Pirâmide Financeira x Marketing Multinível – Como reconhecer?

Pirâmide Financeira e Marketing Multinível são temas um tanto complexos para a grande maioria das pessoas, principalmente, quando se trata de saber diferenciá-los. Na verdade, e na minha opinião, é complexo o entendimento para as pessoas que estão ouvindo falar do tema pela primeira vez, ou seja, as que são totalmente leigas no assunto.

No entanto, não podemos descartar a hipótese de que a grande maioria que participa são pessoas instruídas que sabem muito bem a diferença, mas pelo fato de alguma delas serem mal intencionadas acabam participando de pirâmide financeira e arrastando milhares de pessoas para o esquema usando da sua fama, posição de liderança ou um nome respeitado na internet e fora dela.

Sendo assim, falar em pirâmide de dinheiro para muitas pessoas é o mesmo que apontar uma arma em direção à suas cabeças. Pode parecer absurdo o que estou falando, mas é a realidade. Certas pessoas estão tão cegas e acostumadas a participar de modelos de “negócios” chamados de pirâmide de dinheiro que parecem cães raivosos quando alguém tenta falar algo contra.

Por isso amigo(a) leitor(a) quero deixar claro que este artigo não tem interesse nenhum em citar nome de Empresas ou pessoas que participam de pirâmide de dinheiro e também informar que é apenas a minha opinião baseada no conhecimento que adquiri pesquisando e observando o assunto durante 4 anos.

O objetivo é ajudar você que ainda não tem uma visão suficientemente adequada para saber diferenciar um modelo de negócio lícito (marketing multinível) de um modelo ilícito (pirâmide de dinheiro). Também sei que é preciso um pouco de coragem para colocar a cara a tapa e falar sobre um tema polêmico que agrada a uns e descontenta a outros.

O que é Marketing Multinível?

Segundo Wikipédia, Marketing multinível (MMN), também conhecido como marketing de rede, é um modelo comercial de distribuição de bens ou serviços em que os ganhos podem advir da venda efetiva dos produtos ou do recrutamento de novos vendedores.

Convém salientar que o marketing multinível é um sistema derivado das vendas diretas que é um modelo parecido, mas não igual, sendo assim, você pode aprender aqui a Diferença entre Venda Direta e Marketing Multinível.

Importante dizer e salientar que existem órgãos e entidades que regulamentam essa atividade para que ela possa seguir um modelo de negócio completamente legal e sustentável. Aqui no Brasil existe uma associação chamada ABEVD ( Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas), a qual, dita as regras desse modelo de negócio.

Importante frisar que no site da ABEVD você encontra todas as informações necessárias para desmistificar o tema, também encontrará uma lista das empresas associadas que tem o aval para atuar nesse mercado de venda direta e marketing multinível.

Devo chamar a atenção de que as Empresas não são obrigadas a se associarem à ABEVD para desenvolver um negócio de marketing multinível, dessa forma, caso você queira saber se uma determinada empresa é ou não uma pirâmide de dinheiro terá que estar muito bem preparado de um sólido conhecimento para não cair em uma emboscada.

O que é Pirâmide Financeira?

Também segundo Wikipédia, um esquema em pirâmide conhecido também como pirâmide de dinheiro, é um modelo comercial previsivelmente não-sustentável que depende basicamente do recrutamento progressivo de outras pessoas para o esquema, a níveis insustentáveis.

É aqui que muitas pessoas e Empresas mal intencionadas aproveitam para enganar milhares de outras pessoas. O esquema em formato de pirâmide de dinheiro funciona desde o surgimento do Marketing de rede e para entender um pouco mais é preciso conhecer a História do Marketing de Rede.

Uma pirâmide de dinheiro se aproveita da ideia e do formato em que é desenvolvido o marketing multinível para dissimular a fraude, ou seja, antigamente era mais fácil de identificar uma pirâmide de dinheiro porque só havia giro de dinheiro envolvido, já hoje, o golpe foi aperfeiçoado de maneira que criaram até produtos que na sua totalidade não tem valor de mercado e quando tem é apenas para tapar o sol com a peneira pois o foco principal de uma pirâmide de dinheiro é somente o recrutamento de novos participantes.

No site da ABEVD você encontra uma nota de esclarecimento sobre golpes e negócios fraudulentos que visa informar as pessoas sobre tais fraudes.

Diferença entre Marketing Multinível e Pirâmide de dinheiro

Bom, antes de relatar o que eu entendo sobre pirâmide de dinheiro devo dizer que precisarei citar exemplos atuais e não simplesmente continuar a citar conceitos ultrapassados sobre o tema. Nas leituras que fiz por vários artigos percebi que sempre é dito a mesma coisa em palavras diferentes, ou seja, o que se percebe são conceitos como “pirâmide de dinheiro não tem produto físico, visa somente o recrutamento e não existe vendas e etc”.

Eu não sei se você já percebeu, mas falar o que eu citei a cima não adianta de nada para uma pessoa leiga. Hoje em dia os golpistas se readaptaram e o discurso sobre pirâmide de dinheiro deve ser mudado e para provar isso quero citar algumas diferenças em relação ao marketing multinível.

Marketing Multinível:

I – Tem consumo alto de seus produtos fora da rede, ou seja, existem mais pessoas fora da rede cadastrada utilizando seus produtos que dentro;

II – Se não existisse a rede esses produtos seriam comercializados da mesma maneira e pelo mesmo preço de maneira tradicional já que a empresa já existe a um bom tempo no mercado, tem uma reputação consolidada e não precisa do modelo de marketing multinível para sobreviver;

III – Como a empresa paga sobre venda de produtos, se não entrar mais ninguém ela continua faturando e pagando normalmente, afinal o dinheiro vem das vendas e não da entrada de pessoas;

IV – Se a empresa fechar, ela não fica devendo nada para ninguém, afinal o pagamento veio das vendas concretizadas;

V – Empresas legítimas participam de órgãos de regulamentação, no caso do Brasil a ABEVD, apesar de que, não é necessário participar de órgão regulamentador para atuar no sistema de marketing multinível;

VI – As vezes até existe um ganho fixo mensal, mas quando existe é um ganho que você precisa quase todo o período de contrato (geralmente de 1 ano) para conseguir receber de volta o que investiu, ou seja, se você ficar só dependendo do ganho fixo não terá vantagem alguma.

VII – Para poder receber suas bonificações referentes a vendas de produtos ou recrutamento de pessoas será necessário consumir ou vender uma meta mensal chamada de ativo mensal.

VIII – Há recolhimento de impostos como INSS e IR dos participantes.

– pirâmide de dinheiro:

I – Hoje também tem produto, porém, é apenas uma camuflagem porque os participantes não precisam vender nada e na maioria das vezes o produto é insignificante.

II – Se não existisse a rede esses produtos até poderiam ser comercializados, mas na rede são superfaturados para tentar mascarar a entrada de dinheiro, o qual, quase na sua totalidade tem origem somente pelo recrutamento. Outro ponto é que os produtos geralmente são mais caros que a concorrência e dessa forma não justificando a compra através da rede e a empresa não existiria ou não sobreviveria sem o modelo de “negócio”.

III – Se não houver um recrutamento intenso a pirâmide de dinheiro desmorona tendo em vista que o que a sustenta é somente o recrutamento (observe o caso de algumas empresas que fecharam as portas após o bloqueio judicial de outras).

IV – Se a empresa fechar milhares de pessoas ficaram no prejuízo porque o sistema de pirâmide de dinheiro não estimula você a vender produtos para ter renda.

V – Pirâmide de dinheiro não participa de nenhum órgão de regulamentação, seja no Brasil ou em outros Países.

VI – Alguns jargões utilizados por uma pirâmide financeira são: “não precisa vender nada e nem convidar pessoas”, “em x meses você recupera seu dinheiro investido”.

VII – Geralmente não são empresas consolidadas no mercado.

VIII – A pirâmide de dinheiro na maioria das vezes tem uma renda mensal fixa que faz o participante recuperar o investimento em até 3 a 4 meses sem precisar vender nada e nem recrutar ninguém, apenas é necessário realizar uma tarefa diária ou semanalmente para tentar justificar o ganho fixo.

IX – Não recolhem impostos dos participantes.

XI – Na maioria das vezes usam a imagem de celebridades e até mesmo publicidade em canais de televisão como forma de convencimento. Nesse o ponto, você precisa entender que a celebridade está ganhando um cachê para isso e na maioria das vezes nem sabe do que se trata, já a mídia, está vendendo o espaço como de costume.

Portanto, com o passar do tempo, depois de analisar várias empresas e ver o golpe se aperfeiçoar cada vez mais, percebi o porque a maioria das pessoas defendem esse sistema de pirâmide de dinheiro.

O maior motivo é a facilidade de ganhar dinheiro sem esforço, e o pior de tudo é que essas pessoas ficaram tão obcecadas que tentam justificar sua participação com certos argumentos medíocres, como por exemplo, dizer que pirâmide financeira é o sistema Governamental do País e as empresas tradicionais que pagam bonificações pequenas e etc.

Agora eu pergunto para você. O que tem a ver o Governo ou sistema Governamental por mais corrupto que ele seja com uma pirâmide de dinheiro? Ou melhor. O que tem a ver as empresas tradicionais regulamentadas se pagam ou não uma bonificação justa?

Ninguém é obrigado a participar de empresa nenhuma, da mesma forma que marketing multinível não é sinônimo de enriquecimento, ainda mais de forma rápida. O que as pessoas precisam entender é que esse modelo de negócio é sim uma excelente oportunidade para conseguir renda residual e independência financeira, porém, é necessário trabalho árduo e tempo.

Então, espero que esse artigo ajude a entender que existe um sensacionalismo muito forte por trás dessa indústria e quem não souber perceber isso poderá se frustrar com o negócio.

Diante de todas essas informações a cerca do marketing multinível e pirâmide de dinheiro, deixe seu comentário abaixo dizendo o que achou e até mesmo compartilhe nas redes sociais para que outras pessoas possam ter esclarecimento sobre o tema.

Acredito que com essas informações você já esteja apto a identificar uma pirâmide de dinheiro disfarçada de marketing multinível.

Pirâmide Financeira x Marketing Multinível – Como reconhecer?
5 (100%) 1 vote
3 Comments

Adicione um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*