Usar crucifixos pode ser uma questão de fé ou de estilo e se você quer saber como usar crucifixos no dia a dia, acompanhe essa matéria!

Crucifixos delicados:

Se você faz um estilo romântico e delicado e gosta dos crucifixos não apenas como itens de moda mas também como peças religiosas, a dica é apostar em colares que tenham pingentes de crucifixos pequenos e que possam ser usados no trabalho, na faculdade e em qualquer situação.

Tal qual o escapulário, um colar com crucifixo folheado a ouro pode se tornar o colar mais usado no dia a dia e combinado com a mais diversa gama de brincos, por exemplo.

Crucifixos góticos:

Se você curte um estilo mais Rock’n’roll e quer um crucifixo que combine com o seu estilo, pode apostar em modelos que tenham pedras pretas ou cristais cravados. O metal escolhido pela maioria dos góticos é a prata mas você também pode recorrer ao aço.

Em relação ao tamanho, os modelos grandes e médios fazem mais sucesso entre a turma dos metaleiros e roqueiros mas isso não é uma regra e o crucifixo pode ser pequeno, fazendo parte de uma gargantilha no estilo chocker ou de um maxi colar bem longo, com mais de 70 cm, por exemplo.

A dica final é combinar com braceletes ou acessórios que tenham spikes (aquelas setinhas de metal).

Crucifixos masculinos

Os crucifixos masculinos são uma das melhores opções de presentes para o dia dos namorados ou dia dos pais, por exemplo. Também são excelentes opções de presentes para amigos que vão viajar ou se mudar.

Isso porque os crucifixos são joias masculinas que não enfrentam preconceito em nenhum tipo de local ou em combinação com qualquer estilo de roupa.

Leia também:  Ear Cuff é um diferente tipo de brinco que vai mexer no seu look

Dependendo do pingente escolhido para presentear, um homem que não é habituado a usar joias pode acabar não usando o presente, mas quando se trata de um crucifixo, provavelmente ele utilizará bastante a peça – exceto se tiver alguma restrição religiosa.

Crucifixos infantis

Os crucifixos fazem parte de muitos dos acessórios infantis e são as principais escolhas das madrinhas e avós.

Representam a vontade de cuidar e proteger e também acabam ganhando um significado especial quando são benzidos pelo padre no ato do batismo ou outra ocasião.

Há alguns anos atrás existia um pouco de receio em relação a usar o crucifixo no pescoço e algumas pessoas encaravam isso como pecado.

A tese caiu definitivamente quando o Papa Francisco disse que “É uma bobagem dizer que não se pode usar crucifixo no pescoço ou que as mulheres não devem usar isso ou aquilo. Pois tanto uma quanto outra atitude representam uma cultura. Uns usam crucifixo, outros usam outra coisa, o rabino usa a quipá, o papa o solidéu (risos). Essa é a laicidade saudável!”

Depois disso, católicos e não católicos se sentiram mais confortáveis com o uso dos crucifixos e eles caíram de vez na graça da moda, com o aval da religião.

É interessante colocar aqui que, apesar dos crucifixos serem mais comumente vistos em correntinhas, eles não existem apenas em forma de pingentes para colares.

Atualmente existem diversas pulseiras, brincos e até anéis e tornozeleiras com crucifixos, o que permite que cada pessoa encontre a forma mais confortável de usar o acessório.

Quem não é adepto de joias, pode usar também os crucifixos em camisetas, bandanas ou até em broches e bottons, o que importa é se sentir bem ao aderir à tendência.

Artigos recomendados