 5 pontos na redação.

Estrutura das Provas

O Encceja é composto por 4 provas objetivas, com 30 questões de múltipla escolha cada uma, mais a redação. Para o ensino fundamental, o participante deve estudar as seguintes matérias: Artes, Educação Física, Ciências Naturais, Matemática, História, Geografia, Língua Portuguesa e Língua Estrangeira Moderna.

Para o ensino médio, o participante deve estudar sobre: Linguagens e Códigos e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias. Nesse caso, a nota mínima é de 100 pontos nas provas objetivas e 5 na redação.

Leia também:  Negócios a venda: o que é necessário?

Onde receber o certificado do Encceja?

Aqueles que fazem o Encceja dentro do país e conseguem a certificação precisam se dirigir até a Secretaria de Educação da cidade ou instituições de ensino que estejam conveniadas com o Inep. No caso de quem está privado de liberdade, o certificado poderá ser obtido com seus responsáveis pedagógicos. Para quem vive fora do Brasil, o Ministério das Relações Exteriores envia para as embaixadas e consulados dos países que recebem o exame.

Como fazer a inscrição?

Todo o processo para realizar a inscrição no Encceja ocorre por meio da internet, utilizando celular, tablet ou computador. Elas devem ser feitas na página oficial de maneira totalmente gratuita. No dia da prova, o candidato que vive no Brasil deve ter em mãos o número do CPF e do Documento de Identidade. Já quem está no exterior, precisa levar o CPF e número do passaporte.

As pessoas que estão privadas de liberdade ou faz parte das medidas socioeducativas necessitam de um responsável pedagógico para a realização da inscrição.

Obs.: todas as pessoas que se inscrevem devem responder o Questionário Socioeconômico.

Gostou desse artigo? Para ler mais clique aqui!

Artigos recomendados

Deixe um comentário