Com certeza um dos maiores prazeres da vida é estar com fome, se sentar e conseguir desfrutar de todos os gostos de uma refeição maravilhosa, utilizando todos os sentidos possíveis para seu paladar.

Para os fumantes, no entanto, isso não é possível. Quem fuma recorrentemente, com o tempo, acaba alterando seu sentido de gosto, de forma que sentir prazer em um almoço ou jantar é praticamente impossível, podendo contribuir para uma dieta defasada de nutrientes.

Entenda como o cigarro estraga seu paladar

Uma pesquisa científica realizada pela Universidade Aristóteles, de Salónica, na Grécia, estudou 62 soldados gregos, utilizando estimulação elétrica para testar o limite de gosto dos pacientes. Ficou comprovado que fumar cigarros faz com a capacidade de saborear do ser humano é amortecida, diminuindo os sentidos do paladar. Foram detectadas diferenças significativas entre a capacidade de sentir gosto de fumantes em relação aos não-fumantes.

As diferenças foram observadas também na forma de o paladar e a extensão a que estavam ligados aos vasos sanguíneos. A aplicação da corrente elétrica na língua ajudou produziu um sabor metálico singular. Dependendo da quantidade de eletricidade necessária para fazer com que o mesmo gosto fosse sentido serviu para determinar sensibilidade gustativa. Os 28 fumantes testados apresentaram números de gosto em relação ao sabor mais baixos do que os 34 não-fumantes.

A nicotina pode causar alterações funcionais e morfológicas para as papilas, principalmente em jovens. Por isso, muitas pessoas que consegue parar de fumar acabam engordando, pois seu paladar melhora drasticamente e a vontade de comer aumenta. É possível largar o cigarro e ainda assim se manter no peso ideal, e muito mais saudável.

Leia também:  Porque parar de fumar é difícil? O seu corpo luta contra você

Os efeitos do consumo de café e cigarro juntos

Todos nós temos hábitos saudáveis e outros nem tanto. Mas quem fuma cigarro simplesmente faz com que seu hábito mais frequente seja praticamente uma sentença para uma vida com diversas dificuldades, principalmente para a saúde. Muitas pessoas que fumam acabam desenvolvendo alguma rotina que liga o cigarro a outra atividade (após o almoço, por exemplo) e uma das mais frequentes com certeza é fumar o cigarro juntamente com uma xícara de café.

A cafeína é um estimulante que as pessoas usam muitas vezes para ter mais energia em seu dia a dia. Mas esta substância por si só afeta a pressão arterial, frequência cardíaca e respiratória, além de ser um diurético, podendo levar à desidratação. A nicotina presente no cigarro, afeta o sistema nervoso central também atuando como estimulante, que em pouco tempo se transforma em cansaço, depressão e mais desejo por fumar. Quando você possui dois estimulantes simultâneos em seu organismo, o resultado não pode ser bom.

O consumo de cigarro e café juntos coloca pressão extrema sobre seu coração, que trabalha com perda desproporcional de energia sobre o órgão vital. Se este hábito de combinar os dois estimulantes é algo recorrente em seu dia a dia, os danos para todo o organismo será extremamente prejudicial para sua saúde. O grande problema é que tanto a cafeína quanto (e principalmente) a nicotina causa dependência, e se são combinadas então…

É preciso ter a consciência de que tanto o cigarro quanto o café trazem consequências negativas para o corpo, especialmente se seu consumo acontece em conjunto. Mesmo assim, é possível se livrar dessa dependência e ter muito mais saúde e disposição, se livrando de diversos problemas de saúde!

Leia também:  Os primeiros passos para largar o cigarro - "Aprenda agora"

O cigarro estraga o seu paladar? Sim e agora o que vai fazer?

Artigos recomendados