Uma confusão muito comum é entre os conceitos de renda passiva e renda residual. E o pior é que esses conceitos são frequentemente usados em livro, brochuras, folhetos e sites que promovem o marketing multinível. 

Renda residual o que é? Entenda sobre renda residual x renda passiva

Vamos deixar bem claras as diferenças, definindo da maneira mais precisa possível.

Renda:

É qualquer dinheiro que você ganhe, seja de trabalho, salário, doação, herança, lucros em negócios etc… Então qualquer quantia em dinheiro que não era sua e agora é compõe a sua renda.

Escrevi sobre isso de forma bem realista no artigo “Lucro no Marketing de Rede”

e recentemente tivemos uma conferência online sobre controle financeiro que estará no ar para download em breve.

Renda Passiva:

É dinheiro que você ganha SEM PRECISAR FAZER NADA. Você não tem que trabalhar pra ganhar esse dinheiro, não tem que vender nada, nem negociar, só precisa deixar o dinheiro entrar. Por exemplo, se você tem um imóvel e você o aluga, o dinheiro do aluguel que você vai receber todos os meses será uma renda passiva.

Um outro exemplo são os direitos autorais de livros e obras de arte. Para cada exemplar de livro do Paulo Coelho que vende ao redor do mundo, ele ganha um pequeno valor, mesmo que ele esteja em casa dormindo. Se você é dono de um terreno, monta ali um estacionamento rotativo e terceriza a administração do local, você ganha dinheiro sem fazer absolutamente nada.

Isso é renda passiva e O MARKETING DE REDE NÃO TEM NADA A VER COM ISSO. Ter uma organização gigantesca de marketing multinível não é renda passiva.

Leia também:  Já Pensou Comer Em Um Restaurante Vegetariano? Tudo De Bom

Então o que é essa renda que ganhamos no negócio e que vai aumentando gradativamente?

Renda Residual:

A renda residual acontece quando você ganha uma parcela do resultado DO TRABALHO de outras pessoas. De certa forma é aquilo que os comunistas gostam de chamar de mais-valia e que os detratores do marketing de rede dizem que é injusto.

Por exemplo, eu trabalho durante todo o mês e vendo meus 4cc, fico ativo e tenho um lucro de vendas. Enquanto eu ganhei os 43% de lucro mais os 18% de bônus, totalizando 61% de ganho sobre o meu próprio trabalho, o Daniel Otero, meu patrocinador, ganhou 6% do que eu vendi.

E porque ele merece ganhar uma parte do meu trabalho? Porque ele me apresentou os produtos, me apresentou a empresa, me treinou, me preparou, ou seja, descobriu esse talento.

Um outro exemplo. Eu tenho um supervisor direto. Ele vende bastante, especialmente depois que o pai dele teve um resultado muito bom de emagrecimento e problemas de pressão, e está gostando de ganhar um dinheiro extra.

Mês passado em vendeu em torno de 2 mil reais em produtos. Ele pessoalmente ganhou os 43% de lucro mais os 8% de bônus que o supervisor tem direito, totalizando um ganho de 51% sobre o trabalho dele. E eu ganhei do trabalho dele 10%, pois ele é supervisor e eu gerente.

Mais uma vez eu pergunto porque eu mereceria ganhar uma parcela do trabalho dele. Eu o treinei, o preparei, descobri o talento dele e acreditei nele em um momento em que nem ele mesmo acreditava em si próprio.

Há duas coisas importantes a se notar no sistema do marketing multinível:

Leia também:  Alimentação Saudável - 12 dicas para uma alimentação saudável

1 – Os ganhos do marketing multinível NÃO SÃO renda passiva, porque exigem o trabalho de preparação, descoberta e motivação de talentos. Se eu parar de trabalhar, em breve meu supervisor de primeira geração também para.

2 – Você sempre ganha a maior parte do dinheiro referente ao seu próprio trabalho e da sua organização. Mostrei isso no primeiro exemplo em que eu ganho 61% enquanto meu patrocinador ganhou 6% e também no segundo exemplo.

E depois que as pessoas se formam como gerentes essa diferença vai ficando maior ainda. Por isso existem pessoas que entraram abaixo de outras e muito depois, mas que ganham muito mais dinheiro do que elas. Essa lenda de que só ganha quem entra no início só serve pra te seduzir para trocar de empresa ou para desistir.

Material feito por Mauro Pennafort

Outras informações: http://theaboarddude.tumblr.com/

Artigos recomendados

Deixe um comentário