15 alimentos que ajudam a perder peso rapidamente

A recomendação mais comum no processo de reeducação alimentar para quem deseja perder peso é evitar alguns alimentos.

Porém, é preciso criar uma nova cultura onde a inclusão de alimentos na sua dieta pode agregar no processo de emagrecimento, visto que em sua maioria são alimentos termogênicos.

Os alimentos termogênicos aceleram o metabolismo de uma forma natural, ajudando a queimar calorias, fazendo com que seu consumo queime as calorias armazenadas no organismo. Outros alimentos, aqueles ricos em fibras, aumentam a saciedade, diminuindo a quantidade de alimentos ingeridos, fazendo assim com que naturalmente seu corpo reduza a ingestão de alimentos.

Alimentos que ajudam a perder peso rapidamente

Pensando em auxiliar o seu processo de emagrecimento, criamos uma lista com 15 alimentos que ajudam a perder peso, confira a seguir:

1 – Maçã

É um alimento rico em fibras, o que proporciona uma sensação de saciedade, e seus antioxidantes aceleram seu metabolismo, promovendo a queima de gordura corporal acumulada, principalmente da região do abdômen. Em um estudo realizado em uma universidade americana, a ingestão de uma maçã por dia pode evitar que a gordura acumule no organiso e previne o excesso de peso.

2 – Pera

É um alimento rico em fibras, apenas uma fruta fornece cerca de 17% da quantidade sugerida para consumo diário de fibras, sendo que a maior concentração de fibras está na sua casca. Graças à alta concentração de fibras, o aumento da saciedade é maior, além de auxiliar no funcionamento do trato intestinal.

3 – Couve-flor

É um leguminoso rico em vitamina C. A ingestão de uma porção média fornece aproxidamente 36% da quantidade sugerida para consumo diário. Além disso, possui poucas calorias. Seu consumo pode ser realizado cozido ou cru, onde acrescenta mais benefícios para a saúde graças aos seus nutrientes. Devido a todos os benefícios citados, é o legume mais consumido em dietas.

4 – Salmão

Rico em ômega 3, sendo um dos alimentos com maior concentração de ômega 3 da natureza e uma excelente fonte de proteína magra, o salmão auxilia na diminuição da ingestão de alimentos devido à sensação de saciedade trazida pelo seu consumo. Um dos seus principais benefícios é a melhora da memória e concentração e diminuição do estresse. Por ser um alimento termogênico, ele auxilia na redução da gordura corporal de uma forma natural.

5 – Feijão

O feijão em todos os seus tipos e formas possui grande concentração de fibra solúvel, o que ajuda a prolongar a sensação de saciedade. Uma pequena porção diária é o suficiente para nutrir o organismo das principais vitaminas sem que exista a necessidade de uma nova alimentação consistente. É recomendável o consumo de feijão em uma das principais refeições diárias, sendo mais aconselhável no almoço.

6 – Ovo

É rico em colina, um nutriente solúvel que é comumente conhecido como Vitamina B, composto muito importante para o metabolismo e transporte de nutrientes. Possui baixo valor calórico. Logo, o seu consumo é recomendado para dietas com baixo valor calórico. É uma fonte rica em proteína onde apenas 1 ovo consumido é responsável por 8% da necessidade diária de uma pessoa. Além disso, ele ajuda a impedir que o organismo acumule gordura, evitando o acúmulo de gordura corporal, principalmente na região do abdômen.

7 – Limão

É rico em antioxidantes, vitaminas e minerais. Ajuda no processo de desintoxicação do corpo, na queima de gordura e na vitalidade corporal. O consumo frequente do limão ajuda a manter a imunidade em dia, além de auxiliar no combate a diabetes.

8 – Melancia

Uma fruta muito comum nas regiões do sudeste e nordeste, devido à presença em abundância de água em sua composição, onde cerca de 90% do seu tamanho é composto de água. Uma potente aliada no processo de desintoxicação do organismo, ajuda na eliminação da gordura acumulada no organismo, bem como das toxinas.

Devido à sua composição, ela possui propriedades diuréticas, ajudando na eliminação de líquidos retidos, combatendo o inchaço, principalmente nos membros inferiores. Auxilia no controle dos níveis de açúcar do organismo. Seu consumo é livre em qualquer dieta, sendo considerada uma das melhores frutas por quem está buscando o emagrecimento.

9 – Repolho

Um dos alimentos mais nutritivos e um dos menos consumidos em dietas de baixa caloria. É rico nas vitaminas A, C, K, em Cálcio, Potássio, Magnésio e em Betacaroteno. Possui baixo teor calórico, tendo seu consumo liberado. Devido à presença de fibras, promove a sensação de saciedade.

10 – Aveia

Cereal rico em fibras e em vitamina B5, B6 e E, seu consumo pode ser aliado à frutas ou iogurte, no café da manhã, ou uma das ceias entre as principais refeições. Devido à presença de fibras, aumenta a sensação de saciedade, reduzindo a necessidade de comer em grandes quantidades. Além disso, ajuda no funcionamento da flora intestinal, fazendo com que seu corpo elimine tudo que não for necessário e essencial para o seu funcionamento.

11 – Alho

Além de dar um sabor extraordinário aos alimentos, ele ajuda no controle do colesterol e elimina gordura corporal. É um potente termogênico natural, fazendo com que seu metabolismo funcione mais rápido, promovendo uma queima de gordura acelerada.

12 – Brócolis

Vegetal com diversas propriedades nutritivas e alto poder diurético e laxante, elimina o excesso de líquidos e tóxicas do organismo, fazendo com que o inchaço abdominal e dos membros seja reduzido e ao longo do tempo eliminado. Auxilia no funcionamento da flora intestinal e aumenta a sensação de saciedade.

13 – Canela

Muito utilizada na cultura oriental, sendo consumido como tempero de alimentos e para diversos tipos de chás. É um dos mais poderosos termogênicos naturais já descobertos. Para manter o equilíbrio da glicose no sangue e impedir a elevação da insulina após as refeições, basta o consumo de ½ colher de chá por dia. Devido ao sabor levemente doce, ajuda a reduzir o desejo por doces em geral, grande vilão das dietas.

14 – Azeite de oliva

Considerado uma gordura saudável quando consumido in natura, ou seja, sem aquecê-lo, ele auxilia na redução da compulsão alimentar, aumenta a saciedade e possui propriedades anti-inflamatórias, regula o funcionamento correto do metabolismo, não sendo considerado um alimento termogênico.

15 – Iogurte natural

Possui as famosas “bactérias do bem”, que ajudam a melhorar o funcionamento da flora intestinal, bem como a absorção de vitaminas e nutrientes.

15 alimentos que ajudam a perder peso rapidamente
5 (100%) 1 vote

Adicione um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*